Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Lílson Pelegrine
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43627
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.
id UNB_31aa80efc151f54a9f1927acbcb1b054
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43627
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de músicaProfessores de música - formaçãoMusicobiografizaçãoMúsica - instrução e estudoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como o memorial de formação se inscreve como um dispositivo musicobiográfico de pesquisa e de formação do cerne da docência de professores de música da educação básica. Teve como objetivos específicos: a) realizar uma pesquisa-formação para a construção de memoriais musicobiográficos; b) produzir conhecimentos e sentidos sobre as experiências de formação musical e docente por meio das narrativas musicobiográficas; c) refletir sobre os elementos musicobiográficos que possibilitem pensar e compreender a constituição do cerne da docência de música. O embasamento teórico partiu do estudo de Biesta sobre o que é o ser humano e seu processo de inserção no mundo por meio da educação, dialogando com o conceito de musicobiografização, proposto por Abreu, tendo como contribuições para esse estudo as teorias biográficas de Delory-Momberger e os estudos de Passeggi sobre o memorial de formação na educação, automedialidade e reflexividade narrativa. Contribuíram ainda como referências de estudo o conceito do si-mesmo na narrativa e a teoria da tríplice mimese proposta por Paul Ricoeur. Metodologicamente o estudo se orientou pela pesquisa (auto)biográfica na área da educação musical, tendo como campo empírico um curso de extensão universitária para a construção de memoriais de formação na condição de dispositivos de pesquisa e de formação de professores de música, denominados aqui de memoriais musicobiográficos. O estudo incidiu sobre como esse tipo de memorial pode contribuir no exercício de compreensão do cerne da docência de três professores de música que atuam em Escolas Parque de Brasília-DF. Os resultados do estudo indicam que o memorial de formação como materialização do processo musicobiográfico é possível desde que se reconheçam suas limitações de automedialidade com e por meio da música por ser um dispositivo que se constitui pela escrita verbal. A expressão automedial se dá, inicialmente, através das relações estabelecidas na intertextualidade musical na escrita narrativa. A pesquisa também revela que o trabalho de partilha do memorial em um ambiente de pesquisa-formação contribuiu para ampliar a compreensão dos participantes sobre sua própria história de vida formativa e as dos demais, mas para pensar o cerne da docência de música por meio do memorial de formação de modo mais amplo há que se estruturar uma formação continuada que objetive uma construção musicobiográfica.The present research had as general objective to understand how the training memorial is inscribed as a music-biographical device for research and training at the core of teaching music teachers in basic education. Its specific objectives were: a) to carry out a research-training for the construction of music-biographical memorials; b) produce knowledge and meanings about the experiences of musical and teacher training through music-biographical narratives; c) reflect on the music-biographical elements that make it possible to think and understand the constitution of the core of music teaching. The theoretical basis came from Biesta's study of what the human being is and its process of insertion in the world through education, dialoguing with the concept of music-biographization, proposed by Abreu, having as contributions to this study the biographical theories of Delory-Momberger and Passeggi's studies on the training memorial in education, self-mediality and narrative reflexivity. The concept of the self in the narrative and the theory of the triple mimesis proposed by Paul Ricoeur also contributed as study references. Methodologically, the study was guided by (auto)biographical research in the field of music education, having as empirical field a university extension course for the construction of training memorials in the condition of research and training devices for music teachers, called here as music-biographical memorials. The study focused on how this type of memorial can contribute to the exercise of understanding the core of teaching of three music teachers who work at Escolas Parque in Brasília-DF. The results of the study indicate that the training memorial as a materialization of the music-biographical process is possible as long as its limitations of self-mediality with and through music are recognized, as it is a device that is constituted by verbal writing. The automedial expression occurs, initially, through the relationships established in musical intertextuality in narrative writing. The research also reveals that the work of sharing the memorial in a researchtraining environment contributed to broadening the participants' understanding of their own formative life history and those of others, but to thinking about the core of music teaching through the memorial of formation in a broader way, it is necessary to structure a continuous formation that aims at a musicbiographical construction.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAbreu, Delmary Vasconcelos delilsonsimas@gmail.comSimas, Lílson Pelegrine2022-05-03T21:25:41Z2022-05-03T21:25:41Z2022-05-022021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSIMAS, Lílson Pelegrine. Memorial musicobiográfico: uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música. 2021. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43627A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:58:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/43627Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:58:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música
title Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música
spellingShingle Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música
Simas, Lílson Pelegrine
Professores de música - formação
Musicobiografização
Música - instrução e estudo
title_short Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música
title_full Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música
title_fullStr Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música
title_full_unstemmed Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música
title_sort Memorial musicobiográfico : uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música
author Simas, Lílson Pelegrine
author_facet Simas, Lílson Pelegrine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Delmary Vasconcelos de
lilsonsimas@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas, Lílson Pelegrine
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de música - formação
Musicobiografização
Música - instrução e estudo
topic Professores de música - formação
Musicobiografização
Música - instrução e estudo
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2022-05-03T21:25:41Z
2022-05-03T21:25:41Z
2022-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMAS, Lílson Pelegrine. Memorial musicobiográfico: uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música. 2021. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43627
identifier_str_mv SIMAS, Lílson Pelegrine. Memorial musicobiográfico: uma possibilidade para pensar o cerne da docência de música. 2021. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508249160876032