Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maíra Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48325
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.
id UNB_20b84c164bb8a57722bbff3140b0f52f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48325
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusãoGoverno digitalIdosos - aprendizagemInclusão digitalTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.A Tese consiste em uma coletânea de artigos que abordam uma questão premente no cenário brasileiro: a desigualdade digital, com foco nas pessoas idosas e, como desenvolver as habilidades digitais desse grupo, pode colaborar para uma participação cidadã dessas pessoas. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é propor ações de melhoria com a finalidade de tornar o processo de digitalização do governo mais inclusivo para esse grupo. Com o advento da era da informação e do envelhecimento, a relação dessa parcela da população com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se torna cada vez mais crucial. O desafio está em incluir essas gerações mais experientes na revolução tecnológica, especialmente no contexto do Governo Digital, onde serviços públicos e informações estão cada vez mais digitalizados. Desse modo, o trabalho se propõe a desenvolver e aplicar um modelo teórico na metodologia de equações estruturais para explicar e explorar as Habilidades digitais propostas neste estudo, a saber: Computer Literacy, Digital Literacy e Digital Competence no contexto da aprendizagem Digital ao Longo da Vida. Em última análise, a busca por um modelo de aceitação/uso do e-governo por pessoas idosas enfatiza a importância das habilidades digitais no contexto da sociedade cada vez mais informatizada. A Digital Competence emerge como o fator mais influente na adoção/uso do e-governo, com a Digital Literacy desempenhando um papel de mediação crucial. O trabalho também aborda a heterogeneidade da população idosa e usa a Teoria das Gerações para ajudar a explicar o contato desses indivíduos com a tecnologia e a influência do fator geracional nesse grupo. Os resultados das habilidades digitais e uso da internet por gerações deixa visível a exclusão de determinados grupos, sobretudo homens e mulheres pretas. Como fatores que impedem que as pessoas idosas desenvolvam suas habilidades digitais observou-se desde problemas estruturais como a Digital Divide, a falta de escolaridade e a renda precária, até fatores centrados no indivíduo como a sua geração de nascimento e suas limitações físicas e cognitivas, sobretudo na “Geração Silenciosa” das pessoas idosas com 80 anos e mais. Nesse contexto desafiador as universidades, o governo, a sociedade e as organizações do terceiro setor desempenham um papel fundamental na promoção dessas habilidades digitais ao longo da vida. A criação de Observatórios de Pesquisa, como o exemplo do "Observatório da Longevidade Digital", fruto das implicações práticas desta tese, emerge com uma abordagem empírica para ajudar a tratar o fenômeno. Isso não apenas facilita a organização e difusão de informações relevantes sobre esse cenário, mas também capacita e sensibiliza a sociedade para a inclusão da população idosa, na era digital. Assim, conclui-se que promover ativamente essas habilidades digitais, sobretudo a Digital Competence entre as pessoas idosas, é fundamental para reduzir essa desigualdade digital e permitir a participação efetiva desse grupo no Governo Digital, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, cidadã e tecnologicamente capacitada.The Thesis consists of a collection of articles that address a pressing issue in the Brazilian scenario: digital inequality, with a focus on elderly people and how developing the digital skills of this group can contribute to their civic participation. In this sense, the general objective of the work is to propose improvement actions with the aim of making the government's digitalization process more inclusive for this group. With the advent of the information age and aging, the relationship of this portion of the population with Information and Communication Technologies (ICTs) becomes increasingly crucial. The challenge is to include these more experienced generations in the technological revolution, especially in the context of Digital Government, where public services and information are increasingly digitized. In this way, the work proposes to develop and apply a theoretical model in the methodology of structural equations to explain and explore the Digital Skills proposed in this study, namely: Computer Literacy, Digital Literacy and Digital Competence in the context of Lifelong Digital Learning. Ultimately, the search for a model of acceptance/use of egovernment by older people emphasizes the importance of digital skills in the context of an increasingly computerized society. Digital Competence emerges as the most influential factor in the adoption/use of e-government, with Digital Literacy playing a crucial mediating role. The work also addresses the heterogeneity of the elderly population and uses the Theory of Generations to help explain the contact of these individuals with technology and the influence of the generational factor in this group. The results of digital skills and internet use across generations make visible the exclusion of certain groups, especially black men and women. The factors that prevent older people from developing their digital skills range from structural problems such as the Digital Divide, lack of education and precarious income, to factors centered on the individual such as their birth generation and their physical and cognitive limitations, especially in the “Silent Generation” of elderly people aged 80 and over. In this challenging context, universities, government, society and third sector organizations play a fundamental role in promoting these lifelong digital skills. The creation of Research Observatories, such as the "Digital Longevity Observatory", as a result of the practical implications of this thesis, emerges with an empirical approach to help treat the phenomenon. This not only facilitates the organization and dissemination of relevant information about this scenario, but also trains and raises awareness in society regarding the inclusion of the elderly population in the digital age. Therefore, it is concluded that actively promoting these digital skills, especially Digital Competence among older people, is fundamental to reducing this digital inequality and allowing this group to effectively participate in Digital Government, contributing to a more inclusive, civic-minded and technologically capable society.Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação InternacionalGomes, Marilia Miranda ForteSantos, Maíra Rocha2024-06-18T17:25:40Z2024-06-18T17:25:40Z2024-06-182023-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Maíra Rocha. Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital: em busca da inclusão. 2023. 401 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48325porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-18T17:28:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/48325Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-18T17:28:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão
title Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão
spellingShingle Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão
Santos, Maíra Rocha
Governo digital
Idosos - aprendizagem
Inclusão digital
title_short Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão
title_full Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão
title_fullStr Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão
title_full_unstemmed Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão
title_sort Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão
author Santos, Maíra Rocha
author_facet Santos, Maíra Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Marilia Miranda Forte
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maíra Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Governo digital
Idosos - aprendizagem
Inclusão digital
topic Governo digital
Idosos - aprendizagem
Inclusão digital
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20
2024-06-18T17:25:40Z
2024-06-18T17:25:40Z
2024-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Maíra Rocha. Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital: em busca da inclusão. 2023. 401 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48325
identifier_str_mv SANTOS, Maíra Rocha. Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital: em busca da inclusão. 2023. 401 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508405206810624