Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanello, Valeska
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19729
Resumo: O presente texto visa analisar a experiência da autora no programa Filosofia na Escola, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília junto à Fundação Educacional do Distrito Federal. Propõe-se uma leitura a partir da perspectiva dos processos de subjetivação para a compreensão das dinâmicas ocorridas desde a implementação do programa até os modos de funcionamento das comunidades de investigação tanto do corpo docente quanto discente, bem como suas possíveis imbricações. O amálgama escolhido como fio condutor na compreensão é a idéia de sentido, que engloba tanto a dimensão cognitiva quanto a afetividade do sujeito, ou seja, o modo como é afetado (o seu sentir). Procura-se apontar, a partir destas reflexões, um papel específico para o psicólogo neste tipo de programa. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_26a11d5788936e83c2ed9e2e448fa61b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19729
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexãoFilosofia e criançasSubjetividadeO presente texto visa analisar a experiência da autora no programa Filosofia na Escola, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília junto à Fundação Educacional do Distrito Federal. Propõe-se uma leitura a partir da perspectiva dos processos de subjetivação para a compreensão das dinâmicas ocorridas desde a implementação do programa até os modos de funcionamento das comunidades de investigação tanto do corpo docente quanto discente, bem como suas possíveis imbricações. O amálgama escolhido como fio condutor na compreensão é a idéia de sentido, que engloba tanto a dimensão cognitiva quanto a afetividade do sujeito, ou seja, o modo como é afetado (o seu sentir). Procura-se apontar, a partir destas reflexões, um papel específico para o psicólogo neste tipo de programa. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article aims to analyze the author experience in the Philosophy in School program, developed by the University of Brasília and Educational Foundation of Federal District. It proposes a point-of-view of the subjectivity processes for the comprehension of the dynamics happened from the program beginning until the inquiry communities operation ways- including teaching staff and student body-and theirs implications. The amalgam chosen as principal way in the comprehension is the idea of "sense", which comprises the cognitive and affective (manner how the subject is affected) dimensions. lt searches then to point out a specific role to the psychologist in this kind of program.Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará2016-03-22T14:33:06Z2016-03-22T14:33:06Z2004-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZANELLO, Valeska. Subjetividade e filosofia com crianças: um relato de experiência e reflexão. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 22, n. 1, p. 38-47, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/12857/1/2004_art_vzanello.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19729Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor da revista, em 17 mar. 2016, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessZanello, Valeskaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/19729Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
title Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
spellingShingle Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
Zanello, Valeska
Filosofia e crianças
Subjetividade
title_short Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
title_full Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
title_fullStr Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
title_full_unstemmed Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
title_sort Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
author Zanello, Valeska
author_facet Zanello, Valeska
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanello, Valeska
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia e crianças
Subjetividade
topic Filosofia e crianças
Subjetividade
description O presente texto visa analisar a experiência da autora no programa Filosofia na Escola, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília junto à Fundação Educacional do Distrito Federal. Propõe-se uma leitura a partir da perspectiva dos processos de subjetivação para a compreensão das dinâmicas ocorridas desde a implementação do programa até os modos de funcionamento das comunidades de investigação tanto do corpo docente quanto discente, bem como suas possíveis imbricações. O amálgama escolhido como fio condutor na compreensão é a idéia de sentido, que engloba tanto a dimensão cognitiva quanto a afetividade do sujeito, ou seja, o modo como é afetado (o seu sentir). Procura-se apontar, a partir destas reflexões, um papel específico para o psicólogo neste tipo de programa. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01
2016-03-22T14:33:06Z
2016-03-22T14:33:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANELLO, Valeska. Subjetividade e filosofia com crianças: um relato de experiência e reflexão. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 22, n. 1, p. 38-47, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/12857/1/2004_art_vzanello.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19729
identifier_str_mv ZANELLO, Valeska. Subjetividade e filosofia com crianças: um relato de experiência e reflexão. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 22, n. 1, p. 38-47, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/12857/1/2004_art_vzanello.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580888815140864