O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Roselene de Fátima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9547
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
id UNB_213bd21fd3ec337a84c17abb5c1dac84
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9547
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médioLetramentoCurrículosEducação - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.O objetivo deste trabalho é investigar a aplicabilidade de um dos eixos – Letramento - do Currículo de Educação Básica do Distrito Federal elaborado no ano de 2008 pela SEDF - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – a partir da pergunta: como os professores estão trabalhando a língua portuguesa, a partir do eixo letramento no ensino médio, na perspectiva desse currículo. Assim, foi necessária uma investigação do currículo utilizado pela SEDF e do conceito do que seja letramento para verificar as novas perspectivas educacionais que esse conceito pode criar para o professor na sala de aula, além de ampliar o olhar a respeito das mediações pedagógicas e o local onde elas ocorrem, isto é, o cotidiano da sala de aula. Por fim, foram analisadas aulas em diferentes escolas do ensino médio do Distrito Federal, sendo entrevistados dois professores de escolas diferentes, um grupo focal, reunindo professores, diretores e coordenadores, em uma conversa onde eles fazem uma análise da sua prática pedagógica, uma entrevista com um vice-diretor e, por fim, uma ex-diretora da DEM - Divisão de Ensino Médio - da SEDF. É importante ressaltar que a análise de todos esses dados coletados permitiu ter uma visão real da prática da sala de aula e dos vários recursos pedagógicos utilizados pelos professores regentes e pelos profissionais que trabalham na parte técnico-pedagógica da SEDF. Permitiu, ainda, concluir que o eixo Letramento não tem sido plenamente compreendido. Sua aplicabilidade tem ficado prejudicada por falta de infraestrutura e de maior motivação dos alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this work is to investigate the adequacy of literacy as an axis of the Curriculum of the Basic Education, which was developed by the Department of Education of the Federal District – SEDF - in 2008. The research question was: How are the teachers working with the Portuguese Language taking into account the axis of literacy? In order to answer it, it was necessary to examine the curriculum, to find out the new educational perspectives that it would create for the teachers in the classroom, and to examine their actions in the classroom. Several schools were visited, two teachers were interviewed and a focal group, including coordinators, school principals and a former director of the High School Division of SEDF was carried out. The analysis of the data a real picture of the classroom and led to the conclusion that the concept of literacy has not as yet been fully understood by the teachers. Moreover, its adequacy has been hampered by problems of the schools’ infrastructure and by the lack of motivation of the students.Bortoni-Ricardo, Stella MarisConstantino, Roselene de Fátima2011-10-31T10:14:09Z2011-10-31T10:14:09Z2011-10-312011-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCONSTANTINO, Roselene de Fátima. O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal: ensino médio. 2011. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9547info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/9547Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio
title O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio
spellingShingle O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio
Constantino, Roselene de Fátima
Letramento
Currículos
Educação - Distrito Federal (Brasil)
title_short O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio
title_full O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio
title_fullStr O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio
title_full_unstemmed O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio
title_sort O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio
author Constantino, Roselene de Fátima
author_facet Constantino, Roselene de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Roselene de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Currículos
Educação - Distrito Federal (Brasil)
topic Letramento
Currículos
Educação - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31T10:14:09Z
2011-10-31T10:14:09Z
2011-10-31
2011-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONSTANTINO, Roselene de Fátima. O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal: ensino médio. 2011. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9547
identifier_str_mv CONSTANTINO, Roselene de Fátima. O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal: ensino médio. 2011. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580847848325120