Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brossi, Giuliana Castro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4629
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
id UNB_23eff21eb7d9cf4b3c76fe6738cf9b5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4629
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de casoProfessores - formaçãoLíngua inglesa - estudo e ensinoLíngua inglesa - ensino superiorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.Este estudo investiga as crenças sobre aprendizagem de língua estrangeira (inglês) e sobre o planejamento de curso de uma professora da escola pública. Não se limita, no entanto, a apenas identificar as crenças da professora, mas propõe, ainda, uma investigação das relações entre as crenças, ações e o planejamento de curso. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de natureza qualitativo-interpretativista. Uma professora do 7º ano do Ensino Fundamental foi a informante do estudo e os dados foram coletados em uma escola pública do interior do estado de Goiás. Os instrumentos utilizados foram um questionário escrito, entrevistas individuais, narrativa, gravação de aulas em áudio e vídeo, sessões de visionamento, além da análise de documento. Os resultados sugerem que, além das crenças, outros fatores influenciam a seleção do conteúdo, o planejamento de curso e as ações da professora. Evidenciou-se, ainda, uma relação entre as experiências e as crenças, assim como entre experiências e as ações. O estudo contribui para ampliar as pesquisas relacionadas ao planejamento de curso e a crenças sobre aspectos específicos na aprendizagem de língua estrangeira, além de colaborar para a formação de professores. Esta investigação apresenta, ainda, implicações para a reflexão acerca do papel do professor e do aluno no processo planejamento-ensino-aprendizagem de língua(s). ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigates the beliefs about the learning process of a foreign language (English) and about the curricular plan of a teacher in a public school. It not only identifies the beliefs of the teacher, but also proposes to investigate the relationships among beliefs, actions and the actual planning of the curriculum. The research encompasses a case study of qualitativeinterpretive nature. A seventh grade teacher participated as informant of this study and the data gathered came from a public school from the state of Goiás, Brazil. The instruments used to gather information include a written questionnaire, individual interviews, narratives, audio and video recording of classes, observed sessions by researcher, as well as analysis of documents. The results suggest that, beyond beliefs, other factors influence the selection of content, the planning of the curriculum and the actions of the teacher. Evidence points to a relationship between the experiences and beliefs, as well as between experiences and actions. The study contributes to expand the researches related to planning of curriculums and the beliefs regarding specific aspects in the learning process of a foreign language, thus collaborating with the training of teachers. This investigation also suggests a reflection about the role of the teacher and of the student in the process of planning-teaching-learning process of a language.Conceição, Mariney PereiraBrossi, Giuliana Castro2010-05-17T12:44:57Z2010-05-17T12:44:57Z2010-05-172008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBROSSI, Giuliana Castro. Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4629info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:31:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/4629Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:31:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso
title Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso
spellingShingle Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso
Brossi, Giuliana Castro
Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
Língua inglesa - ensino superior
title_short Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso
title_full Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso
title_fullStr Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso
title_full_unstemmed Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso
title_sort Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso
author Brossi, Giuliana Castro
author_facet Brossi, Giuliana Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conceição, Mariney Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Brossi, Giuliana Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
Língua inglesa - ensino superior
topic Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
Língua inglesa - ensino superior
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-05-17T12:44:57Z
2010-05-17T12:44:57Z
2010-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BROSSI, Giuliana Castro. Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4629
identifier_str_mv BROSSI, Giuliana Castro. Crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) sobre o planejamento de curso e a aprendizagem : um estudo de caso. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900762669875200