Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Silvia de Melo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8914
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
id UNB_72ad020db5d1ad65b6ccbfdd47581992
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8914
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)Professores de línguas - formaçãoLíngua inglesa - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.Este estudo propõe a investigação das crenças de uma professora formadora sobre o papel do professor de LE, considerando a importância do professor formador no processo reflexivo de formação de futuros profissionais da área de ensino e aprendizagem de línguas. A pesquisa configura-se como um estudo de caso e teve como objetivo levantar as crenças da professora, relacionando-as a suas experiências anteriores de ensino e aprendizagem de LE e também à sua prática como formadora. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário escrito, entrevistas, gravações em áudio e vídeo, narrativa oral e escrita, observações em sala de aula, notas de campo e sessões reflexivas. Os resultados sugerem várias crenças, dentre elas, a de que é papel do professor motivar o aluno e a de que o professor é o maior ou o único responsável pelo processo de avaliação. As crenças identificadas parecem ligadas à experiência e/ou prática da participante como formadora, o que demonstra a necessidade de que as investigações sobre crenças considerem as experiências e ações dos participantes. O presente trabalho contribui para agregar dados de pesquisas sobre crenças, em especial, as do professor formador. Por meio desta investigação, espero contribuir para o esclarecimento das origens das crenças do professor formador e para a análise das possíveis influências destas na formação dos professores aprendizes, possibilitando uma formação reflexiva mais efetiva. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study proposes the investigation of a teacher educator’s beliefs about the role of foreign language teachers, taking into consideration her conclusive importance in the reflective process of formation of these future professionals in the field of language teaching. This investigation is a case study that aims at collecting beliefs of this teacher educator, relating them to her previous language teaching and learning experiences and also to her practice as a teacher educator. The following sources of data collection were used: written questionnaire, interview, audio and video recordings, written and oral narratives, class observations, field notes, and reflection sessions. The findings suggest various beliefs. One of them is that motivating the student is one of the teacher’s role, and also that the teacher is the major, or the only responsible for the evaluation process. All the beliefs detected are connected to the experience and/or practice of the teacher investigated, which shows the importance and relevance of investigating beliefs considering the experience and practice of informants, in general, to reach more revealing results. The present work contributes to add data to beliefs research, especially, about the teacher educator. I hope this investigation not only helps trace the origins of the teacher educator’s beliefs, but also analyzes the possible influences of these in the formation of teacher learners, making their education more reflexive and effective.Conceição, Mariney PereiraCaldas, Silvia de Melo2011-07-04T17:25:05Z2011-07-04T17:25:05Z2011-07-042008-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCALDAS, Silva de Melo. Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês). 2008. xi, 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8914info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/8914Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)
title Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)
spellingShingle Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)
Caldas, Silvia de Melo
Professores de línguas - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
title_short Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)
title_full Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)
title_fullStr Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)
title_full_unstemmed Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)
title_sort Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês)
author Caldas, Silvia de Melo
author_facet Caldas, Silvia de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conceição, Mariney Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Silvia de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de línguas - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
topic Professores de línguas - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-27
2011-07-04T17:25:05Z
2011-07-04T17:25:05Z
2011-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALDAS, Silva de Melo. Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês). 2008. xi, 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8914
identifier_str_mv CALDAS, Silva de Melo. Crenças de uma professora formadora a respeito do papel do professor de língua estrangeira (inglês). 2008. xi, 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508248033656832