A teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel: uma alternativa didática para a educação matemática / David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning: A Didactic Alternative to Mathematics Education
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19068 |
Resumo: | Tendo em vista as dificuldades de aprendizagem observadas em contexto atuais da Educação Matemática apresenta-se, nesse artigo, resultados de um estudo teórico sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, com objetivo de socializar seus pressupostos como uma possibilidade didática viável para o ensino e para a aprendizagem significativa em Matemática. Assim, são apresentados os principais conceitos, bem como os aspectos metodológicos necessários para se propiciar ambientes de ensino que favoreçam a ocorrência desse tipo de aprendizagem. Por suas características, verificou-se que essa teoria pode ser uma alternativa didática viável no contexto da Educação Matemática, por possibilitar a construção e compreensão de conceitos com significados precisos, diferenciados e transferíveis, que são fundamentais na construção de conhecimentos em Matemática. |
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A teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel: uma alternativa didática para a educação matemática / David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning: A Didactic Alternative to Mathematics EducationTeoria da Aprendizagem Significativa. Ensino. Aprendizagem.Tendo em vista as dificuldades de aprendizagem observadas em contexto atuais da Educação Matemática apresenta-se, nesse artigo, resultados de um estudo teórico sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, com objetivo de socializar seus pressupostos como uma possibilidade didática viável para o ensino e para a aprendizagem significativa em Matemática. Assim, são apresentados os principais conceitos, bem como os aspectos metodológicos necessários para se propiciar ambientes de ensino que favoreçam a ocorrência desse tipo de aprendizagem. Por suas características, verificou-se que essa teoria pode ser uma alternativa didática viável no contexto da Educação Matemática, por possibilitar a construção e compreensão de conceitos com significados precisos, diferenciados e transferíveis, que são fundamentais na construção de conhecimentos em Matemática. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1906810.34117/bjdv6n10-668Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83187-83201Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83187-83201Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83187-832012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19068/15319Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBiasotto, Leonardo CaumoFim, Camila FaligurskiKripka, Rosana Maria Luvezute2021-02-04T12:50:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19068Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:50.675708Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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