Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48495 https://orcid.org/0000-0001-6664-6419 https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 |
Resumo: | 1 Este texto integra, em parte, um dos capítulosda Tese de Doutoramento da primeira autora,orientada pelo segundo autor, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). |
id |
UNB_289702f2f8520e713cd11426986e7a09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/48495 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practicesEducação matemática inclusiva : paradigmas da Educação Especial e possibilidades de práticas pedagógicasEducação matemáticaEducação inclusivaEducação especialCapacitismo1 Este texto integra, em parte, um dos capítulosda Tese de Doutoramento da primeira autora,orientada pelo segundo autor, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB).O desafio de incluir é constante e está em desenvolvimento histórico com avanços, retrocessos, embates. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar os paradigmas presentes na história da Educação Especial e possíveis repercussões e presencialidade na atualidade em relação às práticas pedagógicas dos/as professores/as que ensinam Matemática. O estudo tem abordagem qualitativa, de cunho exploratório, os procedimentossão as pesquisas bibliográfica e documental, seguidas de análise descritiva. A pesquisa revela que existem os fatores sociais, culturais e históricos, presentes na história do Brasil e da educação escolar, que é marcada por princípios de segregação, visão dicotômica entre os ditos “normais” e “anormais”, capacitismo, que se constituem como entraves constantes na busca pela Educação Inclusiva e práticas pedagógicas diferenciadas em Matemática que considerem a diversidade como parte da constituição do humano. Nesse contexto, a prática pedagógica do professor que ensina Matemática, muitas vezes, para ser baseada na perspectiva inclusiva, precisa de transformação, tomada de consciência dos aspectos históricos e reflexão crítica sobre a história de exclusão para possibilitar a resistência e busca permanente pelos direitos humanos e inclusão.The challenge of inclusion is constant and is in historical development with progress, setbacks, conflicts. Therefore, the objective of this article is to analyze the paradigms present in the history of Special Education and their possible impacts and presence in current times regarding the pedagogical practices of teachers who teach Mathematics.The study has a qualitative, exploratory approach; data production procedures are bibliographic and documental research, followed by descriptive analysis. The research reveals that there are social, cultural and historical factors, present in the history of Brazil and of school education, which is marked by segregation principles, dichotomous vision between the so-called "normal" and "abnormal", ableism, which constitute constant obstacles in the search for Inclusive Education and differentiated pedagogical practices in Mathematics that consider diversity as part of the human constitution. In this context, the pedagogical practice of the teacher who teaches Mathematics, often, to be based on the inclusive perspective, needs transformation, awareness of the historical aspects and critical reflection on the history of exclusion to enable resistance and permanent search for human rights and inclusion.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoConcilium JournalUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaMoura, Ellen Michelle Barbosa deMoreira, Geraldo Eustáquio2024-07-02T12:35:06Z2024-07-02T12:35:06Z2023-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOURA, Ellen Michelle Barbosa de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática inclusiva: paradigmas da educação especial e possibilidades de práticas pedagógicas. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 15, p. 143-169, 2023. DOI: 10.53660/CLM-1669-23I25. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 2 jul. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48495https://orcid.org/0000-0001-6664-6419https://orcid.org/0000-0002-1455-6646porOpen Access (CC BY NC SA) Fonte: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 02 jul. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-10T15:06:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/48495Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-10T15:06:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices Educação matemática inclusiva : paradigmas da Educação Especial e possibilidades de práticas pedagógicas |
title |
Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices |
spellingShingle |
Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices Moura, Ellen Michelle Barbosa de Educação matemática Educação inclusiva Educação especial Capacitismo |
title_short |
Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices |
title_full |
Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices |
title_fullStr |
Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices |
title_full_unstemmed |
Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices |
title_sort |
Inclusive mathematics education : special education paradigms and possibilities of pedagogical practices |
author |
Moura, Ellen Michelle Barbosa de |
author_facet |
Moura, Ellen Michelle Barbosa de Moreira, Geraldo Eustáquio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Geraldo Eustáquio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Ellen Michelle Barbosa de Moreira, Geraldo Eustáquio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Educação inclusiva Educação especial Capacitismo |
topic |
Educação matemática Educação inclusiva Educação especial Capacitismo |
description |
1 Este texto integra, em parte, um dos capítulosda Tese de Doutoramento da primeira autora,orientada pelo segundo autor, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-17 2024-07-02T12:35:06Z 2024-07-02T12:35:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática inclusiva: paradigmas da educação especial e possibilidades de práticas pedagógicas. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 15, p. 143-169, 2023. DOI: 10.53660/CLM-1669-23I25. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 2 jul. 2024. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48495 https://orcid.org/0000-0001-6664-6419 https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 |
identifier_str_mv |
MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática inclusiva: paradigmas da educação especial e possibilidades de práticas pedagógicas. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 15, p. 143-169, 2023. DOI: 10.53660/CLM-1669-23I25. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/1669. Acesso em: 2 jul. 2024. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48495 https://orcid.org/0000-0001-6664-6419 https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Concilium Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Concilium Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508248569479168 |