Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Geraldo Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48495
https://orcid.org/0000-0001-6664-6419
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
Resumo: 1 Este texto integra, em parte, um dos capítulosda Tese de Doutoramento da primeira autora,orientada pelo segundo autor, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB).
id UNB_289702f2f8520e713cd11426986e7a09
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48495
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practicesEducação matemática inclusiva : paradigmas da Educação Especial e possibilidades de práticas pedagógicasEducação matemáticaEducação inclusivaEducação especialCapacitismo1 Este texto integra, em parte, um dos capítulosda Tese de Doutoramento da primeira autora,orientada pelo segundo autor, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB).O desafio de incluir é constante e está em desenvolvimento histórico com avanços, retrocessos, embates. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar os paradigmas presentes na história da Educação Especial e possíveis repercussões e presencialidade na atualidade em relação às práticas pedagógicas dos/as professores/as que ensinam Matemática. O estudo tem abordagem qualitativa, de cunho exploratório, os procedimentossão as pesquisas bibliográfica e documental, seguidas de análise descritiva. A pesquisa revela que existem os fatores sociais, culturais e históricos, presentes na história do Brasil e da educação escolar, que é marcada por princípios de segregação, visão dicotômica entre os ditos “normais” e “anormais”, capacitismo, que se constituem como entraves constantes na busca pela Educação Inclusiva e práticas pedagógicas diferenciadas em Matemática que considerem a diversidade como parte da constituição do humano. Nesse contexto, a prática pedagógica do professor que ensina Matemática, muitas vezes, para ser baseada na perspectiva inclusiva, precisa de transformação, tomada de consciência dos aspectos históricos e reflexão crítica sobre a história de exclusão para possibilitar a resistência e busca permanente pelos direitos humanos e inclusão.The challenge of inclusion is constant and is in historical development with progress, setbacks, conflicts. Therefore, the objective of this article is to analyze the paradigms present in the history of Special Education and their possible impacts and presence in current times regarding the pedagogical practices of teachers who teach Mathematics.The study has a qualitative, exploratory approach; data production procedures are bibliographic and documental research, followed by descriptive analysis. The research reveals that there are social, cultural and historical factors, present in the history of Brazil and of school education, which is marked by segregation principles, dichotomous vision between the so-called "normal" and "abnormal", ableism, which constitute constant obstacles in the search for Inclusive Education and differentiated pedagogical practices in Mathematics that consider diversity as part of the human constitution. In this context, the pedagogical practice of the teacher who teaches Mathematics, often, to be based on the inclusive perspective, needs transformation, awareness of the historical aspects and critical reflection on the history of exclusion to enable resistance and permanent search for human rights and inclusion.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoConcilium JournalUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaMoura, Ellen Michelle Barbosa deMoreira, Geraldo Eustáquio2024-07-02T12:35:06Z2024-07-02T12:35:06Z2023-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOURA, Ellen Michelle Barbosa de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática inclusiva: paradigmas da educação especial e possibilidades de práticas pedagógicas. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 15, p. 143-169, 2023. DOI: 10.53660/CLM-1669-23I25. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 2 jul. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48495https://orcid.org/0000-0001-6664-6419https://orcid.org/0000-0002-1455-6646porOpen Access (CC BY NC SA) Fonte: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 02 jul. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-10T15:06:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/48495Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-10T15:06:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
Educação matemática inclusiva : paradigmas da Educação Especial e possibilidades de práticas pedagógicas
title Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
spellingShingle Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Educação matemática
Educação inclusiva
Educação especial
Capacitismo
title_short Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
title_full Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
title_fullStr Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
title_full_unstemmed Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
title_sort Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
author Moura, Ellen Michelle Barbosa de
author_facet Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Moreira, Geraldo Eustáquio
author_role author
author2 Moreira, Geraldo Eustáquio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educação inclusiva
Educação especial
Capacitismo
topic Educação matemática
Educação inclusiva
Educação especial
Capacitismo
description 1 Este texto integra, em parte, um dos capítulosda Tese de Doutoramento da primeira autora,orientada pelo segundo autor, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
2024-07-02T12:35:06Z
2024-07-02T12:35:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática inclusiva: paradigmas da educação especial e possibilidades de práticas pedagógicas. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 15, p. 143-169, 2023. DOI: 10.53660/CLM-1669-23I25. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 2 jul. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48495
https://orcid.org/0000-0001-6664-6419
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
identifier_str_mv MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática inclusiva: paradigmas da educação especial e possibilidades de práticas pedagógicas. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 15, p. 143-169, 2023. DOI: 10.53660/CLM-1669-23I25. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 2 jul. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48495
https://orcid.org/0000-0001-6664-6419
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Concilium Journal
publisher.none.fl_str_mv Concilium Journal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508248569479168