Práticas híbridas em um curso de pós-graduação : a experiência discente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38058 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
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Práticas híbridas em um curso de pós-graduação : a experiência discenteHybrid practices in a postgraduate course : the student experiencePráticas de ensinoAprendizagem híbridaTecnologias Digitais de Informação, Comunicação e ExpressãoProfessores - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.Esta dissertação, “Práticas híbridas em um curso de pós-graduação: a experiência discente”, se apresenta no contexto do aumento de modelos pedagógicos que fazem uso de tecnologias digitais como suporte à educação. Esse trabalho teve como objetivo analisar a experiência discente em relação às práticas híbridas aplicadas na disciplina Informática e Comunicação Pedagógica (ICP). Buscou-se com os objetivos específicos: delinear o perfil dos discentes da pós-graduação que atuaram na disciplina; identificar o que eles compreendem por práticas híbridas; e investigar suas impressões quanto ao uso das práticas híbridas na disciplina ICP. A construção teórica se apoiou em Tori (2009, 2010), Teles (2009, 2015), Lacerda Santos (2011, 2018), Horn e Staker (2015), Kenski (2007); Coll e Monereo (2010), Kearsley (2011), Moran (2004, 2015), Bacich; Tanzi Neto; Trevisani (2015) e Amaro (2015). Esses são pesquisadores que trabalham com o uso de tecnologias digitais no ensino, aprendizagem híbrida ou blended learning, educação on-line, ensino presencial e educação a distância. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa se apoiou em uma abordagem qualitativa, de estudo de caso, aplicação das técnicas de coleta de dados via questionário e entrevistas individuais semiestruturadas. Os dados foram apresentados e analisados de maneira qualitativa. O recorte do campo de pesquisa foi a pós-graduação presencial em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Especificamente, os discentes que cursaram a disciplina ICP no primeiro e no segundo semestres de 2018. Para tratamento e análise dos dados da entrevista e do questionário adotou-se a transcrição e sistematização das falas coletadas. Participaram desta pesquisa 12 discentes respondentes do questionário on-line, dos quais 4 participaram da entrevista on-line. Para tratamento e análise das respostas adotou-se a representação gráfica e descritiva e nas entrevistas as nuvens de palavras e as categorizações das narrativas coletadas. Os dados demostraram que, o perfil discente profissional e de experiências com as tecnologias digitais é composto, em grande parte, por pessoas com experiências no campo educacional e com habilidades para lidar com diversos recursos tecnológicos; a compressão por práticas híbridas relaciona-se com o uso de tecnologias digitais, planejamento e flexibilização de tempo e espaço, isso demostra que os discentes concebem as práticas híbridas, a partir, de conhecimento teórico; a respeito das impressões quanto ao uso das práticas híbridas, os discentes vivenciaram aprendizagens significativas, mas observaram que alguns aspectos podem ser melhorados para futuras aplicações.This dissertation, “Hybrid practices in a postgraduate course: the student experience”, is presented in the context of the increase of pedagogical models that make use of digital technologies to support education. This work aimed to analyze the student experience in relation to the hybrid practices applied in the Informatics and Pedagogical Communication (ICP) discipline. Specific objectives were: to delineate the profile of graduate students working in the discipline; identify what they understand by hybrid practices; and investigate their impressions of the use of hybrid practices in the ICP discipline. The theoretical construction was supported by Tori (2009, 2010), Teles (2009, 2015), Lacerda Santos (2011, 2018), Horn and Staker (2015), Kenski (2007); Coll and Monereo (2010), Kearsley (2011), Moran (2004, 2015), Bacich; Tanzi Neto; Trevisani (2015) and Amaro (2015). These are researchers who work with the use of digital technologies in teaching, hybrid or blended learning, on-line education, classroom teaching, and distance education. Regarding the methodological approach, the research was based on a qualitative approach, case study, application of data collection techniques via questionnaire and semi-structured individual interviews. Data were presented and analyzed qualitatively. The focus of the research field was the postgraduate in Education at the Faculty of Education of the University of Brasília (FE/UnB). Specifically, the students who attended the ICP discipline in the first and second semesters of 2018. For the treatment and analysis of interview data and questionnaire, the transcription and systematization of the collected speeches was adopted. Twelve students who answered the on-line questionnaire participated in this research, of which 4 participated in the on-line interview. For treatment and analysis of the responses, the graphic and descriptive representation were adopted and in the interviews the word clouds and the categorization of the narratives collected. The data showed that, the professional student profile and experiences with digital technologies is largely composed of people with educational experience and skills to deal with different technological resources; compression by hybrid practices is related to the use of digital technologies, planning and flexibility of time and space. This shows that students conceive hybrid practices based on theoretical knowledge; based on the impressions regarding the use of hybrid practices, the students experienced significant learning, but observed that some aspects could be improved for future applications.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaNeves, Angélica Magalhães2020-06-18T00:20:42Z2020-06-18T00:20:42Z2020-06-172019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Angélica Magalhães. Práticas híbridas em um curso de pós-graduação: a experiência discente. 2019. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38058A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:14:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/38058Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:14:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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