O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11817 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015 |
Resumo: | O presente artigo descreve e analisa a literatura sobre o ensino das ciências sociais nas escolas médicas em diferentes países, durante o período de 1960 a 2000. A metodologia baseia-se na análise documental/bibliográfica de estudos já sistematizados sobre o tema e de levantamento realizado nos bancos de dados Lilacs, Medline e Sociological Abstracts. Com referência às experiências de 1980 a 2000, os dados levantados de 21 artigos assinalam: objetivos – acompanhar e atender às mudanças sociais, às ocorridas na prestação de serviços de saúde, às necessidades da população; técnicas de ensino – ênfase no processo de ensino-aprendizagem ativo, atividades em pequenos grupos, problemas como ponto de partida, trabalhos de campo, pesquisas, uso de material audiovisual, dramatização e outros; conteúdos – grande diversidade temática comprovando os resultados das décadas anteriores e variando de acordo com as diferentes escolas médicas: comportamento pessoal, interpessoal, médico, comunidade e ambiente, organização do cuidado à saúde; relações saúde-sociedade; relação médico-paciente; aspectos histórico-sociais da prática médica; variáveis sociais no diagnóstico, prognóstico e tratamento; relações doença-família. As conclusões apresentam alguns aspectos gerais e os principais resultados encontrados na pesquisa. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_22d2c8310dffae8da10526f150f2b272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/11817 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiênciasThe teaching of social sciences in medical schools : revision of experiencesCiências sociaisCiências do comportamentoMedicinaEnsinoO presente artigo descreve e analisa a literatura sobre o ensino das ciências sociais nas escolas médicas em diferentes países, durante o período de 1960 a 2000. A metodologia baseia-se na análise documental/bibliográfica de estudos já sistematizados sobre o tema e de levantamento realizado nos bancos de dados Lilacs, Medline e Sociological Abstracts. Com referência às experiências de 1980 a 2000, os dados levantados de 21 artigos assinalam: objetivos – acompanhar e atender às mudanças sociais, às ocorridas na prestação de serviços de saúde, às necessidades da população; técnicas de ensino – ênfase no processo de ensino-aprendizagem ativo, atividades em pequenos grupos, problemas como ponto de partida, trabalhos de campo, pesquisas, uso de material audiovisual, dramatização e outros; conteúdos – grande diversidade temática comprovando os resultados das décadas anteriores e variando de acordo com as diferentes escolas médicas: comportamento pessoal, interpessoal, médico, comunidade e ambiente, organização do cuidado à saúde; relações saúde-sociedade; relação médico-paciente; aspectos histórico-sociais da prática médica; variáveis sociais no diagnóstico, prognóstico e tratamento; relações doença-família. As conclusões apresentam alguns aspectos gerais e os principais resultados encontrados na pesquisa. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper describes and analyses the literature about teaching social sciences in medical schools in different countries during 1960-2000. The methodology is based on documental/bibliography analyses of both systematized studies and information raised in the following database: Lilacs, Medline, Sociological Abstracts. The data of 1980-2000 from 21 articles point out: objectives of courses – stressing the relationship teaching/social changes/ health care needs/community needs; teaching/ learning methods – increasing activities methods, working with small student s groups, starting from problems, field works, researches, use of audio-visual resources, dramatization, etc.; content of courses – there are a great diversity corroborating the results of prior decades and variable with each medical school. The aim questions are related to personal and interpersonal behavior, medical behavior, community and environment, care health organization, health-society relations, medical-patient relationship, diagnostic and prognostic social variables, illness-family relations. The conclusions present some general aspects and the main results.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-12-17T11:03:47Z2012-12-17T11:03:47Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNUNES, Everardo Duarte et al. O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11817http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015Ciência & Saúde Coletiva - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8123&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Everardo DuarteHennington, Elida AzevedoBarros, Nelson Filice deMontagner, Miguel Ângeloporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T19:06:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/11817Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T19:06:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências The teaching of social sciences in medical schools : revision of experiences |
title |
O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências |
spellingShingle |
O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências Nunes, Everardo Duarte Ciências sociais Ciências do comportamento Medicina Ensino |
title_short |
O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências |
title_full |
O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências |
title_fullStr |
O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências |
title_full_unstemmed |
O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências |
title_sort |
O ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiências |
author |
Nunes, Everardo Duarte |
author_facet |
Nunes, Everardo Duarte Hennington, Elida Azevedo Barros, Nelson Filice de Montagner, Miguel Ângelo |
author_role |
author |
author2 |
Hennington, Elida Azevedo Barros, Nelson Filice de Montagner, Miguel Ângelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Everardo Duarte Hennington, Elida Azevedo Barros, Nelson Filice de Montagner, Miguel Ângelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais Ciências do comportamento Medicina Ensino |
topic |
Ciências sociais Ciências do comportamento Medicina Ensino |
description |
O presente artigo descreve e analisa a literatura sobre o ensino das ciências sociais nas escolas médicas em diferentes países, durante o período de 1960 a 2000. A metodologia baseia-se na análise documental/bibliográfica de estudos já sistematizados sobre o tema e de levantamento realizado nos bancos de dados Lilacs, Medline e Sociological Abstracts. Com referência às experiências de 1980 a 2000, os dados levantados de 21 artigos assinalam: objetivos – acompanhar e atender às mudanças sociais, às ocorridas na prestação de serviços de saúde, às necessidades da população; técnicas de ensino – ênfase no processo de ensino-aprendizagem ativo, atividades em pequenos grupos, problemas como ponto de partida, trabalhos de campo, pesquisas, uso de material audiovisual, dramatização e outros; conteúdos – grande diversidade temática comprovando os resultados das décadas anteriores e variando de acordo com as diferentes escolas médicas: comportamento pessoal, interpessoal, médico, comunidade e ambiente, organização do cuidado à saúde; relações saúde-sociedade; relação médico-paciente; aspectos histórico-sociais da prática médica; variáveis sociais no diagnóstico, prognóstico e tratamento; relações doença-família. As conclusões apresentam alguns aspectos gerais e os principais resultados encontrados na pesquisa. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2012-12-17T11:03:47Z 2012-12-17T11:03:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES, Everardo Duarte et al. O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11817 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015 |
identifier_str_mv |
NUNES, Everardo Duarte et al. O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11817 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508324018716672 |