Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Patrícia Peregrino
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6186
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
id UNB_ffc50cdb0d87cedfeba595795cc60327
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6186
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamentalCiência e tecnologiaLetramento científicoEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)SociedadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.Esta investigação examina o impacto de um enfoque CTS para o letramento científico de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Fez-se a opção por uma coleta e tratamento qualitativo dos dados obtidos na pesquisa através do desenvolvimento de um Projeto de Ensino de Ciências em uma sala de aula. Utilizamos procedimentos como o uso de questionários, a observação participante e a análise documental. Os documentos produzidos durante as aulas de Ciências – produções de textos coletivas e individuais e desenhos – foram organizados em portfólios individuais, os mesmos guardam toda a produção elaborada pelos alunos durante a presente pesquisa. O mote do Projeto de Ensino de Ciências, desenvolvido na sala de aula, concentrou-se em Recursos Energéticos – Energia Elétrica. As atividades pedagógicas do projeto seguiram as orientações epistemo metodológicas do enfoque CTS, ou seja, as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade com vistas à tomada de decisão por parte dos alunos baseada nos conhecimentos científicos adquiridos visando uma mudança de postura em relação ao uso indevido de ecursos naturais. A partir do problema social – a eminência de um novo apagão energético - os conteúdos concernentes ao recorte energia elétrica foram trabalhados com os alunos. Utilizamos a História da Ciência, a experimentação, a interdisciplinaridade, o debate em sala de aula, desenvolvemos as atividades e pudemos perceber as contribuições da abordagem CTS para o letramento científico dos alunos. A pesquisa mostra que o uso do enfoque CTS dinamiza as aulas de Ciências e permite êxito no uso social dos conhecimentos científicos desenvolvidos em sala de aula. Além disso, é importante o trabalho com esse tipo de ensino desde os anos iniciais para que os alunos possam desenvolver plenamente suas habilidades e consciência científica como rezam os documentos oficiais da Educação. Em suma, o presente esforço tem como objetivo central pesquisar o impacto do emprego de uma abordagem CTS em uma turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as contribuições desse enfoque para o letramento científico. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis investigation examined the impact the STS (Science, Technology and Society) focus had on the scientific literacy of the students in a science classroom in their third year of a public primary school. Data collection and analysis were of a qualitative type. The collection of data was made during the development of a Teaching Science Project with its emphasis on STS. Participant observation, questionnaires and other documents, collectively and individually produced during the science classes, were collected and students have organized all this data into individual portfolios. The motto of the Teaching Project was concentrated on electric power. The pedagogic activities of the project followed epistemological and methodological orientations of STS focus. In other words the teaching has focused on the relationships among Science, Technology and Society and had as an aim the use of electrical knowledge in social contexts. Starting with the social problem - a threat of a new black out - the contents of electricity were worked on with the students. The History of the Science, experimental activities and debates, all in an interdisciplinary manner, were developed during the application of the project. With the development of these activities we could see the contributions of the STS approach for the students' scientific literacy. The research has shown that a STS focus enriches science classes and allows successful social use of the knowledge.Zimmermann, ErikaMontenegro, Patrícia Peregrino2010-12-15T19:11:32Z2010-12-15T19:11:32Z2010-12-152008-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTENEGRO, Patrícia Peregrino. Letramento científico: o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6186info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/6186Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental
title Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental
Montenegro, Patrícia Peregrino
Ciência e tecnologia
Letramento científico
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Sociedade
title_short Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental
title_full Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental
author Montenegro, Patrícia Peregrino
author_facet Montenegro, Patrícia Peregrino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Erika
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Patrícia Peregrino
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e tecnologia
Letramento científico
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Sociedade
topic Ciência e tecnologia
Letramento científico
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Sociedade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-10
2010-12-15T19:11:32Z
2010-12-15T19:11:32Z
2010-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTENEGRO, Patrícia Peregrino. Letramento científico: o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6186
identifier_str_mv MONTENEGRO, Patrícia Peregrino. Letramento científico: o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580851504709632