Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eder de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48065
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
id UNB_2fdc1a709acfbf721d6a250fa4c42028
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48065
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de BrasíliaLicenciatura em LínguasProficiência oral - avaliaçãoProfessores de línguas - formaçãoServicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.Esta pesquisa, de caráter quali-quantitativo, justifica-se por acreditarmos que temos uma formação com contrastes enormes (QUEVEDO-CAMARGO, 2017) e deficitária nos cursos de Licenciatura em Línguas no Brasil, por ser minha área de atuação na Secretaria de Educação do Distrito Federal e pela leitura ser a habilidade exigida em importantes exames de seleção no Brasil. Acrescentamos a isso a importância dessa habilidade no contexto escolar, uma vez que por meio dela adquirimos muitos dos conhecimentos indispensáveis para a formação do indivíduo (MENDOZA FILLOLA, 2000). Este estudo foi realizado com 71 professores em pré-serviço na Universidade de Brasília e contou com as seguintes perguntas de pesquisa: (a) qual o perfil dos estudantes de Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade de Brasília? (b) em que medida o exame escolhido pode ser considerado adequado para avaliação de proficiência em leitura desses alunos? (c) qual o nível de proficiência em leitura dos alunos a partir desse exame, segundo o Quadro Europeu? (d) Há diferenças em proficiência em leitura entre os grupos considerando: (I) iniciantes e formandos, (II) estudo prévio em escola de idiomas, (III) vivência no exterior, (IV) atuação como professor, e (V) certificação internacional? (e) O nível de proficiência observado pode ser considerado (minimamente) adequado para o professor em carreira inicial? Para respondê-las, usamos um questionário (Google forms), um simulado do SIELE, analisado por nós conforme Bachman (1990) e Weir (2005), por exemplo. Nosso referencial teórico está relacionado a modelos cognitivos de leitura (SCARAMUCCI, 1995; 1997; KATO, 1999; ALDERSON, 2000, LANZONI, 2004) e sociointeracionista (RANGEL, 2007; AZEVÊDO, 2013), à avaliação de proficiência de professores em pré-serviço (BORGES-ALMEIDA, 2009; CONSOLO, 2017), às habilidades e estratégias de leitura (KLEIMAN, 1985; BROWN, 2004) e ainda à leitura em línguas tipologicamente próximas (ALMEIDA FILHO, 1995; DURÃO 2002). Utilizamos estatística descritiva (média, mediana, moda, desvio-padrão e porcentagens) e testes de hipóteses (Kruskal-Wallis e Mann-Whitney), para alcançarmos os resultados pretendidos, que apontam que existem diferenças significativas entre os grupos avaliados. Esses resultados podem servir como tomada de decisão do curso em análise.This qualitative and quantitative research study is justified because we believe that today we have a training with huge contrasts (QUEVEDO-CAMARGO, 2017) and deficient in the Degree in Languages in Brazil, because it is my area of expertise in the Secretaria de Educação do Distrito Federal and reading is the required skill in major selection exams in Brazil. We add to this fact the importance of this ability in the school context, since through reading we acquire many of the indispensable knowledge for the formation of the individual (MENDOZA FILLOLA, 2000). This study was conducted with 71 pre-service teachers at the Universidade de Brasília and had the following research questions: (a) what is the profile of the Spanish Language Students of the Universidade de Brasilia? (b) To what extent can the chosen exam be considered appropriate for the reading proficiency assessment of these students? (c) what is the reading proficiency level of candidates from this exam according to the European Framework? (d) Are there differences in reading proficiency between the groups considering: (I) beginners and trainees, (II) previous study in language school, (III) experience abroad, (IV) acting as a teacher, and (V) international certification ? (e) Can the observed proficiency level be considered (minimally) appropriate for the early career teacher? To answer them, we used a questionnaire (Google forms), a simulated SIELE, analyzed by us as Bachman (1990) and Weir (2005), for example. Our theoretical framework is related to cognitive reading models (SCARAMUCCI, 1995; 1997; KATO, 1999; ALDERSON, 2000, LANZONI, 2004) and socio-interactionist (RANGEL, 2007; AZEVÊDO, 2013), to pre-teachers' proficiency assessment. (BORGES-ALMEIDA, 2009; CONSOLO, 2017), reading skills and strategies (KLEIMAN, 1985; BROWN, 2004) and reading in typologically close languages (ALMEIDA FILHO, 1995; DURÃO 2002). We used descriptive statistics (mean, median, mode, standard