As relações entre DCNEI e a educação personalizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agüero, Mariana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115709
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se articulam com a Educação Personalizada e a Educação Oportuna de uma escola de educação infantil, a partir de uma experiência de estágio obrigatório realizada no 7° semestre do curso de Pedagogia da UFRGS no primeiro semestre do ano letivo de 2014. Estabelecendo, para tanto, dois objetivos principais: compreender e estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta de Educação Personalizada e a metodologia de trabalho da Educação Oportuna e refletir sobre a minha prática como docente, dentro desta proposta de Educação. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas vivenciadas por mim dentro de uma escola que utiliza a Educação Personalizada. Para tanto utilizo meu relatório de estágio para subsidiar minhas análises, bem como o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e livros e materiais que estudam a Educação Personalizada e a Educação Oportuna. Para isso utilizo o conceito de criança e currículo como categorias de análise desta pesquisa, buscando relacioná-los com a minha experiência de estágio docente. Como reflexões finais o estudo destacou a importância de um tempo de aula maior, para a concretização desta proposta de educação, bem como de um acompanhamento pedagógico constante e rico na formação de professores.
id UFRGS-2_ee13b0570913887777e47ddf2d78a7a3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115709
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Agüero, MarianaAlbuquerque, Simone Santos de2015-05-01T01:58:01Z2014http://hdl.handle.net/10183/115709000954154Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se articulam com a Educação Personalizada e a Educação Oportuna de uma escola de educação infantil, a partir de uma experiência de estágio obrigatório realizada no 7° semestre do curso de Pedagogia da UFRGS no primeiro semestre do ano letivo de 2014. Estabelecendo, para tanto, dois objetivos principais: compreender e estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta de Educação Personalizada e a metodologia de trabalho da Educação Oportuna e refletir sobre a minha prática como docente, dentro desta proposta de Educação. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas vivenciadas por mim dentro de uma escola que utiliza a Educação Personalizada. Para tanto utilizo meu relatório de estágio para subsidiar minhas análises, bem como o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e livros e materiais que estudam a Educação Personalizada e a Educação Oportuna. Para isso utilizo o conceito de criança e currículo como categorias de análise desta pesquisa, buscando relacioná-los com a minha experiência de estágio docente. Como reflexões finais o estudo destacou a importância de um tempo de aula maior, para a concretização desta proposta de educação, bem como de um acompanhamento pedagógico constante e rico na formação de professores.application/pdfporEducação infantilDiretrizes curricularesEducação personalizadaAs relações entre DCNEI e a educação personalizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954154.pdf000954154.pdfTexto completoapplication/pdf444200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/1/000954154.pdfccae5873001ef5c8a6423b19566f14b4MD51TEXT000954154.pdf.txt000954154.pdf.txtExtracted Texttext/plain94071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/2/000954154.pdf.txt910eb9abff498ef33e2ba38d81786e51MD52THUMBNAIL000954154.pdf.jpg000954154.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/3/000954154.pdf.jpgd23fea0ff025722aa7363194a7fe1891MD5310183/1157092018-10-22 07:38:43.019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações entre DCNEI e a educação personalizada
title As relações entre DCNEI e a educação personalizada
spellingShingle As relações entre DCNEI e a educação personalizada
Agüero, Mariana
Educação infantil
Diretrizes curriculares
Educação personalizada
title_short As relações entre DCNEI e a educação personalizada
title_full As relações entre DCNEI e a educação personalizada
title_fullStr As relações entre DCNEI e a educação personalizada
title_full_unstemmed As relações entre DCNEI e a educação personalizada
title_sort As relações entre DCNEI e a educação personalizada
author Agüero, Mariana
author_facet Agüero, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agüero, Mariana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
contributor_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Diretrizes curriculares
Educação personalizada
topic Educação infantil
Diretrizes curriculares
Educação personalizada
description Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se articulam com a Educação Personalizada e a Educação Oportuna de uma escola de educação infantil, a partir de uma experiência de estágio obrigatório realizada no 7° semestre do curso de Pedagogia da UFRGS no primeiro semestre do ano letivo de 2014. Estabelecendo, para tanto, dois objetivos principais: compreender e estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta de Educação Personalizada e a metodologia de trabalho da Educação Oportuna e refletir sobre a minha prática como docente, dentro desta proposta de Educação. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas vivenciadas por mim dentro de uma escola que utiliza a Educação Personalizada. Para tanto utilizo meu relatório de estágio para subsidiar minhas análises, bem como o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e livros e materiais que estudam a Educação Personalizada e a Educação Oportuna. Para isso utilizo o conceito de criança e currículo como categorias de análise desta pesquisa, buscando relacioná-los com a minha experiência de estágio docente. Como reflexões finais o estudo destacou a importância de um tempo de aula maior, para a concretização desta proposta de educação, bem como de um acompanhamento pedagógico constante e rico na formação de professores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-01T01:58:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115709
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954154
url http://hdl.handle.net/10183/115709
identifier_str_mv 000954154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/1/000954154.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/2/000954154.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/3/000954154.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ccae5873001ef5c8a6423b19566f14b4
910eb9abff498ef33e2ba38d81786e51
d23fea0ff025722aa7363194a7fe1891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483869032448