O dever de casa : um estudo para além do que está tradicionalmente instituído

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Roseane Paulo da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19720
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19720
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
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spelling O dever de casa : um estudo para além do que está tradicionalmente instituídoPedagogia - métodos de ensinoAprendizagem - autonomiaEstudantes - dever de casaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.O dever de casa é um instrumento utilizado em todas as modalidades de ensino, legitimado por professores em sua prática pedagógica cotidiana e referendado por pais e alunos no espaço privado. Apesar disso, seu uso não se encontra explicitado nos planejamentos de ensino. Considerando que há uma concordância generalizada sobre a recomendação do dever de casa como instrumento pedagógico, cabe aos indivíduos envolvidos em sua execução perguntar em que cenário surgiram, as concepções filosóficas que o gestaram e para a construção de que tipo de aprendizagem seu uso contribui. O objetivo de nossa pesquisa foi verificar quais as concepções que orientam o uso do dever de casa na educação contemporânea e como ele é compreendido no contexto de uma escola que adota uma proposta pedagógica inovadora. Realizou-se, inicialmente, uma revisão das produções científicas sobre o tema, as quais indicaram que, para além do caráter consensual, o uso do dever de casa extrapola o limite da vida acadêmica do estudante. Impacta, por vezes, de forma negativa na sua relação familiar, além de ser utilizado, também, como instrumento de punição e recompensa. A partir desse cenário, e assumindo o referencial metodológico dos pressupostos da pesquisa qualitativa, realizamos a nossa pesquisa de campo em uma escola com práticas pedagógicas inovadoras. Essa superou o modelo instituído de dever de casa, por entender que o prolongamento do diálogo com os conteúdos acadêmicos, para além do tempo e espaço da escola, ocorre de forma singularizada.Homework is an instrument used in all modalities of education, legitimized by teachers in their daily pedagogical practice and endorsed by parents and students in the private space. Nevertheless, its use is not made explicit in educational planning. Whereas there is widespread agreement on the homework's recommendation as an educational tool, it is up to the individuals involved in its execution ask in what setting emerged the philosophical conceptions that gave birth and to build what kind of learning their use contributes. The goal of our research was to determine which concepts that guide the use of homework in the contemporary education and how it is understood in the context of a school that adopts an innovative pedagogical proposal. Was held, initially, a review of scientific productions about the subject. The previous studies indicate that, besides to the consensual character, its use goes beyond of the limits of the academic life of the student: sometimes it impacts negatively on their family relationship, being used also as punishment and reward tool. From this setting, and assuming the methodological assumptions of qualitative research, we conducted our fieldwork at a school with innovative pedagogical practices. This exceeded the established model of homework to understand that the extension of dialogue with the academic content, beyond of the school time and space occurs of singularized way.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOrrú, Sílvia EsterCunha, Roseane Paulo da2016-03-21T22:30:03Z2016-03-21T22:30:03Z2016-03-212015-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Roseane Paulo da. O dever de casa: um estudo para além do que está tradicionalmente instituído. 2015. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19720http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19720A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:32:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/19720Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:32:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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