deviation and percentages) and hypothesis tests (Kruskal-Wallis and Mann-Whitney) to achieve the desired results, which indicate that there are significant differences between the groups evaluated. These results can serve as decision making for the course under review.Esta investigación cualitativa y cuantitativa se justifica porque creemos que hoy tenemos una capacitación con grandes contrastes (QUEVEDO-CAMARGO, 2017) y deficiente en el Grado en Idiomas en Brasil, porque es mi área de especialización en la Secretaria de Educação do Distrito Federal y la lectura es la habilidad requerida en los principales exámenes de selección en Brasil. A esto lo sumamos la importancia de esta habilidad en el contexto escolar, ya que a través de ella adquirimos muchos de los conocimientos indispensables para la formación del individuo (MENDOZA FILLOLA, 2000). Este estudio se realizó con 71 profesores de pre-servicio en la Universidade de Brasilia y tenía las siguientes preguntas de investigación: (a) ¿cuál es el perfil de los estudiantes de español de la Universidade de Brasilia? (b) ¿En qué medida se puede considerar apropiado el examen elegido para la evaluación de competencia lectora de estos estudiantes? (c) ¿Cuál es el nivel de competencia lectora de los alumnos de este examen de acuerdo con el Marco Europeo? (d) Existen diferencias en el dominio de la lectura entre los grupos que consideran: (I) principiantes y concluyentes, (II) estudio previo en la escuela de idiomas, (III) experiencia en el extranjero, (IV) actuar como maestro y (V) certificación internacional? (e) ¿Se puede considerar el nivel de competencia observado (mínimamente) apropiado para el maestro de carrera temprana? Para responderlas, utilizamos un cuestionario (formularios de Google), un simulado de SIELE, analizado por nosotros según Bachman (1990) y Weir (2005), por ejemplo. Nuestro marco teórico está relacionado con los modelos cognitivos de lectura (SCARAMUCCI, 1995; 1997; KATO, 1999; ALDERSON, 2000, LANZONI, 2004) y socio-interaccionistas (RANGEL, 2007; AZEVÊDO, 2013), con la evaluación de competencia de pre-maestros. (BORGES-ALMEIDA, 2009; CONSOLO, 2017), habilidades y estrategias de lectura (KLEIMAN, 1985; BROWN, 2004) y lectura en lenguajes tipológicamente cercanos (ALMEIDA FILHO, 1995; DURÃO 2002). Utilizamos estadísticas descriptivas (media, mediana, moda, desviación estándar y porcentajes) y pruebas de hipótesis (Kruskal-Wallis y Mann-Whitney) para lograr los resultados deseados, que indican que existen diferencias significativas entre los grupos evaluados. Estos resultados pueden servir como toma de decisiones para el curso bajo revisión.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaAlmeida, Vanessa Borges deederdelacroix@gmail.comSilva, Eder de Souza2024-04-09T18:01:08Z2024-04-09T18:01:08Z2024-04-092019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Eder de Souza. Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília. 2019. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-04-09T18:01:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/48065Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-04-09T18:01:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília
title Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília
spellingShingle Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília
Silva, Eder de Souza
Licenciatura em Línguas
Proficiência oral - avaliação
Professores de línguas - formação
Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE)
title_short Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília
title_full Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília
title_fullStr Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília
title_sort Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília
author Silva, Eder de Souza
author_facet Silva, Eder de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Vanessa Borges de
ederdelacroix@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eder de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Línguas
Proficiência oral - avaliação
Professores de línguas - formação
Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE)
topic Licenciatura em Línguas
Proficiência oral - avaliação
Professores de línguas - formação
Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
2024-04-09T18:01:08Z
2024-04-09T18:01:08Z
2024-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Eder de Souza. Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília. 2019. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48065
identifier_str_mv SILVA, Eder de Souza. Avaliação de proficiência em leitura em Língua Espanhola dos graduandos em Letras Espanhol da Universidade de Brasília. 2019. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580784336076800