Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573 |
Resumo: | Neste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, conseqüentemente, com sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_2778c8efa9ce567f56044f3317322728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/9573 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professorProfessores - formaçãoLíngua inglesa - estudo e ensinoNeste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, conseqüentemente, com sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this article, we discuss the importance, concepts, and characteristics of beliefs, highlighting their significance for reflection in language teacher education, by presenting a theoretical review of studies on the relationship between beliefs, experience, context, and teacher practice. The assumptions presented call attention to the importance of the construct and implications for language teacher education: first, that experiences and beliefs affect teachers´ actions, according to Johnson (1994), Richards and Lockhart (1996), and Zeichner (1983, 1999); and second, the contexts in which teachers operate interact with their beliefs and consequently with their teaching practices.2011-11-07T11:31:46Z2011-11-07T11:31:46Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBOMFIM, Bernadette Barbara Sebastian Barga, CONCEIçãO, Mariney Pereira. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2951/2564>. Acesso em: 07 Nov. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573A revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Bernadette Barbara Sebastian BargaConceição, Mariney Pereiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/9573Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor |
title |
Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor |
spellingShingle |
Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga Professores - formação Língua inglesa - estudo e ensino |
title_short |
Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor |
title_full |
Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor |
title_fullStr |
Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor |
title_full_unstemmed |
Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor |
title_sort |
Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor |
author |
Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga |
author_facet |
Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga Conceição, Mariney Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Mariney Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga Conceição, Mariney Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Língua inglesa - estudo e ensino |
topic |
Professores - formação Língua inglesa - estudo e ensino |
description |
Neste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, conseqüentemente, com sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-11-07T11:31:46Z 2011-11-07T11:31:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOMFIM, Bernadette Barbara Sebastian Barga, CONCEIçãO, Mariney Pereira. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2951/2564>. Acesso em: 07 Nov. 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573 |
identifier_str_mv |
BOMFIM, Bernadette Barbara Sebastian Barga, CONCEIçãO, Mariney Pereira. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2951/2564>. Acesso em: 07 Nov. 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508386952151040 |