Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois, Danyelle Natacha dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbato, Silviane Bonaccorsi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33553
http://dx.doi.org/10.1590/1982-37030000492017
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas de produção da identidade docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos primeiros anos de docência nas cidades de Aracaju e Brasília. Participaram quatro professores atuantes na EJA da rede pública de ensino. Foram realizadas duas sessões de entrevistas aberta e episódica, seguida por entrevista mediada por objeto ou fotografia. Em seguida, foi solicitado aos participantes que escrevessem duas cartas a serem enviadas à pesquisadora por e-mail: a primeira em posicionamento-eu com o tema Ser Docente da EJA e a segunda, com alternância para posicionamento-outro, escrevendo como Secretário de Educação, com o tema perspectivas futuras da EJA. Os dados foram transcritos e a produção obtida com o uso dos multimétodos foi organizada um único texto. Todas as informações, entrevistas e cartas, foram submetidas à análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que as dinâmicas de produção da identidade docente foram construídas em três temas centrais: Família, Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho. Este estudo indicou que a produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos nos primeiros anos de docência está em transição e é marcada por ambivalências geradas na dinâmica de permanências e mudanças em conflitos e incertezas, no presente, e expectativas de futuro relacionadas à continuidade da formação, a novas oportunidades de trabalho docente e uma educação mais significativa para o outro e para si.
id UNB_159d7e3c28318734b563ce93d33ae6df
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33553
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodosDynamics of production of teaching identity in education for youth and adults : a multimethod studyDinámicas de producción de identidad docente en la educación de jóvenes y adultos : un estudio multimétodosSelfProfessores - identidade (Psicologia)Educação de jovens e adultosEste estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas de produção da identidade docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos primeiros anos de docência nas cidades de Aracaju e Brasília. Participaram quatro professores atuantes na EJA da rede pública de ensino. Foram realizadas duas sessões de entrevistas aberta e episódica, seguida por entrevista mediada por objeto ou fotografia. Em seguida, foi solicitado aos participantes que escrevessem duas cartas a serem enviadas à pesquisadora por e-mail: a primeira em posicionamento-eu com o tema Ser Docente da EJA e a segunda, com alternância para posicionamento-outro, escrevendo como Secretário de Educação, com o tema perspectivas futuras da EJA. Os dados foram transcritos e a produção obtida com o uso dos multimétodos foi organizada um único texto. Todas as informações, entrevistas e cartas, foram submetidas à análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que as dinâmicas de produção da identidade docente foram construídas em três temas centrais: Família, Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho. Este estudo indicou que a produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos nos primeiros anos de docência está em transição e é marcada por ambivalências geradas na dinâmica de permanências e mudanças em conflitos e incertezas, no presente, e expectativas de futuro relacionadas à continuidade da formação, a novas oportunidades de trabalho docente e uma educação mais significativa para o outro e para si.This study aimed at analysing the dynamics of teachers´ identity production. Four teachers in their first years of experience in Adults Education, from the cities of Aracaju and Brasilia, Brazil, took part in the multi-method research composed of two individual interview sessions and two letters writing. In the first meeting, an open interview was held and in the second session they took part in an episodic interview followed by an opened-ended interview mediated by object or photo. Afterwards, participants were asked to write two letters. The first one maintaining an I-position writing about being a teacher in adult education; and the second one, shifting to position-other, writing as the Secretary of Education position about the future of adult education. Individual were transcribed, ordered into a single text and then submitted to thematic dialogic analysis and pragmatic discourse analysis. Results indicated that the dynamics of teacher identity production were produced on three central themes: Family, Academic Formation and Labour Market. We concluded that the production of teachers´ identities, in their beginning years of professional teaching experiences in Adults Education, are in transition. It is marked by ambivalences engendered by dynamics of permanence and change prompted by conflicts and uncertainties in the present, and future expectancies related to the continuity of their education, new teaching work opportunities and a significant education for the other and for themselves.El estudio tuve como objetivo analizar las dinámicas de producción de la identidad docente en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en los primeros años de docencia en las ciudades de Aracaju y Brasilia, Brasil. En la investigación participaron cuatro profesores de la EJA de la red pública de enseñanza. Realizamos dos sesiones de entrevista, una historia de vida y una episódica, seguida por una narrativa mediada por un objeto o fotografía. Después de la participación en la entrevistas, fue solicitado a los participantes que escribieran por e-mail dos cartas: la primera en la posición-yo escribiendo sobre ser