Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Raquel Luz de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Abimael de Jesus Barros, Santana, Cláudio Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23782
Resumo: Com a globalização, o avanço tecnológico e a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) houve um aumento da complexidade das atividades do contador. Estes fatores trouxeram a necessidade de aperfeiçoamento do profissional e da educação contábil a fim de que seja fornecida aos estudantes uma formação inicial adequada. Tendo este aspecto em vista, o artigo objetiva evidenciar a estrutura e características de duas instituições de ensino: a Universidade de Brasília (UnB) e a Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Em relação aos cursos da área contábil, foi feita uma pesquisa documental e descritiva para mostrar o perfil das universidades e relatar as similaridades das grades curriculares com os conhecimentos propostos por organismos internacionais. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para inferir sobre as diferenças encontradas na formação fornecida em cada universidade. Encontrou-se que os currículos de ambas estão alinhados entre si e com os conhecimentos sugeridos pelo AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. As diferenças curriculares das duas universidades ocorrem na área de conhecimentos organizacionais e de negócios e na área de TI, contudo, percebe-se que estão ligadas a questões estruturais das instituições. Destaca-se a importância da pró-atividade do aluno e da percepção do que se é exigido pelo mercado para uma melhor utilização do que a universidade oferece até mesmo de maneira indireta. Ressalta-se que diferenças encontradas não significam que uma é melhor do que a outra, pois a pesquisa não analisou a influência da localização, do histórico, da educação e dos interesses de cada país.
id UNB_2d9de5d37ac186d63669cb0c348e0657
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23782
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra AlemãAccounting education in times of IFRS : a case study from a Brazilian and a German universityEducación de contabilidad en tiempos IFRS : un estudio de caso de una universidad brasileña y otra alemanaContadores - prática profissionalUniversidades e faculdadesEstudantesAnáliseCom a globalização, o avanço tecnológico e a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) houve um aumento da complexidade das atividades do contador. Estes fatores trouxeram a necessidade de aperfeiçoamento do profissional e da educação contábil a fim de que seja fornecida aos estudantes uma formação inicial adequada. Tendo este aspecto em vista, o artigo objetiva evidenciar a estrutura e características de duas instituições de ensino: a Universidade de Brasília (UnB) e a Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Em relação aos cursos da área contábil, foi feita uma pesquisa documental e descritiva para mostrar o perfil das universidades e relatar as similaridades das grades curriculares com os conhecimentos propostos por organismos internacionais. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para inferir sobre as diferenças encontradas na formação fornecida em cada universidade. Encontrou-se que os currículos de ambas estão alinhados entre si e com os conhecimentos sugeridos pelo AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. As diferenças curriculares das duas universidades ocorrem na área de conhecimentos organizacionais e de negócios e na área de TI, contudo, percebe-se que estão ligadas a questões estruturais das instituições. Destaca-se a importância da pró-atividade do aluno e da percepção do que se é exigido pelo mercado para uma melhor utilização do que a universidade oferece até mesmo de maneira indireta. Ressalta-se que diferenças encontradas não significam que uma é melhor do que a outra, pois a pesquisa não analisou a influência da localização, do histórico, da educação e dos interesses de cada país.In the context of the globalization, technological advancement and adoption of international accounting standards (IFRS) there was an increase in the complexity of the accountant’s activities. These factors brought the need for improving the professional and accounting education in order to provide to students appropriate initial training. With this in view, the paper aims to highlight the structure and characteristics of two educational institutions: the University of Brasilia (UnB) and Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Regarding these courses in the accounting area, a documentary and descriptive study was done to show the profile of both universities and report the similarities of the curricula with the skills proposed by international organizations. The technique of content analysis was used to infer the differences in training provided at each university. It was found that both curricula are aligned with each other and with the knowledge suggested by the AECC, AICPA, IFAC and ISAR/UNCTAD. Curricular differences between the two universities occur in the area of organizational and business knowledge, and in the IT field, however it is noticed that these differences are linked to structural issues of the institutions. This paper also shows the importance of student’s proactivity and perceptions of what is required by the market to make better use of what the university offers, even indirectly. It is noteworthy that those differences do not mean that one is better than the other, because this research has not examined the influence of the location, the history, the education and the interests of each country.Con la globalización, el avance tecnológico y la adopción de normas internacionales de contabilidad (IFRS) se registró un aumento en la complejidad de las actividades del contador. Estos factores llevaron a la necesidad de mejora del profesional y de la educación de la contabilidad para que los estudiantes reciban una formación inicial adecuada. En esta perspectiva, el artículo tiene como objetivo poner de relieve la estructura y las características de dos instituciones: la Universidad de Brasilia (UnB) y Justus-Liebig-Universität Giessen (JLU). En cuanto