Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Antonio Bento Alves de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Sanchez, Kira Anayansi Singh [UNESP], Possobon, Rosana de Fátima, Costa Júnior, Áderson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010
http://hdl.handle.net/11449/28949
Resumo: Objetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. Direção, categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria.
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