A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cunha, Marcus Vinícius da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9207
Resumo: Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_940f51d5db90bd25df549d5a7085ba17
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9207
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A epistemologia de John Dewey e o letramento informacionalThe John Dewey‘s epistemology and informational literacyAprendizagemRecuperação da informaçãoDewey, John, 1859-1952Letramento informacionalReflexão (Filosofia)Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe ‘reflexive thinking’ concept is discussed in this article as a means of contextualizing John Dewey’s intellectual legacy. ‘Reflection’ represents a fundamental element for the construction of the necessary competences to information seeking and use, and consequently to individual and collective development. Since the reflexive thinking habit in information literacy is a way of learning, some questions concerning teaching and learning processes are also investigated. The discussion is, therefore, supported by the supposition that reflexive thinking is a cognitive strategy that allows a deeper comprehension of related problems, phenomena, and processes by means of the perception of the relations and the identification of involved elements, as well as the analysis and interpretation of meanings, empowering the information literacy process.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2011-09-05T13:33:10Z2011-09-05T13:33:10Z2010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CUNHA, Marcus Vinícius. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, maio/ago., 2010. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=25>. Acesso em: 31 ago. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9207Gasque, Kelley Cristine Gonçalves DiasCunha, Marcus Vinícius dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:18:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/9207Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:18:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional
The John Dewey‘s epistemology and informational literacy
title A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional
spellingShingle A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Aprendizagem
Recuperação da informação
Dewey, John, 1859-1952
Letramento informacional
Reflexão (Filosofia)
title_short A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional
title_full A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional
title_fullStr A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional
title_full_unstemmed A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional
title_sort A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Cunha, Marcus Vinícius da
author_role author
author2 Cunha, Marcus Vinícius da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Cunha, Marcus Vinícius da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Recuperação da informação
Dewey, John, 1859-1952
Letramento informacional
Reflexão (Filosofia)
topic Aprendizagem
Recuperação da informação
Dewey, John, 1859-1952
Letramento informacional
Reflexão (Filosofia)
description Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05
2011-09-05T13:33:10Z
2011-09-05T13:33:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CUNHA, Marcus Vinícius. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, maio/ago., 2010. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=25>. Acesso em: 31 ago. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9207
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CUNHA, Marcus Vinícius. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, maio/ago., 2010. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=25>. Acesso em: 31 ago. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580926537662464