A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feminista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Francinéia Francisca Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31657
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_28072a85fb7a795aa4bc8285936b7d32
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31657
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feministaMulheresEducação de jovens e adultosGêneroCapitalismoMulheres - identidade socialFeminismoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.A dissertação procurou estabelecer uma relação baseada no diálogo da mulher com a Educação de Jovens e Adultos – EJA, para a construção da consciência feminista. A questão de pesquisa configurou-se dessa forma: A escola, por intermédio de ações reflexivas do programa educativo e dos círculos de estudos da metodologia da Pesquisa-Ação com mulheres da EJA, poderá contribuir para a tomada de consciência da equidade de gêneros dessas mulheres? O objetivo geral se estabeleceu em propiciar ações e reflexões por intermédio do programa educativo e dos círculos de estudos da metodologia da PesquisaAção, que contribuam para a construção da consciência de equidade de gênero na EJA. Os objetivos específicos configuraram-se em comparar as ideias das mulheres da EJA antes e depois da ação dialógica de pesquisa em relação à igualdade de gêneros; analisar as mudanças nos discursos e atitudes das mulheres da EJA em relação aos papéis femininos e à naturalização da submissão da mulher; analisar as mudanças discursivas e atitudes das mulheres da EJA em relação à violência contra as mulheres e o conhecimento da Lei 11.340/2006, Lei Maria da Penha. Para tanto, procurou articular a educação das mulheres no contexto capitalista, tendo como referência as contribuições do Materialismo HistóricoDialético por intermédio dos constructos de Marx, Engels, Saffioti e Saviani. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação baseada em Bosco Pinto. A pesquisa revela que a educação é uma ferramenta valiosa na construção da equidade de gênero; que para se construir uma educação libertadora, os/as educadores/as precisam abandonar posturas que sedimentam a educação bancária e a sociedade estratificada em classes sociais, para a construção de posturas políticas-pedagógicas baseadas no diálogo e nas relações horizontais, gerando mudanças coletivas. O programa educativo da pesquisa-ação permitiu que todos/as envolvidos/as construíssem conhecimentos a respeito da realidade subalterna da mulher brasileira. As mulheres do círculo de dessilenciamento da EJA desconstruíram muitos aspectos da naturalização da submissão feminina. Estas percebem os avanços que obtiveram na história, reconhecem, ainda, que muito ainda precisa ser mudado culturalmente para a equidade de gênero.The essay has sought to establish a relationship based on the women’s dialogue with the youth and adult education (YAE), for the construction of feminist consciousness.The research question was configured like the following: Can the school, through reflexive actions of the educational program and study groups of the methodology of Research-Action with YAE women, contribute to the taking of consciousness of gender equity for these women? The main goal was stablished in propitiating action and reflection through educational program and study groups of the Research-Action methodology, which contribute for the consciousness construction of gender equity in YAE. The specific goals were set in comparing the YAE women’s ideas before and after dialogue action of research regarding gender equality; analising changes in speech and attitude of YAE women regarding female roles and naturalization of women’s submission; analising speech and attitude changes on YAE women regarding violence against women and knowledge of the 11,340/2006 Law, Maria da Penha Law.Therefore, it looked to articulate education of women in the capitalistcontext, using as reference contributions of the Dialectical-Historical Materialism through the constructs of Marx, Engels, Saffioti and Saviani. The adopted methodology was research-action based on Bosco Pinto. The research reveals that education is a valuable tool on the construction of gender equity. The research reveals that education is a valuable tool for the gender equity construction; which, to build liberating education, educators must abandon stances which sediment bank education and society stratified in social classes, for the construction of pedagogical-political posture based on dialogue and horizontal relationships, generating collective changes. The research-action educational program allowed all individuals involved to construct knowledge about the subordinate reality of the Brazilian women. The women of the YAE unsilencing circle have deconstructed many aspects of the naturalization of the female subjection. They realize the advances they have obtained in history; recognize, still, that much has yet to be changed culturally for gender equity.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Maria ClarisseSoares, Francinéia Francisca Gomes2018-04-12T21:32:38Z2018-04-12T21:32:38Z2018-04-122017-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOARES, Francinéia Francisca Gomes. A relação dialógica: mulher e EJA na construção da consciência feminista. 2017. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31657A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:36:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/31657Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:36:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feminista
title A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feminista
spellingShingle A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feminista
Soares, Francinéia Francisca Gomes
Mulheres
Educação de jovens e adultos
Gênero
Capitalismo
Mulheres - identidade social
Feminismo
title_short A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feminista
title_full A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feminista
title_fullStr A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feminista
title_full_unstemmed A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feminista
title_sort A relação dialógica : mulher e EJA na construção da consciência feminista
author Soares, Francinéia Francisca Gomes
author_facet Soares, Francinéia Francisca Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Clarisse
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Francinéia Francisca Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Educação de jovens e adultos
Gênero
Capitalismo
Mulheres - identidade social
Feminismo
topic Mulheres
Educação de jovens e adultos
Gênero
Capitalismo
Mulheres - identidade social
Feminismo
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
2018-04-12T21:32:38Z
2018-04-12T21:32:38Z
2018-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Francinéia Francisca Gomes. A relação dialógica: mulher e EJA na construção da consciência feminista. 2017. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31657
identifier_str_mv SOARES, Francinéia Francisca Gomes. A relação dialógica: mulher e EJA na construção da consciência feminista. 2017. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508227672408064