Uma poética do cinema silencioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes, Ciro Inácio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22384
http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.T.22384
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de pós-graduação em Comunicação, 2016.
id UNB_28ec61e3828799dc7d01c364ffb5c028
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22384
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma poética do cinema silenciosoCinemaPoesiaImagem cinematográficaSilêncioTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de pós-graduação em Comunicação, 2016.Este trabalho se propõe a elaborar uma poética do cinema silencioso a partir de elementos básicos constituintes deste cinema: a imagem, o silêncio e a poesia. Entre seus objetivos principais estão investigar a natureza das relações mediáticas entre som e silêncio, fala e silêncio, escrita e silêncio, imagem e palavra. O que ocorre, na percepção humana, quando um medium (a banda sonora) é retirado de outro medium (o cinema sonoro), gerando, por antecipação, o cinema silencioso? Trabalhamos com a hipótese de que o silêncio técnico do filme, associado a propriedades específicas da imagem, gera uma frequência (um medium que ocorre não na materialidade, mas na percepção) poética, mergulhando o espectador em estado cognitivo diferente. Neste caso, portanto, a poesia não é forma literária ou artística, mas sim ontologia. Para realizar esta investigação foram adotados alguns procedimentos metodológicos: o “hologramático”, que prevê um corpus e um material de investigação policêntricos; o “fragmento”, que encerra o conteúdo em pequenas porções dispersas, mas completas em si; a “iconologia dos movimentos”, para se pensar a história da arte por meio das relações entre imagens; o “método erótico”, que valoriza a aproximação entre sujeito e objeto; e a “razão poética”, meta-método que propõe uma heurística por meio da poesia. Através deste procedimento, investigamos inúmeros filmes silenciosos e também sonoros, como O vagabundo, Os vampiros, O boulevard do crime, O gabinete das figuras de cera, Ivan o terrível, Moana with sound, A ponte, Fantômas, Retrato de um homem jovem, entre outros. Como a poesia se adapta diferentemente em cada contexto mediático, cada análise constituiu um universo em si de cruzamento dos temas principais do trabalho. Isso também justifica a presença de análises dos pintores René Magritte e Claude Monet. Circundando os temas por meio desta investigação hologramática, chegamos à ideia de que a frequência poética se manifesta de maneira semelhante em media que compartilham a imagem e o silêncio, como a pintura e o cinema silencioso, e que todos eles fazem parte de um mesmo fenômeno de percepção.This study aims to develop the poetics of silent cinema guided by the basic constituent elements of these films: image, silence and poetry. Among its main objectives are investigate the nature of media relations between sound and silence, speech and silence, writing and silence, and image and word. What happens, in a human perception, when a medium (the soundtrack) is taken from another medium (the sound cinema), generating, in advance, the silent cinema? Our hypothesis is that the technical silence of the movie, associated with specific properties of the image, generates a frequency (a medium that occurs not in matter, but in perception) which is poetic, plunging the viewer into a different cognitive state of mind. In this case, therefore, poetry is not a literary or artistic form, but ontology. To conduct this research we adopted certain methodological procedures: the "holographic", which provides polycentric corpus and research material; the "fragment", which disposes the content in small dispersed portions, but complete in itself; the "iconology of movements", to think about the history of art through the relationships between images; the "erotic" method, which values the rapprochement between subject and object; and the "poetic reason", a metamethod proposing heuristics through poetry. Through this procedure, we investigated numerous silent and also sound films, such as The vagabond, The vampires, The children of paradise, Waxworks, Ivan the terrible, Moana with sound, The bridge, Fantômas, Portrait of a young man, among others. As poetry adapts differently to each media context, each analysis was a universe in itself crossing the main themes of the work. This also justifies the presence of the analysis of the painters René Magritte and Claude Monet. Surrounding the issues through this hologramatic research, we came to the idea that the poetic frequence often manifests itself in a similar manner in the media which shares image and silence, like painting and silent cinema, and that they are all part of the same perception phenomenon.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoSilva, Gustavo de Castro eMarcondes, Ciro Inácio2017-02-01T18:04:33Z2017-02-01T18:04:33Z2017-02-012016-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARCONDES, Ciro Inácio. Uma poética do cinema silencioso. 2016. 355 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22384http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.T.22384A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:34:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/22384Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:34:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma poética do cinema silencioso
title Uma poética do cinema silencioso
spellingShingle Uma poética do cinema silencioso
Marcondes, Ciro Inácio
Cinema
Poesia
Imagem cinematográfica
Silêncio
title_short Uma poética do cinema silencioso
title_full Uma poética do cinema silencioso
title_fullStr Uma poética do cinema silencioso
title_full_unstemmed Uma poética do cinema silencioso
title_sort Uma poética do cinema silencioso
author Marcondes, Ciro Inácio
author_facet Marcondes, Ciro Inácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Gustavo de Castro e
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes, Ciro Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Poesia
Imagem cinematográfica
Silêncio
topic Cinema
Poesia
Imagem cinematográfica
Silêncio
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de pós-graduação em Comunicação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23
2017-02-01T18:04:33Z
2017-02-01T18:04:33Z
2017-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCONDES, Ciro Inácio. Uma poética do cinema silencioso. 2016. 355 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22384
http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.T.22384
identifier_str_mv MARCONDES, Ciro Inácio. Uma poética do cinema silencioso. 2016. 355 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22384
http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.T.22384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580844766560256