Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Juliana Crespo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16994
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014.
id UNB_317ea5e69972846534fbe54d15134d42
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16994
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de BrasíliaEducação inclusivaEducação do campoProfessores - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014.Nesta pesquisa de mestrado, pretendi construir uma proposta teórico-prática para uma formação de professores na perspectiva de uma Educação do Campo inclusiva. Realizei uma pesquisa-intervenção com estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, por meio da promoção de um espaço/tempo de reflexão, visando à construção conjunta de possibilidades para uma Educação do Campo inclusiva em suas comunidades. Como a Educação do Campo trabalha em uma perspectiva de transformação de práticas pedagógicas e da sociedade, considero que tal contexto seja bastante propício para que se pense uma educação que seja inclusiva para todos os seus educandos. A perspectiva que utilizei para promover o espaço de reflexão foi constituída pelas concepções de mudança e transformação de Paulo Freire e da Educação do Campo e pela filosofia de Deleuze, Guattari e Foucault, que tem por foco o processo de mudanças e de subjetivação dos sujeitos envolvidos. Compreendo que esta perspectiva permite uma compreensão que contempla as especificidades da Educação do Campo, seus participantes e uma nova postura para a Educação Inclusiva nestes espaços. O processo vivido por mim e pelos demais participantes durante as reflexões foi analisado em relação a seu formato e suas produções. A proposta de um trabalho reflexivo se mostrou uma abordagem interessante para ser conduzida na formação de professores sobre a temática da Educação Inclusiva. Percebi uma transformação em concepções dos participantes e a construção de possibilidades para o pensamento e a prática inclusiva nos contextos específicos aos quais os participantes pertencem. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this masters research I have aimed to develop a theoretical and practical idea for a teacher education in the perspective of an Inclusive Countryside Education. I have conducted an intervention research with students of the University of Brasilia Undergraduate Course about teaching in Countryside Education. The purpose of this research was the joint construction of possibilities for an Inclusive Countryside Education in their communities by promoting opportunities for reflection. As Countryside Education has the perspective of education practices and society transformation, I consider that it is a favorable context thinking about an education which is inclusive for all students. The perspective that I have used to promote the reflection opportunities was constituted by the change and transformation concepts of Paulo Freire and the Countryside Education as well as the philosophy of Deleuze Guattari and Foucault, that focuses on the transformation processes and subjectification of the subjects involved. I perceive that this perspective grants an understanding that comprehend the specificities of Countryside Education, its subjects and a new attitude for Inclusive Education at rural context. The process experienced by me and by the other participants of the research during the reflections was analyzed regarding its approach and productions. The idea of a teacher education based on reflection showed to be an interesting approach to be used when the Inclusive Education theme is being taught in teacher education. I recognize a transformation in the participants conceptions and a construction of possibilities for inclusive thinking and practices in the specific contexts from where the participants belong.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdePulino, Lúcia Helena Cavasin ZabottoLopes, Juliana Crespo2014-11-24T13:24:00Z2014-11-24T13:24:00Z2014-11-242014-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Juliana Crespo. Educação inclusiva na formação de educadores: uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16994A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/16994Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília
title Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília
spellingShingle Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília
Lopes, Juliana Crespo
Educação inclusiva
Educação do campo
Professores - formação
title_short Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília
title_full Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília
title_fullStr Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília
title_sort Educação inclusiva na formação de educadores : uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília
author Lopes, Juliana Crespo
author_facet Lopes, Juliana Crespo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Juliana Crespo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação do campo
Professores - formação
topic Educação inclusiva
Educação do campo
Professores - formação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-24T13:24:00Z
2014-11-24T13:24:00Z
2014-11-24
2014-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Juliana Crespo. Educação inclusiva na formação de educadores: uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16994
identifier_str_mv LOPES, Juliana Crespo. Educação inclusiva na formação de educadores: uma experiência na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508196270702592