O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Everardo Duarte
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Hennington, Elida Azevedo, Barros, Nelson Filice de, Montagner, Miguel Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11817
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015
Resumo: O presente artigo descreve e analisa a literatura sobre o ensino das ciências sociais nas escolas médicas em diferentes países, durante o período de 1960 a 2000. A metodologia baseia-se na análise documental/bibliográfica de estudos já sistematizados sobre o tema e de levantamento realizado nos bancos de dados Lilacs, Medline e Sociological Abstracts. Com referência às experiências de 1980 a 2000, os dados levantados de 21 artigos assinalam: objetivos – acompanhar e atender às mudanças sociais, às ocorridas na prestação de serviços de saúde, às necessidades da população; técnicas de ensino – ênfase no processo de ensino-aprendizagem ativo, atividades em pequenos grupos, problemas como ponto de partida, trabalhos de campo, pesquisas, uso de material audiovisual, dramatização e outros; conteúdos – grande diversidade temática comprovando os resultados das décadas anteriores e variando de acordo com as diferentes escolas médicas: comportamento pessoal, interpessoal, médico, comunidade e ambiente, organização do cuidado à saúde; relações saúde-sociedade; relação médico-paciente; aspectos histórico-sociais da prática médica; variáveis sociais no diagnóstico, prognóstico e tratamento; relações doença-família. As conclusões apresentam alguns aspectos gerais e os principais resultados encontrados na pesquisa. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_22d2c8310dffae8da10526f150f2b272
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11817
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiênciasThe teaching of social sciences in medical schools : revision of experiencesCiências sociaisCiências do comportamentoMedicinaEnsinoO presente artigo descreve e analisa a literatura sobre o ensino das ciências sociais nas escolas médicas em diferentes países, durante o período de 1960 a 2000. A metodologia baseia-se na análise documental/bibliográfica de estudos já sistematizados sobre o tema e de levantamento realizado nos bancos de dados Lilacs, Medline e Sociological Abstracts. Com referência às experiências de 1980 a 2000, os dados levantados de 21 artigos assinalam: objetivos – acompanhar e atender às mudanças sociais, às ocorridas na prestação de serviços de saúde, às necessidades da população; técnicas de ensino – ênfase no processo de ensino-aprendizagem ativo, atividades em pequenos grupos, problemas como ponto de partida, trabalhos de campo, pesquisas, uso de material audiovisual, dramatização e outros; conteúdos – grande diversidade temática comprovando os resultados das décadas anteriores e variando de acordo com as diferentes escolas médicas: comportamento pessoal, interpessoal, médico, comunidade e ambiente, organização do cuidado à saúde; relações saúde-sociedade; relação médico-paciente; aspectos histórico-sociais da prática médica; variáveis sociais no diagnóstico, prognóstico e tratamento; relações doença-família. As conclusões apresentam alguns aspectos gerais e os principais resultados encontrados na pesquisa. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper describes and analyses the literature about teaching social sciences in medical schools in different countries during 1960-2000. The methodology is based on documental/bibliography analyses of both systematized studies and information raised in the following database: Lilacs, Medline, Sociological Abstracts. The data of 1980-2000 from 21 articles point out: objectives of courses – stressing the relationship teaching/social changes/ health care needs/community needs; teaching/ learning methods – increasing activities methods, working with small student s groups, starting from problems, field works, researches, use of audio-visual resources, dramatization, etc.; content of courses – there are a great diversity corroborating the results of prior decades and variable with each medical school. The aim questions are related to personal and interpersonal behavior, medical behavior, community and environment, care health organization, health-society relations, medical-patient relationship, diagnostic and prognostic social variables, illness-family relations. The conclusions present some general aspects and the main results.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-12-17T11:03:47Z2012-12-17T11:03:47Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNUNES, Everardo Duarte et al. O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11817http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015Ciência & Saúde Coletiva - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8123&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Everardo DuarteHennington, Elida AzevedoBarros, Nelson Filice deMontagner, Miguel Ângeloporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T19:06:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/11817Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T19:06:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências
The teaching of social sciences in medical schools : revision of experiences
title O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências
spellingShingle O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências
Nunes, Everardo Duarte
Ciências sociais
Ciências do comportamento
Medicina
Ensino
title_short O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências
title_full O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências
title_fullStr O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências
title_full_unstemmed O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências
title_sort O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências
author Nunes, Everardo Duarte
author_facet Nunes, Everardo Duarte
Hennington, Elida Azevedo
Barros, Nelson Filice de
Montagner, Miguel Ângelo
author_role author
author2 Hennington, Elida Azevedo
Barros, Nelson Filice de
Montagner, Miguel Ângelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Everardo Duarte
Hennington, Elida Azevedo
Barros, Nelson Filice de
Montagner, Miguel Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais
Ciências do comportamento
Medicina
Ensino
topic Ciências sociais
Ciências do comportamento
Medicina
Ensino
description O presente artigo descreve e analisa a literatura sobre o ensino das ciências sociais nas escolas médicas em diferentes países, durante o período de 1960 a 2000. A metodologia baseia-se na análise documental/bibliográfica de estudos já sistematizados sobre o tema e de levantamento realizado nos bancos de dados Lilacs, Medline e Sociological Abstracts. Com referência às experiências de 1980 a 2000, os dados levantados de 21 artigos assinalam: objetivos – acompanhar e atender às mudanças sociais, às ocorridas na prestação de serviços de saúde, às necessidades da população; técnicas de ensino – ênfase no processo de ensino-aprendizagem ativo, atividades em pequenos grupos, problemas como ponto de partida, trabalhos de campo, pesquisas, uso de material audiovisual, dramatização e outros; conteúdos – grande diversidade temática comprovando os resultados das décadas anteriores e variando de acordo com as diferentes escolas médicas: comportamento pessoal, interpessoal, médico, comunidade e ambiente, organização do cuidado à saúde; relações saúde-sociedade; relação médico-paciente; aspectos histórico-sociais da prática médica; variáveis sociais no diagnóstico, prognóstico e tratamento; relações doença-família. As conclusões apresentam alguns aspectos gerais e os principais resultados encontrados na pesquisa. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2012-12-17T11:03:47Z
2012-12-17T11:03:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Everardo Duarte et al. O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11817
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015
identifier_str_mv NUNES, Everardo Duarte et al. O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11817
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580838737248256