Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Juliana Crespo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto, Barbato, Mariana, Pedroza, Regina Lucia Sucupira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30368
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743
Resumo: A educação do campo é resultado de um processo de transformação de valores e práticas na sociedade civil na forma de política do movimento social do campo. Neste artigo, exploramos a proposta de uma educação do campo inclusiva através de uma pesquisa realizada em um curso de formação de professores sobre o tema. A educação do campo se apresenta como um espaço aberto para trabalhar ideias sobre educação inclusiva, uma vez que pauta suas práticas em uma educação que saia dos moldes tradicionais e que valorize os sujeitos envolvidos. O trabalho de formação de professores realizado foi pautado em práticas reflexivas sobre o tema, em quatro encontros para uma pesquisa de mestrado de uma das autoras. Para este artigo, optamos por analisar as discussões e falas que emergiram durante o segundo encontro, uma vez que este foi o início do processo de construção de um espaço reflexivo aberto a possibilidades. A reflexão de futuros educadores sobre as questões com as quais irão lidar em sala de aula apareceu como um ponto bastante interessante para que seja realizada uma construção coletiva em cursos de licenciatura em educação do campo e se elabore uma possibilidade real e contextualizada de uma educação do campo inclusiva.
id UNB_dc08f516373d415964e32a1ae64ce67c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30368
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professoresCollective construction of rural inclusive education : reflections on an experience in teacher educationProfessores - formaçãoEducação do campoPráticas reflexivasEducação inclusivaA educação do campo é resultado de um processo de transformação de valores e práticas na sociedade civil na forma de política do movimento social do campo. Neste artigo, exploramos a proposta de uma educação do campo inclusiva através de uma pesquisa realizada em um curso de formação de professores sobre o tema. A educação do campo se apresenta como um espaço aberto para trabalhar ideias sobre educação inclusiva, uma vez que pauta suas práticas em uma educação que saia dos moldes tradicionais e que valorize os sujeitos envolvidos. O trabalho de formação de professores realizado foi pautado em práticas reflexivas sobre o tema, em quatro encontros para uma pesquisa de mestrado de uma das autoras. Para este artigo, optamos por analisar as discussões e falas que emergiram durante o segundo encontro, uma vez que este foi o início do processo de construção de um espaço reflexivo aberto a possibilidades. A reflexão de futuros educadores sobre as questões com as quais irão lidar em sala de aula apareceu como um ponto bastante interessante para que seja realizada uma construção coletiva em cursos de licenciatura em educação do campo e se elabore uma possibilidade real e contextualizada de uma educação do campo inclusiva.Rural education is the result of the transformation of values and practices in civil society presented as a policy of the rural social movement. In this paper, we explore the proposal of inclusive rural education based on a study conducted in a teacher education course on that topic. Rural education is an open space to work on inclusive education ideas, since its practices are guided by a non-traditional model of education that values the subjects involved in the process. This teacher education work was guided by reflection on the topic in four meetings conducted for the Master’s research of one of the authors. In this article, we analyze the discussions and discourses of the second meeting, since it was the beginning of the construction of a reflective space open to possibilities. The reflection of future educators on issues that they will deal with in classroom appeared as a very interesting point for collective construction in undergraduate courses in rural education and for a real and contextualized possibility of inclusive rural education.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo2017-12-07T05:18:48Z2017-12-07T05:18:48Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, Juliana Crespo et al. Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 607-623, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. Epub Apr 01, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30368http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743Educação e Pesquisa - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Juliana CrespoPulino, Lucia Helena Cavasin ZabottoBarbato, MarianaPedroza, Regina Lucia Sucupiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/30368Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores
Collective construction of rural inclusive education : reflections on an experience in teacher education
title Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores
spellingShingle Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores
Lopes, Juliana Crespo
Professores - formação
Educação do campo
Práticas reflexivas
Educação inclusiva
title_short Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores
title_full Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores
title_fullStr Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores
title_full_unstemmed Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores
title_sort Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores
author Lopes, Juliana Crespo
author_facet Lopes, Juliana Crespo
Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto
Barbato, Mariana
Pedroza, Regina Lucia Sucupira
author_role author
author2 Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto
Barbato, Mariana
Pedroza, Regina Lucia Sucupira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Juliana Crespo
Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto
Barbato, Mariana
Pedroza, Regina Lucia Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Educação do campo
Práticas reflexivas
Educação inclusiva
topic Professores - formação
Educação do campo
Práticas reflexivas
Educação inclusiva
description A educação do campo é resultado de um processo de transformação de valores e práticas na sociedade civil na forma de política do movimento social do campo. Neste artigo, exploramos a proposta de uma educação do campo inclusiva através de uma pesquisa realizada em um curso de formação de professores sobre o tema. A educação do campo se apresenta como um espaço aberto para trabalhar ideias sobre educação inclusiva, uma vez que pauta suas práticas em uma educação que saia dos moldes tradicionais e que valorize os sujeitos envolvidos. O trabalho de formação de professores realizado foi pautado em práticas reflexivas sobre o tema, em quatro encontros para uma pesquisa de mestrado de uma das autoras. Para este artigo, optamos por analisar as discussões e falas que emergiram durante o segundo encontro, uma vez que este foi o início do processo de construção de um espaço reflexivo aberto a possibilidades. A reflexão de futuros educadores sobre as questões com as quais irão lidar em sala de aula apareceu como um ponto bastante interessante para que seja realizada uma construção coletiva em cursos de licenciatura em educação do campo e se elabore uma possibilidade real e contextualizada de uma educação do campo inclusiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
2017-12-07T05:18:48Z
2017-12-07T05:18:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Juliana Crespo et al. Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 607-623, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. Epub Apr 01, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30368
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743
identifier_str_mv LOPES, Juliana Crespo et al. Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 607-623, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. Epub Apr 01, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30368
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580734119772160