Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41582 https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315 |
Resumo: | Os Mestrados Profissionais - especialmente aqueles na área de Ensino e, em particular, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - têm feito, em suas dissertações, amplo uso de referenciais teóricos que possam dar consistência aos produtos educacionais que são confeccionados como exigência para a conclusão do curso. Entretanto, de modo geral, esses referenciais teóricos raramente são considerados de maneira estrita nos próprios trabalhos, sendo, algumas vezes, até mesmo impossível divisá-los nas metodologias e nas sequências didáticas que lhes dão forma. Esse fenômeno pode estar associado ao fato de que muitos desses referenciais teóricos são calcado sem Teorias de Aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da Psicologia da Educação, estando, assim, estruturalmente muito amplos e distantes da prática de sala de aula, que são o foco dos produtos educacionais. Neste trabalho, revisamos essa questão, propondo que qualquer Teoria de Aprendizagem deve ser acompanhada de uma Teoria da Educação, de modo a fazer as necessárias conexões com a sala de aula. Como estudo de caso, é apresentada uma relação entre uma Teoria de Aprendizagem,desenvolvida por David Ausubel, e uma Teoria da Educação, desenvolvida por Mathew Lipman,mostrando suas interconexões e como uma articulação entre ambas pode gerar um referencial teórico muito mais robusto e concretizável. |
id |
UNB_23febc16a963a4334802125d3066f355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/41582 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e LipmanTeorias da aprendizagemEducaçãoPrática de ensinoOs Mestrados Profissionais - especialmente aqueles na área de Ensino e, em particular, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - têm feito, em suas dissertações, amplo uso de referenciais teóricos que possam dar consistência aos produtos educacionais que são confeccionados como exigência para a conclusão do curso. Entretanto, de modo geral, esses referenciais teóricos raramente são considerados de maneira estrita nos próprios trabalhos, sendo, algumas vezes, até mesmo impossível divisá-los nas metodologias e nas sequências didáticas que lhes dão forma. Esse fenômeno pode estar associado ao fato de que muitos desses referenciais teóricos são calcado sem Teorias de Aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da Psicologia da Educação, estando, assim, estruturalmente muito amplos e distantes da prática de sala de aula, que são o foco dos produtos educacionais. Neste trabalho, revisamos essa questão, propondo que qualquer Teoria de Aprendizagem deve ser acompanhada de uma Teoria da Educação, de modo a fazer as necessárias conexões com a sala de aula. Como estudo de caso, é apresentada uma relação entre uma Teoria de Aprendizagem,desenvolvida por David Ausubel, e uma Teoria da Educação, desenvolvida por Mathew Lipman,mostrando suas interconexões e como uma articulação entre ambas pode gerar um referencial teórico muito mais robusto e concretizável.Instituto de Física - Universidade de Brasília2021-08-05T18:41:46Z2021-08-05T18:41:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41582https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315(CC BY NC SA) - Revista do Professor de Física é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Filho, Olavo Leopoldino daFerreira, Marcelloporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/41582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman |
title |
Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman |
spellingShingle |
Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman Silva Filho, Olavo Leopoldino da Teorias da aprendizagem Educação Prática de ensino |
title_short |
Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman |
title_full |
Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman |
title_fullStr |
Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman |
title_full_unstemmed |
Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman |
title_sort |
Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman |
author |
Silva Filho, Olavo Leopoldino da |
author_facet |
Silva Filho, Olavo Leopoldino da Ferreira, Marcello |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Marcello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho, Olavo Leopoldino da Ferreira, Marcello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias da aprendizagem Educação Prática de ensino |
topic |
Teorias da aprendizagem Educação Prática de ensino |
description |
Os Mestrados Profissionais - especialmente aqueles na área de Ensino e, em particular, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - têm feito, em suas dissertações, amplo uso de referenciais teóricos que possam dar consistência aos produtos educacionais que são confeccionados como exigência para a conclusão do curso. Entretanto, de modo geral, esses referenciais teóricos raramente são considerados de maneira estrita nos próprios trabalhos, sendo, algumas vezes, até mesmo impossível divisá-los nas metodologias e nas sequências didáticas que lhes dão forma. Esse fenômeno pode estar associado ao fato de que muitos desses referenciais teóricos são calcado sem Teorias de Aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da Psicologia da Educação, estando, assim, estruturalmente muito amplos e distantes da prática de sala de aula, que são o foco dos produtos educacionais. Neste trabalho, revisamos essa questão, propondo que qualquer Teoria de Aprendizagem deve ser acompanhada de uma Teoria da Educação, de modo a fazer as necessárias conexões com a sala de aula. Como estudo de caso, é apresentada uma relação entre uma Teoria de Aprendizagem,desenvolvida por David Ausubel, e uma Teoria da Educação, desenvolvida por Mathew Lipman,mostrando suas interconexões e como uma articulação entre ambas pode gerar um referencial teórico muito mais robusto e concretizável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-08-05T18:41:46Z 2021-08-05T18:41:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio. 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41582 https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315 |
identifier_str_mv |
SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio. 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41582 https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Física - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Física - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508166275137536 |