A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9207 |
Resumo: | Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_940f51d5db90bd25df549d5a7085ba17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/9207 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A epistemologia de John Dewey e o letramento informacionalThe John Dewey‘s epistemology and informational literacyAprendizagemRecuperação da informaçãoDewey, John, 1859-1952Letramento informacionalReflexão (Filosofia)Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe ‘reflexive thinking’ concept is discussed in this article as a means of contextualizing John Dewey’s intellectual legacy. ‘Reflection’ represents a fundamental element for the construction of the necessary competences to information seeking and use, and consequently to individual and collective development. Since the reflexive thinking habit in information literacy is a way of learning, some questions concerning teaching and learning processes are also investigated. The discussion is, therefore, supported by the supposition that reflexive thinking is a cognitive strategy that allows a deeper comprehension of related problems, phenomena, and processes by means of the perception of the relations and the identification of involved elements, as well as the analysis and interpretation of meanings, empowering the information literacy process.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2011-09-05T13:33:10Z2011-09-05T13:33:10Z2010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CUNHA, Marcus Vinícius. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, maio/ago., 2010. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=25>. Acesso em: 31 ago. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9207Gasque, Kelley Cristine Gonçalves DiasCunha, Marcus Vinícius dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:18:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/9207Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:18:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional The John Dewey‘s epistemology and informational literacy |
title |
A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional |
spellingShingle |
A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Aprendizagem Recuperação da informação Dewey, John, 1859-1952 Letramento informacional Reflexão (Filosofia) |
title_short |
A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional |
title_full |
A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional |
title_fullStr |
A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional |
title_full_unstemmed |
A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional |
title_sort |
A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional |
author |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_facet |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Cunha, Marcus Vinícius da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Marcus Vinícius da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Cunha, Marcus Vinícius da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Recuperação da informação Dewey, John, 1859-1952 Letramento informacional Reflexão (Filosofia) |
topic |
Aprendizagem Recuperação da informação Dewey, John, 1859-1952 Letramento informacional Reflexão (Filosofia) |
description |
Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05 2011-09-05T13:33:10Z 2011-09-05T13:33:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CUNHA, Marcus Vinícius. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, maio/ago., 2010. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=25>. Acesso em: 31 ago. 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9207 |
identifier_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CUNHA, Marcus Vinícius. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, maio/ago., 2010. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=25>. Acesso em: 31 ago. 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818901046645227520 |