docente de la Educación de Jóvenes y Adultos y la segunda en la posición-otro, como el Secretario de Educación sobre el futuro de la Educación de Jóvenes y Adultos. Los datos fueron transcritos y la producción obtenida con el uso de los multimétodos fue considerado como un único texto. Todas las informaciones, entrevistas y cartas fueron sometidas a análisis dialógica temática y análisis pragmática del discurso. Los resultados indicaron que las dinámicas de producción de la identidad docente fueron construidas en tres temas centrales: familia, formación académica y mercado de trabajo. Concluimos que la producción de la identidad docente y profesional en la Educación de Jóvenes y Adultos en los primeros años de docencia está marcada por conflictos, miedos, incertezas y expectativas para el futuro, relacionados con la continuidad de la formación, las nuevas oportunidades de trabajo docente, y una educación mas significativa para el otro y para sí.Conselho Federal de Psicologia2019-01-02T13:53:44Z2019-01-02T13:53:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOIS, Danyelle Natacha dos Santos; BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA: um estudo multimétodos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, n. 3, p. 480-493, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-37030000492017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300480&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33553http://dx.doi.org/10.1590/1982-37030000492017Psicologia: Ciência e Profissão - (CC BY) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300480&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessGois, Danyelle Natacha dos SantosBarbato, Silviane Bonaccorsiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/33553Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodos
Dynamics of production of teaching identity in education for youth and adults : a multimethod study
Dinámicas de producción de identidad docente en la educación de jóvenes y adultos : un estudio multimétodos
title Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodos
spellingShingle Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodos
Gois, Danyelle Natacha dos Santos
Self
Professores - identidade (Psicologia)
Educação de jovens e adultos
title_short Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodos
title_full Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodos
title_fullStr Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodos
title_full_unstemmed Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodos
title_sort Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA : um estudo multimétodos
author Gois, Danyelle Natacha dos Santos
author_facet Gois, Danyelle Natacha dos Santos
Barbato, Silviane Bonaccorsi
author_role author
author2 Barbato, Silviane Bonaccorsi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gois, Danyelle Natacha dos Santos
Barbato, Silviane Bonaccorsi
dc.subject.por.fl_str_mv Self
Professores - identidade (Psicologia)
Educação de jovens e adultos
topic Self
Professores - identidade (Psicologia)
Educação de jovens e adultos
description Este estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas de produção da identidade docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos primeiros anos de docência nas cidades de Aracaju e Brasília. Participaram quatro professores atuantes na EJA da rede pública de ensino. Foram realizadas duas sessões de entrevistas aberta e episódica, seguida por entrevista mediada por objeto ou fotografia. Em seguida, foi solicitado aos participantes que escrevessem duas cartas a serem enviadas à pesquisadora por e-mail: a primeira em posicionamento-eu com o tema Ser Docente da EJA e a segunda, com alternância para posicionamento-outro, escrevendo como Secretário de Educação, com o tema perspectivas futuras da EJA. Os dados foram transcritos e a produção obtida com o uso dos multimétodos foi organizada um único texto. Todas as informações, entrevistas e cartas, foram submetidas à análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que as dinâmicas de produção da identidade docente foram construídas em três temas centrais: Família, Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho. Este estudo indicou que a produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos nos primeiros anos de docência está em transição e é marcada por ambivalências geradas na dinâmica de permanências e mudanças em conflitos e incertezas, no presente, e expectativas de futuro relacionadas à continuidade da formação, a novas oportunidades de trabalho docente e uma educação mais significativa para o outro e para si.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:53:44Z
2019-01-02T13:53:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOIS, Danyelle Natacha dos Santos; BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA: um estudo multimétodos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, n. 3, p. 480-493, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-37030000492017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300480&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019. 
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33553
http://dx.doi.org/10.1590/1982-37030000492017
identifier_str_mv GOIS, Danyelle Natacha dos Santos; BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Dinâmicas de produção da identidade docente na EJA: um estudo multimétodos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, n. 3, p. 480-493, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-37030000492017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300480&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019. 
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33553
http://dx.doi.org/10.1590/1982-37030000492017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508177635409920