Psicologia e odontopediatria : a contribuição da análise funcional do comportamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6125 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010 |
Resumo: | Objetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. "Direção", categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Psicologia e odontopediatria : a contribuição da análise funcional do comportamentoPsychology and pediatric dentistry : the contribution of behaviour functional analysisRelações dentista-pacientePsicologia aplicada à odontologiaOdontologia comportamentalOdontologiaOdontopediatriaComportamento - análiseObjetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. "Direção", categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this study was to carry out a functional description of the pediatric dentists' behavior concerning professional performance. Subjects were 3 uncooperative dental patients who were treated using placebo or diazepam. Dental sessions were videotaped. Procedures and behaviors were recorded in 15-second intervals. Results revealed that children's level of cooperative behavior may be a considered variable that affect professional behaviors. Diazepam was not effective. "Guidance" was predominantly used by the dentist and evoked cooperative behavior with two patients. The results express the contribution of behaviour functional analysis to the study of patterns of interaction between the dental practitioner and child patient.2010-12-09T13:17:34Z2010-12-09T13:17:34Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORAES, Antônio Bento Alves de et al. Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.17, n.1, p.75-82, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n1/22307.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722004000100010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6125https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010Moraes, Antônio Bento Alves deSanchéz, Kira Anayansi SinghPossobon, Rosana de FátimaCosta Júnior, Áderson Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/6125Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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