Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Marcello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41582
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315
Resumo: Os Mestrados Profissionais - especialmente aqueles na área de Ensino e, em particular, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - têm feito, em suas dissertações, amplo uso de referenciais teóricos que possam dar consistência aos produtos educacionais que são confeccionados como exigência para a conclusão do curso. Entretanto, de modo geral, esses referenciais teóricos raramente são considerados de maneira estrita nos próprios trabalhos, sendo, algumas vezes, até mesmo impossível divisá-los nas metodologias e nas sequências didáticas que lhes dão forma. Esse fenômeno pode estar associado ao fato de que muitos desses referenciais teóricos são calcado sem Teorias de Aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da Psicologia da Educação, estando, assim, estruturalmente muito amplos e distantes da prática de sala de aula, que são o foco dos produtos educacionais. Neste trabalho, revisamos essa questão, propondo que qualquer Teoria de Aprendizagem deve ser acompanhada de uma Teoria da Educação, de modo a fazer as necessárias conexões com a sala de aula. Como estudo de caso, é apresentada uma relação entre uma Teoria de Aprendizagem,desenvolvida por David Ausubel, e uma Teoria da Educação, desenvolvida por Mathew Lipman,mostrando suas interconexões e como uma articulação entre ambas pode gerar um referencial teórico muito mais robusto e concretizável.
id UNB_23febc16a963a4334802125d3066f355
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41582
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e LipmanTeorias da aprendizagemEducaçãoPrática de ensinoOs Mestrados Profissionais - especialmente aqueles na área de Ensino e, em particular, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - têm feito, em suas dissertações, amplo uso de referenciais teóricos que possam dar consistência aos produtos educacionais que são confeccionados como exigência para a conclusão do curso. Entretanto, de modo geral, esses referenciais teóricos raramente são considerados de maneira estrita nos próprios trabalhos, sendo, algumas vezes, até mesmo impossível divisá-los nas metodologias e nas sequências didáticas que lhes dão forma. Esse fenômeno pode estar associado ao fato de que muitos desses referenciais teóricos são calcado sem Teorias de Aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da Psicologia da Educação, estando, assim, estruturalmente muito amplos e distantes da prática de sala de aula, que são o foco dos produtos educacionais. Neste trabalho, revisamos essa questão, propondo que qualquer Teoria de Aprendizagem deve ser acompanhada de uma Teoria da Educação, de modo a fazer as necessárias conexões com a sala de aula. Como estudo de caso, é apresentada uma relação entre uma Teoria de Aprendizagem,desenvolvida por David Ausubel, e uma Teoria da Educação, desenvolvida por Mathew Lipman,mostrando suas interconexões e como uma articulação entre ambas pode gerar um referencial teórico muito mais robusto e concretizável.Instituto de Física - Universidade de Brasília2021-08-05T18:41:46Z2021-08-05T18:41:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41582https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315(CC BY NC SA) - Revista do Professor de Física é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Filho, Olavo Leopoldino daFerreira, Marcelloporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/41582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
title Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
spellingShingle Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Teorias da aprendizagem
Educação
Prática de ensino
title_short Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
title_full Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
title_fullStr Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
title_full_unstemmed Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
title_sort Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
author Silva Filho, Olavo Leopoldino da
author_facet Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Ferreira, Marcello
author_role author
author2 Ferreira, Marcello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Ferreira, Marcello
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias da aprendizagem
Educação
Prática de ensino
topic Teorias da aprendizagem
Educação
Prática de ensino
description Os Mestrados Profissionais - especialmente aqueles na área de Ensino e, em particular, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - têm feito, em suas dissertações, amplo uso de referenciais teóricos que possam dar consistência aos produtos educacionais que são confeccionados como exigência para a conclusão do curso. Entretanto, de modo geral, esses referenciais teóricos raramente são considerados de maneira estrita nos próprios trabalhos, sendo, algumas vezes, até mesmo impossível divisá-los nas metodologias e nas sequências didáticas que lhes dão forma. Esse fenômeno pode estar associado ao fato de que muitos desses referenciais teóricos são calcado sem Teorias de Aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da Psicologia da Educação, estando, assim, estruturalmente muito amplos e distantes da prática de sala de aula, que são o foco dos produtos educacionais. Neste trabalho, revisamos essa questão, propondo que qualquer Teoria de Aprendizagem deve ser acompanhada de uma Teoria da Educação, de modo a fazer as necessárias conexões com a sala de aula. Como estudo de caso, é apresentada uma relação entre uma Teoria de Aprendizagem,desenvolvida por David Ausubel, e uma Teoria da Educação, desenvolvida por Mathew Lipman,mostrando suas interconexões e como uma articulação entre ambas pode gerar um referencial teórico muito mais robusto e concretizável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-08-05T18:41:46Z
2021-08-05T18:41:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio. 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41582
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315
identifier_str_mv SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41582
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Física - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Física - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508166275137536