Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Gisele da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214712
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019
id UFSC_83c7439669b34cd4d9276aa458d048c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214712
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenhariaTecnologias da informação e comunicaçãoAprendizagem ativaEnsino à distânciaEnsino híbridoEngenhariaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019A Educação a Distância no Brasil tem se consolidado como uma forte modalidade educacional no ensino superior. Com a atualização da legislação pertinente ao tema e demais atualizações das normas que regulam o ensino de graduação presencial, há um forte indicativo da expansão da modalidade híbrida nos cursos superiores. Porém, a metodologia utilizada tradicionalmente em cursos presenciais não é adequada à modalidade da educação a distância, mesmo que no formato híbrido. Nesse contexto, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura cujo objetivo foi analisar as concepções metodológicas apresentadas em propostas de ensino em cursos de engenharia na modalidade de educação a distância, elaborou-se a questão de pesquisa definida como quais os principais fatores necessários para a elaboração de uma recomendação metodológica, mediada pelas tecnologias da informação e comunicação e fundamentada na abordagem da aprendizagem ativa para cursos híbridos, aderente aos referenciais de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação. Para responder à questão proposta foi realizado um estudo de caso no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Criciúma. Considerando-se o conceito de aprendizagem ativa e os métodos ativos da aprendizagem como uma tendência no ensino de graduação nas engenharias, chegou-se a uma recomendação metodológica a partir de aspectos técnicos e pedagógicos em que o ensino deva ser pensado a partir de situações e problemas reais.Abstract: The Distance Education in Brazil has been consolidated as a strong educational modality in higher education. With the updating of legislation relevant to the theme and other updates of the documents that guide education for the undergraduate program, there is a strong indication of the expansion of the hybrid modality in higher education. However, the methodology traditionally used in face-to-face courses is not appropriate to the distance education modality, even in the hybrid format. In this context, based on a Systematic Review of Literature whose objective was to analyse the methodological conceptions presented in teaching proposals in engineering courses in the modality of distance education, the research question was defined which are as the main factors necessary for the elaboration of a methodological recommendation, mediated by information and communication technologies and based on the approach of active learning for hybrid courses, and that adherent to the quality references required by the Ministry of Education. In order to answer the proposed question, a case study was carried out within the framework of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina, Campus Criciúma. Considering the concept of active learning and active learning methodologies as a trend in education for the undergraduate program in engineering, a methodological recommendation was reached from technical and pedagogical aspects in which teaching should be thought from real situations and problems.Fiuza, Patricia JantschLemos, Robson RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Gisele da Silva2020-10-21T21:08:57Z2020-10-21T21:08:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf364669https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214712porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:08:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214712Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:08:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia
title Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia
spellingShingle Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia
Cardoso, Gisele da Silva
Tecnologias da informação e comunicação
Aprendizagem ativa
Ensino à distância
Ensino híbrido
Engenharia
title_short Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia
title_full Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia
title_fullStr Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia
title_full_unstemmed Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia
title_sort Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia
author Cardoso, Gisele da Silva
author_facet Cardoso, Gisele da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiuza, Patricia Jantsch
Lemos, Robson Rodrigues
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Gisele da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Aprendizagem ativa
Ensino à distância
Ensino híbrido
Engenharia
topic Tecnologias da informação e comunicação
Aprendizagem ativa
Ensino à distância
Ensino híbrido
Engenharia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:08:57Z
2020-10-21T21:08:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 364669
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214712
identifier_str_mv 364669
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 p.| ils., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651924905394176