Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12434 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar os hábitos e estratégias de aprendizagem de graduandos e pós-graduandos em uma universidade brasileira, matriculados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Foram convidados todos os 220 alunos concluintes, dos quais 67,27% aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos, coletados por um instrumento estruturado. Pôde-se observar semelhança entre graduandos e pós-graduandos quanto à maioria dos hábitos de ensino e estratégias de aprendizagem, assim como maior proporção daqueles que leram mais da metade do conteúdo, dos que preferem estudar sozinhos, além do elevado uso da maioria das estratégias avaliadas. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram hábitos de estudo adequados e utilizaram satisfatoriamente as estratégias de aprendizagens investigadas. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_23ee32b150b6dd2461008de66d276a71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12434 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúdeLearning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of healthEstrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la saludEstudantes universitáriosEnsino superiorExtensão universitáriaEnsino a distânciaEste estudo teve por objetivo investigar os hábitos e estratégias de aprendizagem de graduandos e pós-graduandos em uma universidade brasileira, matriculados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Foram convidados todos os 220 alunos concluintes, dos quais 67,27% aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos, coletados por um instrumento estruturado. Pôde-se observar semelhança entre graduandos e pós-graduandos quanto à maioria dos hábitos de ensino e estratégias de aprendizagem, assim como maior proporção daqueles que leram mais da metade do conteúdo, dos que preferem estudar sozinhos, além do elevado uso da maioria das estratégias avaliadas. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram hábitos de estudo adequados e utilizaram satisfatoriamente as estratégias de aprendizagens investigadas. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed to investigate the learning habits and strategies of undergraduate and post-graduate students matriculated in hybrid courses in the area of healthcare at a Brazilian university. 220 graduate students were invited to participate in the research, of whom 67.27% accepted. An exploratory methodology was utilized, which analyzed quantitative data collected by a structured instrument. A similarity may be observed between undergraduate and postgraduate students concerning the majority of education habits and learning strategies, such as the large proportion of those who read more than half of the course content and of those who preferred to study alone, as well as in the high use of the majority of strategies evaluated. It is concluded that both the groups present appropriate study habits and satisfactorily used the learning strategies investigated. ____________________________________________________________________________________________________________ RESUMENEste estudio tuvo como objetivo investigar los hábitos y las estrategias de aprendizaje de los estudiantes universitarios y de posgrado en una universidad brasileña, matriculados en las asignaturas semi-presenciales del área de la salud. Fueron invitados a todos los 220 estudiantes graduados, de los cuales 67,27% aceptaron participar de la investigación. Se utilizó una metodología exploratoria, que analizó los datos cuantitativos recogidos por un instrumento estructurado. Se pudo observar una similitud entre los estudiantes universitarios y de posgrado acerca de los de la mayoría de los hábitos de enseñanza y estrategias de aprendizaje, así como una mayor proporción de los que leyeron más de la mitad del contenido, de los que prefieren estudiar solos, además de la elevada utilización por la mayoría, de las estrategias evaluadas. Llegamos a la conclusión de que ambos los grupos presentaron hábitos adecuados de estudio y se utilizaron de manera satisfactoria de las estrategias de aprendizaje investigadas.Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo2013-03-11T18:59:24Z2013-03-11T18:59:24Z2012-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfPEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. ____________________________________________________________________________________________________PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. ______________________________________________________________________________________________________PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12434http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017InglêsEspanholporRevista Latino-Americana de Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Henry MaiaPeixoto, Mariana MaiaAlves, Elioenai Dornellesreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/12434Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud |
title |
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde Peixoto, Henry Maia Estudantes universitários Ensino superior Extensão universitária Ensino a distância |
title_short |
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde |
title_full |
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde |
author |
Peixoto, Henry Maia |
author_facet |
Peixoto, Henry Maia Peixoto, Mariana Maia Alves, Elioenai Dornelles |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Mariana Maia Alves, Elioenai Dornelles |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Henry Maia Peixoto, Mariana Maia Alves, Elioenai Dornelles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Ensino superior Extensão universitária Ensino a distância |
topic |
Estudantes universitários Ensino superior Extensão universitária Ensino a distância |
description |
Este estudo teve por objetivo investigar os hábitos e estratégias de aprendizagem de graduandos e pós-graduandos em uma universidade brasileira, matriculados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Foram convidados todos os 220 alunos concluintes, dos quais 67,27% aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos, coletados por um instrumento estruturado. Pôde-se observar semelhança entre graduandos e pós-graduandos quanto à maioria dos hábitos de ensino e estratégias de aprendizagem, assim como maior proporção daqueles que leram mais da metade do conteúdo, dos que preferem estudar sozinhos, além do elevado uso da maioria das estratégias avaliadas. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram hábitos de estudo adequados e utilizaram satisfatoriamente as estratégias de aprendizagens investigadas. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05 2013-03-11T18:59:24Z 2013-03-11T18:59:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. ____________________________________________________________________________________________________ PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. ______________________________________________________________________________________________________ PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12434 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017 |
identifier_str_mv |
PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. ____________________________________________________________________________________________________ PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. ______________________________________________________________________________________________________ PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12434 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Inglês Espanhol por |
language_invalid_str_mv |
Inglês Espanhol |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508329436708864 |