a los cursos de área contable, se realizó una investigación documental y descriptiva para mostrar el perfil de las universidades e informar las similitudes en los planes de estudio con el conocimiento propuesto por organismos internacionales. Se utilizó la técnica de análisis de contenido para inferir sobre las diferencias en la formación de cada universidad. Se encontró que los planes de estudio están alineados entre sí y con el conocimiento sugerido por la AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. Las diferencias curriculares entre las dos universidades se producen en el área de conocimiento de la organización y los negocios, y en el campo de las TI, pero se da cuenta de que están vinculados a cuestiones estructurales de las instituciones. Este trabajo muestra también la importancia de la proactividad de los estudiantes y la percepción de lo requerido por el mercado para hacer un mejor uso de lo que ofrece la universidad, incluso indirectamente. Hay que destacar que las diferencias no significan que una es mejor que la otra, porque la investigación no ha examinado la influencia de la ubicación, la historia, la educación y los intereses de cada país.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Universidade Federal do Piauí2017-07-04T16:59:33Z2017-07-04T16:59:33Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Raquel Luz de, COSTA, Abimael de Jesus Barros; SANTANA, Abimael de Jesus Barros. Educação contábil em tempos de IFRS: um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra alemã. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 2, p. 61-76, 2015. Disponível em: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1563/2051>. Acesso em: 28 jun. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23782Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 . Fonte: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1563/2051>. Acesso em: 28 jun. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Raquel Luz deCosta, Abimael de Jesus BarrosSantana, Cláudio Moreiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:40:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/23782Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:40:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã
Accounting education in times of IFRS : a case study from a Brazilian and a German university
Educación de contabilidad en tiempos IFRS : un estudio de caso de una universidad brasileña y otra alemana
title Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã
spellingShingle Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã
Lima, Raquel Luz de
Contadores - prática profissional
Universidades e faculdades
Estudantes
Análise
title_short Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã
title_full Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã
title_fullStr Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã
title_full_unstemmed Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã
title_sort Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã
author Lima, Raquel Luz de
author_facet Lima, Raquel Luz de
Costa, Abimael de Jesus Barros
Santana, Cláudio Moreira
author_role author
author2 Costa, Abimael de Jesus Barros
Santana, Cláudio Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Raquel Luz de
Costa, Abimael de Jesus Barros
Santana, Cláudio Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Contadores - prática profissional
Universidades e faculdades
Estudantes
Análise
topic Contadores - prática profissional
Universidades e faculdades
Estudantes
Análise
description Com a globalização, o avanço tecnológico e a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) houve um aumento da complexidade das atividades do contador. Estes fatores trouxeram a necessidade de aperfeiçoamento do profissional e da educação contábil a fim de que seja fornecida aos estudantes uma formação inicial adequada. Tendo este aspecto em vista, o artigo objetiva evidenciar a estrutura e características de duas instituições de ensino: a Universidade de Brasília (UnB) e a Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Em relação aos cursos da área contábil, foi feita uma pesquisa documental e descritiva para mostrar o perfil das universidades e relatar as similaridades das grades curriculares com os conhecimentos propostos por organismos internacionais. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para inferir sobre as diferenças encontradas na formação fornecida em cada universidade. Encontrou-se que os currículos de ambas estão alinhados entre si e com os conhecimentos sugeridos pelo AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. As diferenças curriculares das duas universidades ocorrem na área de conhecimentos organizacionais e de negócios e na área de TI, contudo, percebe-se que estão ligadas a questões estruturais das instituições. Destaca-se a importância da pró-atividade do aluno e da percepção do que se é exigido pelo mercado para uma melhor utilização do que a universidade oferece até mesmo de maneira indireta. Ressalta-se que diferenças encontradas não significam que uma é melhor do que a outra, pois a pesquisa não analisou a influência da localização, do histórico, da educação e dos interesses de cada país.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-07-04T16:59:33Z
2017-07-04T16:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Raquel Luz de, COSTA, Abimael de Jesus Barros; SANTANA, Abimael de Jesus Barros. Educação contábil em tempos de IFRS: um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra alemã. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 2, p. 61-76, 2015. Disponível em: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1563/2051>. Acesso em: 28 jun. 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23782
identifier_str_mv LIMA, Raquel Luz de, COSTA, Abimael de Jesus Barros; SANTANA, Abimael de Jesus Barros. Educação contábil em tempos de IFRS: um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra alemã. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 2, p. 61-76, 2015. Disponível em: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1563/2051>. Acesso em: 28 jun. 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508378521600000