Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cairus, Regina Julia do Reis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40678
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
id UNB_217df7fab248d7136a4a6f900782fb86
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40678
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusivaEnsino de BiologiaAtividades práticasEducação inclusivaUnidade Didática InclusivaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020.O Ensino de Biologia, na perspectiva da Educação Inclusiva, é favorecido pelo uso de atividades práticas em diferentes espaços de aprendizagem na escola: sala de aula, laboratórios de ensino, pátio, quadra, jardim, biblioteca etc. Isto porque elas se caracterizam por atividades que exigem o protagonismo estudantil e, também, a interação entre diferentes pessoas do processo educacional. Essa pesquisa teve, por objetivo geral, analisar o projeto Pão Caseiro, a partir dos conceitos de Atividades Práticas e Unidade Didática Inclusiva. A Unidade Didática (UD) intitulada Projeto Pão Caseiro foi desenvolvida em uma disciplina eletiva da escola particular Flor de Hibisco (nome fictício) com 11 estudantes do Ensino Médio. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, o tema das aulas foi Fungos. Para desenvolvê-la foi feito um Trabalho de Campo. Na segunda, produzimos pão caseiro no Laboratório de Gastronomia da escola. Como fiz uma análise de minha própria prática, a metodologia orientadora desta pesquisa foi a qualitativa com delineamento de estudo de caso. Para registro das informações, fizemos um Diário de Aula. A análise dos diários foi feita pela Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados em dois eixos: 1. Pão Caseiro e o Ensino fundamentado em Atividades Práticas e 2. Projeto Pão Caseiro como Unidade Didática Inclusiva. Nossa análise identificou que a Unidade Didática Projeto Pão Caseiro pode ser qualificada como Unidade Didática Inclusiva no Ensino de Biologia, visto que a análise realizada cumpriu com diversas exigências do que foi identificado, na literatura científica, como sendo uma Unidade Didática Inclusiva. Ela envolveu uma temática central, a Bioquímica envolvida na produção do pão. A partir dessa temática, foi possível tecer uma teia de conceitos na área de Biologia e outras áreas, para favorecer o ensino de conteúdos conceituais. Fizemos uma proposição que descreve o que ensinar e o como ensinar, por meio do Trabalho de Campo (TC), em congruência com a sala de aula e com o Trabalho de Laboratório (TL). As interações professora-alunos e alunos-alunos foram fundamentais para a construção desse projeto e para qualificá-lo como uma proposta pedagógica inclusiva. A construção de uma ambiência de afetividade favoreceu o desenvolvimento do trabalho pedagógico junto aos estudantes, inclusive, àqueles com necessidades específicasFrom an inclusive education perspective, teaching biology is best done with hands-on activities in different learning spaces inside a school: classroom, labs, yards, gym, garden, library and so on. These sorts of activities demand student protagonism and interaction between people of different parts of the educational process. The goal of this paper is the analysis of the Homemade Bread Project, as seen via the lens of hands-on activities and inclusive unit plans. The unit plan was called “Homemade Bread Project'' and it was part of an elective subject in the Hibiscus Flower School (name altered due to privacy). Eleven high school students participated in it. The project was developed in two stages. On the first one, the lessons were about fungi. In order to work on this theme, some field work was done. On the second stage, homemade bread was produced in the school’s gastronomy lab. Considering this analysis is focused on my own lessons, the methodology of choice was a case study with a qualitative approach. Information was registered on a class diary and the analysis of this document was performed with Discursive Textual Analysis. The results were organized under two axles: 1- Homemade bread and teaching via hands-on activities; and 2- Homemade Bread Project as an inclusive unit plan. Analysis has shown that the Homemade Bread Project can be characterized as an inclusive unit plan since it was able to fulfill most of the requirements of what is commonly identified as an inclusive lesson plan in specialized literature. This work is closely tied to biochemical aspects of breadmaking. This was the starting point to weave a web of ideas connecting biology and other areas, thus fostering the teaching of key concepts from different areas. The end result is a proposal that describes what and how to teach through fieldwork, classwork and lab activities. The teacherstudent and student-student interactions were fundamental in the building of this project and it’s status as an inclusive pedagogical proposal. In general, the friendly environment was very helpful when it came to establishing and maintaining relationships among students, including those with special needs.Gauche, RicardoCairus, Regina Julia do Reis2021-04-28T00:50:49Z2021-04-28T00:50:49Z2021-04-272020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAIRUS, Regina Julia dos Reis. Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva. 2020. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40678A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/40678Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva
title Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva
spellingShingle Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva
Cairus, Regina Julia do Reis
Ensino de Biologia
Atividades práticas
Educação inclusiva
Unidade Didática Inclusiva
title_short Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva
title_full Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva
title_fullStr Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva
title_full_unstemmed Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva
title_sort Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva
author Cairus, Regina Julia do Reis
author_facet Cairus, Regina Julia do Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gauche, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cairus, Regina Julia do Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Atividades práticas
Educação inclusiva
Unidade Didática Inclusiva
topic Ensino de Biologia
Atividades práticas
Educação inclusiva
Unidade Didática Inclusiva
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2021-04-28T00:50:49Z
2021-04-28T00:50:49Z
2021-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAIRUS, Regina Julia dos Reis. Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva. 2020. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40678
identifier_str_mv CAIRUS, Regina Julia dos Reis. Atividades práticas no ensino de Biologia na perspectiva da educação inclusiva. 2020. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580784505946112