A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17678 |
Resumo: | O presente artigo é uma reflexão sobre a avaliação dos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS na perspectiva do usuário. Apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o uso de diversas técnicas de pesquisa social aplicada em oito regiões metropolitanas do país pela Universidade de Brasília por solicitação do Ministério da Saúde. A pesquisa partiu do princípio que a opinião dos usuários dos serviços SUS é de fundamental importância para o aprimoramento do Sistema. Os dados apurados indicam um alto nível de satisfação com o sistema, o que contraria o senso comum. Uma hipótese explicativa para satisfação dos usuários é o entendimento que, mesmo com problemas, o SUS tem cumprido o papel de universalização dos serviços de saúde e que a sua existência é melhor do que nada. |
id |
UNB_20a5c695c4bca3a05fa0ca0c28af4e87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/17678 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS)Users satisfaction with the Brazilian Public Health SystemSistema Único de Saúde (Brasil)Sistema Único de Saúde (Brasil) - satisfação do usuárioSistema Único de Saúde (Brasil) - avaliação de desempenhoSaúde pública - BrasilO presente artigo é uma reflexão sobre a avaliação dos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS na perspectiva do usuário. Apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o uso de diversas técnicas de pesquisa social aplicada em oito regiões metropolitanas do país pela Universidade de Brasília por solicitação do Ministério da Saúde. A pesquisa partiu do princípio que a opinião dos usuários dos serviços SUS é de fundamental importância para o aprimoramento do Sistema. Os dados apurados indicam um alto nível de satisfação com o sistema, o que contraria o senso comum. Uma hipótese explicativa para satisfação dos usuários é o entendimento que, mesmo com problemas, o SUS tem cumprido o papel de universalização dos serviços de saúde e que a sua existência é melhor do que nada.Universidade Católica de Pelotas2015-02-12T18:47:07Z2015-02-12T18:47:07Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCASTRO, Henrique Carlos de O. de et al. A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sociedade em Debate, Pelotas, v. 14, n.2 p. 113-134, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/view/375/332>. Acesso em: 19 dez. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17678Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 . Fonte: http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/view/375/332. Acesso em: 19 dez. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Henrique Carlos de Oliveira deMachado, Lia ZanottaWalter, Maria Inêz Machado TellesRanincheski, Sonia MariaSchmidt, Benício VieroMarinho, Danilo Nolasco CortesCampos, Tânia Mara de Araújoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-26T23:58:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/17678Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-26T23:58:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS) Users satisfaction with the Brazilian Public Health System |
title |
A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS) |
spellingShingle |
A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS) Castro, Henrique Carlos de Oliveira de Sistema Único de Saúde (Brasil) Sistema Único de Saúde (Brasil) - satisfação do usuário Sistema Único de Saúde (Brasil) - avaliação de desempenho Saúde pública - Brasil |
title_short |
A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_full |
A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_fullStr |
A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_full_unstemmed |
A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_sort |
A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS) |
author |
Castro, Henrique Carlos de Oliveira de |
author_facet |
Castro, Henrique Carlos de Oliveira de Machado, Lia Zanotta Walter, Maria Inêz Machado Telles Ranincheski, Sonia Maria Schmidt, Benício Viero Marinho, Danilo Nolasco Cortes Campos, Tânia Mara de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Lia Zanotta Walter, Maria Inêz Machado Telles Ranincheski, Sonia Maria Schmidt, Benício Viero Marinho, Danilo Nolasco Cortes Campos, Tânia Mara de Araújo |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Henrique Carlos de Oliveira de Machado, Lia Zanotta Walter, Maria Inêz Machado Telles Ranincheski, Sonia Maria Schmidt, Benício Viero Marinho, Danilo Nolasco Cortes Campos, Tânia Mara de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde (Brasil) Sistema Único de Saúde (Brasil) - satisfação do usuário Sistema Único de Saúde (Brasil) - avaliação de desempenho Saúde pública - Brasil |
topic |
Sistema Único de Saúde (Brasil) Sistema Único de Saúde (Brasil) - satisfação do usuário Sistema Único de Saúde (Brasil) - avaliação de desempenho Saúde pública - Brasil |
description |
O presente artigo é uma reflexão sobre a avaliação dos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS na perspectiva do usuário. Apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o uso de diversas técnicas de pesquisa social aplicada em oito regiões metropolitanas do país pela Universidade de Brasília por solicitação do Ministério da Saúde. A pesquisa partiu do princípio que a opinião dos usuários dos serviços SUS é de fundamental importância para o aprimoramento do Sistema. Os dados apurados indicam um alto nível de satisfação com o sistema, o que contraria o senso comum. Uma hipótese explicativa para satisfação dos usuários é o entendimento que, mesmo com problemas, o SUS tem cumprido o papel de universalização dos serviços de saúde e que a sua existência é melhor do que nada. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2015-02-12T18:47:07Z 2015-02-12T18:47:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, Henrique Carlos de O. de et al. A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sociedade em Debate, Pelotas, v. 14, n.2 p. 113-134, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/view/375/332>. Acesso em: 19 dez. 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17678 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Henrique Carlos de O. de et al. A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sociedade em Debate, Pelotas, v. 14, n.2 p. 113-134, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/view/375/332>. Acesso em: 19 dez. 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508283825750016 |