Sistema Personalizado de Ensino, Educação à Distância e aprendizagem centrada no aluno
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27484 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300002 |
Resumo: | O Sistema Personalizado de Ensino (PSI), amplamente utilizado nos anos 1970, e a Educação à Distância (EAD) são duas metodologias de ensino que rompem com modelos tradicionais de educação, nos quais o centro crítico de transmissão de informação é o professor. O presente trabalho apresenta as principais características dessas duas formas de ensinar, ressaltando suas similaridades. Alguns estudos nos quais PSI e EAD foram utilizados em conjunto são descritos e as vantagens de tal junção são discutidas. Sugere-se, ao final deste trabalho, que o uso conjunto do PSI e da EAD pode ser uma forma viável de disseminação e democratização de um ensino de qualidade, alicerçado em evidências empíricas de sua eficácia. |
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Todorov, João ClaudioMoreira, Márcio BorgesMartone, Ricardo Corrêa2017-12-07T04:52:00Z2017-12-07T04:52:00Z2009Psic.: Teor. e Pesq.,v.25,n.3,p.289-296,2009http://repositorio.unb.br/handle/10482/27484https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300002O Sistema Personalizado de Ensino (PSI), amplamente utilizado nos anos 1970, e a Educação à Distância (EAD) são duas metodologias de ensino que rompem com modelos tradicionais de educação, nos quais o centro crítico de transmissão de informação é o professor. O presente trabalho apresenta as principais características dessas duas formas de ensinar, ressaltando suas similaridades. Alguns estudos nos quais PSI e EAD foram utilizados em conjunto são descritos e as vantagens de tal junção são discutidas. Sugere-se, ao final deste trabalho, que o uso conjunto do PSI e da EAD pode ser uma forma viável de disseminação e democratização de um ensino de qualidade, alicerçado em evidências empíricas de sua eficácia.Personalized System of Instruction (PSI), broadly employed in the 1970's, and Distance Learning (DL) are teaching methodologies that differ from the traditional models of education, in which the critical core of information transmission is the teacher. This work presents the main features of both PSI and DL, highlighting their similarities. Studies in which PSI and DL were used together are described, and the advantages of this junction are discussed. It is suggested, at the end of this work, that using PSI and DL together may be a viable way of dissemination and democratization of quality education, based on empirical evidence of its effectiveness.Em processamentoInstituto de Psicologia, Universidade de BrasíliaSistema Personalizado de Ensino, Educação à Distância e aprendizagem centrada no alunoPersonalized System of Instruction, Distance Learning, and student-centered learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducaçãoSistema personalizado de ensinoEducação à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALa02v25n3.pdfapplication/pdf352658http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27484/1/a02v25n3.pdfb89ee44426b14f5c84817b921041b018MD51open access10482/274842023-10-09 17:55:32.243open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27484Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-09T20:55:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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O Sistema Personalizado de Ensino (PSI), amplamente utilizado nos anos 1970, e a Educação à Distância (EAD) são duas metodologias de ensino que rompem com modelos tradicionais de educação, nos quais o centro crítico de transmissão de informação é o professor. O presente trabalho apresenta as principais características dessas duas formas de ensinar, ressaltando suas similaridades. Alguns estudos nos quais PSI e EAD foram utilizados em conjunto são descritos e as vantagens de tal junção são discutidas. Sugere-se, ao final deste trabalho, que o uso conjunto do PSI e da EAD pode ser uma forma viável de disseminação e democratização de um ensino de qualidade, alicerçado em evidências empíricas de sua eficácia. |
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