O trabalho conjunto entre docentes : uma possibilidade de mudanças na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Catarina Pereira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8664
Resumo: Dissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
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spelling O trabalho conjunto entre docentes : uma possibilidade de mudanças na prática pedagógicaProfessores - formaçãoPrática de ensinoPráticas pedagógicasDissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.Este trabalho pretende apresentar a constituição da ação conjunta entre docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos momentos coletivos da coordenação pedagógica, e sua relação com a prática pedagógica. Diante da complexidade do fazer docente como prática coletiva, em que diversos fatores se colocam entre o que se almeja e o que se realiza, utilizou-se a Teoria da Subjetividade. Essa teoria, proposta por González Rey, considera a dinamicidade e indissociabilidade entre o individual e social na produção dos fenômenos humanos. Para tal investigação, os procedimentos metodológicos adotados assumiram os pressupostos da Epistemologia Qualitativa, elaborada por González Rey. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do Distrito Federal, com nove profissionais, incluindo docentes, coordenadores e gestores. No processo de construção das informações, realizaram-se observações do cotidiano escolar, acompanhamento das atividades desenvolvidas na coordenação pedagógica, entrevistas individuais, questionário e análise documental, evidenciando-se a multiplicidade de aspectos que se interpõem na ação conjunta dos docentes. Alguns elementos da subjetividade social da escola apareceram conformando a realização do trabalho conjunto: o conflito de poder, a vivência de relações interpessoais distanciadas e ríspidas, além da reduzida abertura ao diálogo na busca de soluções e tomada de decisões. Assim sendo, embora houvesse demanda no espaço escolar para a realização do trabalho conjunto, as ações, relações e interações diárias pouco favoreciam tal prática. Por conseguinte, o fazer conjunto entre o grupo se traduzia em interações formais. A vivência de relações interpessoais positivas entre o grupo, pela eminência de um apoio e maior congregação em seu fazer, fez emergir sentimentos como ânimo, segurança, confiança e valorização, revelando a indissociabilidade entre cognição-afeto, individual-social. Nesse contexto, torna-se imprescindível a função do coordenador pedagógico, cujo papel se mostrou pouco constituído, demonstrando ausência de clareza quanto as suas reais atribuições. Por conseguinte, considera-se a formação desse profissional para uma atuação efetiva junto à coletividade docente. Para isso visualiza-se a necessidade de ser valorizado, nessa formação e também na dos docentes, o desenvolvimento de recursos subjetivos e habilidades relacionais tendo em vista que toda ação educativa se configura como um processo intersubjetivo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this study is to show the constitution of the joint actions among teachers in the early years of elementary school in the collective moments of pedagogical coordination and their relationship with pedagogical practice. Given the complexity of teacher activities as a collective practice in which a number of factors stand between what is sought and what is accomplished, the study draws on González Rey‟s theory of subjectivity, which considers the dynamicity and indissociability between the individual and the social in the generation of human phenomena. The methodological procedures for this investigation were based on the assumptions of the qualitative epistemology developed by González Rey. The research was carried out in a public school in Distrito Federal, with nine professionals, including teachers, coordinators, and managers. The data collection process involved observations of everyday school activities, observation of the activities developed in the pedagogical coordination, individual interviews, questionnaires, and document analysis, revealing the multiplicity of aspects that hinder the joint activities of the teachers. Some elements of the school‟s social subjectivity appeared as shaping the accomplishment of joint work: the conflict of power, harsh and distant interpersonal relationships, and a reduced openness to dialogue in the search for solutions and decision making. Thus, although there was a demand for joint work within the school environment, the actions, relations, and daily interactions hardly favored such practice. Therefore, the joint activity among the group translated itself in formal interactions. The experience of positive interpersonal relationships among the group, through the emergence of support and greater congregation in their activities, gave rise to feelings such as liveliness, confidence, and recognition, revealing the indissociability between cognition and affect, the individual and the social. Within this context, the function of the pedagogical coordinator is essential. This role, however, was found to be little developed, revealing a lack of clarity as to the coordinator‟s real attributions. Therefore, the training of this professional is considered for an effective work within the teacher collectivity. To this end, we see the need for the development of subjective resources and interpersonal skills to be valued in their training as well as in that of teachers, given that every educational action presents itself as an intersubjective process.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTacca, Maria Carmen Villela RosaAraújo, Catarina Pereira de2011-06-27T15:10:37Z2011-06-27T15:10:37Z2011-06-272010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Catarina Pereira de. O trabalho conjunto entre docentes: uma possibilidade de mudanças na prática pedagógica. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8664info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/8664Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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