Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mickaella Michelson
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de, Ribeiro, Alice Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037
https://orcid.org/0000-0001-7029-2051
https://orcid.org/0000-0003-0713-5082
https://orcid.org/0000-0002-0585-7420
Resumo: A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade.
id UNB_300eb3f8c25912b9be4e899d0d45b38e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48156
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discenteCriatividadeProtagonismo discenteEnsino remotoMetodologia ativaA Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Núcleo de Educação Científica (IB NECBio)Fundação Cecierj e do Consórcio CederjUniversidade de BrasíliaSecretaria de Educação do Estado de GoiásUniversidade de BrasiliaMartins, Mickaella MichelsonSousa, Bruce Lorran Carvalho Martins deRibeiro, Alice Melo2024-06-04T13:56:56Z2024-06-04T13:56:56Z2024-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037https://orcid.org/0000-0001-7029-2051https://orcid.org/0000-0003-0713-5082https://orcid.org/0000-0002-0585-7420por(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-04T13:56:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/48156Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-04T13:56:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
title Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
spellingShingle Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
Martins, Mickaella Michelson
Criatividade
Protagonismo discente
Ensino remoto
Metodologia ativa
title_short Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
title_full Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
title_fullStr Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
title_full_unstemmed Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
title_sort Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
author Martins, Mickaella Michelson
author_facet Martins, Mickaella Michelson
Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de
Ribeiro, Alice Melo
author_role author
author2 Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de
Ribeiro, Alice Melo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Universidade de Brasilia
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Mickaella Michelson
Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de
Ribeiro, Alice Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Protagonismo discente
Ensino remoto
Metodologia ativa
topic Criatividade
Protagonismo discente
Ensino remoto
Metodologia ativa
description A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-04T13:56:56Z
2024-06-04T13:56:56Z
2024-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037
https://orcid.org/0000-0001-7029-2051
https://orcid.org/0000-0003-0713-5082
https://orcid.org/0000-0002-0585-7420
identifier_str_mv MARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037
https://orcid.org/0000-0001-7029-2051
https://orcid.org/0000-0003-0713-5082
https://orcid.org/0000-0002-0585-7420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580693105770496