Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Conceição, Mariney Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573
Resumo: Neste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, conseqüentemente, com sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_2778c8efa9ce567f56044f3317322728
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9573
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professorProfessores - formaçãoLíngua inglesa - estudo e ensinoNeste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, conseqüentemente, com sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this article, we discuss the importance, concepts, and characteristics of beliefs, highlighting their significance for reflection in language teacher education, by presenting a theoretical review of studies on the relationship between beliefs, experience, context, and teacher practice. The assumptions presented call attention to the importance of the construct and implications for language teacher education: first, that experiences and beliefs affect teachers´ actions, according to Johnson (1994), Richards and Lockhart (1996), and Zeichner (1983, 1999); and second, the contexts in which teachers operate interact with their beliefs and consequently with their teaching practices.2011-11-07T11:31:46Z2011-11-07T11:31:46Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBOMFIM, Bernadette Barbara Sebastian Barga, CONCEIçãO, Mariney Pereira. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2951/2564>. Acesso em: 07 Nov. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573A revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Bernadette Barbara Sebastian BargaConceição, Mariney Pereiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/9573Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
title Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
spellingShingle Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga
Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
title_short Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
title_full Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
title_fullStr Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
title_full_unstemmed Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
title_sort Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
author Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga
author_facet Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga
Conceição, Mariney Pereira
author_role author
author2 Conceição, Mariney Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga
Conceição, Mariney Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
topic Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
description Neste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, conseqüentemente, com sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-11-07T11:31:46Z
2011-11-07T11:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOMFIM, Bernadette Barbara Sebastian Barga, CONCEIçãO, Mariney Pereira. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2951/2564>. Acesso em: 07 Nov. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573
identifier_str_mv BOMFIM, Bernadette Barbara Sebastian Barga, CONCEIçãO, Mariney Pereira. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2951/2564>. Acesso em: 07 Nov. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508386952151040