Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50988 https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151 |
Resumo: | A luz natural como fonte de iluminação de um ambiente de estudos se mostra vantajosa para a saúde, a concentração e o conforto visual do usuário. A maioria dos projetos normalmente consideram os benefícios visuais e os relacionados à eficiência energética, porém, não levam em conta os efeitos não visuais da luz diretamente ligados às respostas neuroendócrinas, afetando o humor, o desempenho e o ritmo circadiano do usuário. Este estudo tem como objetivo avaliar as salas de aula do Campus Darcy Ribeiro da universidade de Brasília quanto aos efeitos visuais e não-visuais, buscando a sala com iluminação natural de melhor qualidade. A metodologia usada para avaliar as salas consistiu no mapeamento das salas de aula e simulação dos efeitos visuais e não visuais — usando os softwares Climate Studio e ALFA, respectivamente — para então realizar um comparativo entre os cenários simulados. Como resultado, identificou-se os parâmetros arquitetônicos que apresentaram maior impacto nas simulações, sendo eles as proteções solares e a orientação. |
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Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de BrasíliaAssessment of visual and non-visual effects of light in classrooms on the University of BrasíliaIluminação naturalSalas de aulaEfeitos não visuais da luzSimulação (Computadores)A luz natural como fonte de iluminação de um ambiente de estudos se mostra vantajosa para a saúde, a concentração e o conforto visual do usuário. A maioria dos projetos normalmente consideram os benefícios visuais e os relacionados à eficiência energética, porém, não levam em conta os efeitos não visuais da luz diretamente ligados às respostas neuroendócrinas, afetando o humor, o desempenho e o ritmo circadiano do usuário. Este estudo tem como objetivo avaliar as salas de aula do Campus Darcy Ribeiro da universidade de Brasília quanto aos efeitos visuais e não-visuais, buscando a sala com iluminação natural de melhor qualidade. A metodologia usada para avaliar as salas consistiu no mapeamento das salas de aula e simulação dos efeitos visuais e não visuais — usando os softwares Climate Studio e ALFA, respectivamente — para então realizar um comparativo entre os cenários simulados. Como resultado, identificou-se os parâmetros arquitetônicos que apresentaram maior impacto nas simulações, sendo eles as proteções solares e a orientação.Natural light as a source of lighting in a study environment is beneficial for the user's health, concentration and alertness through the suppression of melatonin. Most projects typically consider the visual benefits and those related to energy efficiency, however, they do not take into account the non-visual effects of light, which are directly linked to neuroendocrine responses, affecting the user's mood, performance and circadian rhythm. This study aims to evaluate the classrooms at the Darcy Ribeiro Campus of the University of Brasília regarding visual and non-visual effects, seeking the room with the best quality of lighting. The methodology used to evaluate the rooms consisted of mapping the classrooms and simulating visual and non-visual effects —using ClimateStudio(v1.9.8389.22035)and ALFA(0.6.0.0), respectively —and then making a comparison between the simulated scenarios. As a result, the architectural parameters that had the greatest impact on the simulation results were the sun-shading structuresand orientation.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoANTACUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaBastos, Lorenzo MachadoSoares, Marco Túlio BonesCastro, Adriana Alice SekeffSilva, Joára Cronemberger RibeiroAmorim, Cláudia Naves David2024-11-21T13:43:43Z2024-11-21T13:43:43Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBASTOS, Lorenzo Machado et al. Avaliação dos efeitos visuais e não-visuais da luz nas salas de aula da Universidade de Brasília. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6151. Acesso em: 21 nov. 2024.http://repositorio.unb.br/handle/10482/50988https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6151porDeclaração de Direito Autoral - O ENTAC utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos manuscritos em ambiente de acesso aberto. Fonte: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/about/submissions. Acesso em: 21 nov. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-11-21T13:56:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/50988Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-11-21T13:56:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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A luz natural como fonte de iluminação de um ambiente de estudos se mostra vantajosa para a saúde, a concentração e o conforto visual do usuário. A maioria dos projetos normalmente consideram os benefícios visuais e os relacionados à eficiência energética, porém, não levam em conta os efeitos não visuais da luz diretamente ligados às respostas neuroendócrinas, afetando o humor, o desempenho e o ritmo circadiano do usuário. Este estudo tem como objetivo avaliar as salas de aula do Campus Darcy Ribeiro da universidade de Brasília quanto aos efeitos visuais e não-visuais, buscando a sala com iluminação natural de melhor qualidade. A metodologia usada para avaliar as salas consistiu no mapeamento das salas de aula e simulação dos efeitos visuais e não visuais — usando os softwares Climate Studio e ALFA, respectivamente — para então realizar um comparativo entre os cenários simulados. Como resultado, identificou-se os parâmetros arquitetônicos que apresentaram maior impacto nas simulações, sendo eles as proteções solares e a orientação. |
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