Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jair Lúcio Prados
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6886
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2010.
id UNB_2740f07917f9bd00a44ad4a892ed91ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6886
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativasFísica - estudo e ensinoÓtica - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2010.Nesse trabalho, é analisada a influência que o uso de experimentos demonstrativos pode trazer para a aprendizagem de Óptica. Assume-se como hipótese principal que o desenvolvimento de experiências em sala, quando reconceitualizadas segundo a proposta de Hodson, tende a contribuir para a geração de conflitos cognitivos no estudante, se comparada à experiência didática tradicional, onde a experimentação frequentemente está ausente. São dadas justificativas para uma análise dessa mudança sob um viés piagetiano, compatibilizado com a proposta de reconceitualização do trabalho experimental de Hodson. A metodologia utilizada para a estrutura de apresentação dos temas relativos à natureza da luz, reflexão, refração, difração e espalhamento foi “quase-experimental”, trabalhando com um grupo experimental contrastado a um grupo de controle. A mensuração da eficácia do método de trabalho sugerido foi feita a partir de uma análise que combinou fatores quantitativos e qualitativos, a qual permitiu identificar que alguns dos tópicos discutidos apresentaram melhores resultados na aprendizagem, por estarem mais vinculados às experiências demonstrativas realizadas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this work, we analyze the influence that the use of demonstrative experiments can bring to the learning of optics. It is assumed as main hypothesis that the development of experimental activities in the classroom, when reconceptualized according to Hodson proposal, tends to contribute to the generation of cognitive conflicts in students when compared to traditional didactic experience, where experimentation is often absent. Justifications are given for an analysis of changes under a Piagetian bias, reconciled with the reconceptualization of the experimental work proposed by Hodson. The methodology used to structure the presentation of issues relating to the nature of light, reflection, refraction, diffraction and scattering was quasiexperimental, working with an experimental group contrasted with a control group. The measuring of the effectiveness of the suggested working method was made from a quantitative analysis, which identified some of the topics discussed had better results in learning, being more tied to the demonstration experiments carried out.Verdeaux, Maria de Fátima da SilvaRibeiro, Jair Lúcio Prados2011-02-14T23:26:05Z2011-02-14T23:26:05Z2011-02-142010-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Experimentos em óptica: uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6886info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/6886Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas
title Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas
spellingShingle Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas
Ribeiro, Jair Lúcio Prados
Física - estudo e ensino
Ótica - estudo e ensino
title_short Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas
title_full Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas
title_fullStr Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas
title_full_unstemmed Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas
title_sort Experimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas
author Ribeiro, Jair Lúcio Prados
author_facet Ribeiro, Jair Lúcio Prados
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jair Lúcio Prados
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Ótica - estudo e ensino
topic Física - estudo e ensino
Ótica - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-12
2011-02-14T23:26:05Z
2011-02-14T23:26:05Z
2011-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Experimentos em óptica: uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6886
identifier_str_mv RIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Experimentos em óptica: uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580919473405952