Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Jaqueline dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47862
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
id UNB_7025b81689dc3bc935ca64d38be7c2af
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47862
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docenteMúsica - instrução e estudoPrática docenteMusicobiografizaçãoDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.Este trabalho tem como objeto de estudo o memorial musicobiográfico, dispositivo que é fonte de saberes docentes, com potencial para uso na mediação pedagógica, considerando a musicobiografização como processo de formação e compreensão das práticas docentes. O interesse pelo tema surge a partir da necessidade de compreender minhas práticas como docente de música e do desejo de aprimorá-las. As questões que norteiam este trabalho partem do entendimento de que os saberes da experiência, adquiridos ao longo das vivências com a música, influenciam os modos de atuação em sala de aula. Assim, pensando em como tenho trabalhado com os alunos e considerando o lugar que a voz cantada vem assumindo nas aulas, busco compreender minhas práticas. A partir da experiência com a música e do que compreendo com o memorial, me pergunto como poderia refigurar minhas ações. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho consiste em desvelar a musicobiografização como mediação pedagógica na aula de música tendo como desdobramentos específicos compreender o potencial formativo do memorial musicobiográfico e elucidar as práticas musicais como experiência musicobiográfica no exercício da docência de música. Os caminhos metodológicos se definem na aproximação entre a pesquisa (auto)biográfica e o campo da educação musical, sendo adotada a abordagem da pesquisa-ação-formação abarcando como fontes o memorial formativo, a reflexividade narrativa, a formação e a autoformação. O embasamento teórico parte dos estudos de Maria da Conceição Passeggi, com as dimensões do sujeito (auto)biográfico, e Paul Ricoeur, com a teoria da tríplice mimese para o referencial teórico analítico. As contribuições do trabalho consistem na elucidação de abordagens pedagógicas que surgem com a construção do memorial musicobiográfico, que se configura como um material elaborado a partir de um processo reflexivo e formativo, que possibilita a compreensão de saberes da docência e impacta a mediação pedagógica.This work has as object of study the musicobiographical memorial, a device that is a source of teaching knowledge, with potential for use in pedagogical mediation, considering musicobiography as a process of formation and understanding of teaching practices. The interest in the theme arises from the need to understand my practices as a music teacher and the desire to improve them. The questions that guide this work come from the understanding that the knowledge of experience, acquired throughout the experiences with music, influence the ways of acting in the classroom. Thus, thinking about how I have been working with students and considering the place that the sung voice has been assuming in the classroom, I seek to understand my practices. Based on my experience with music and on what I understand from the memorial, I ask myself how I could refigure my actions. Thus, the main goal of this work is to unveil the musicobiography as pedagogical mediation in the music class and, as specific unfoldings, to understand the formative potential of the musicobiographical memorial and to elucidate the musical practices as a musicobiographical experience in the exercise of music teaching. The methodological paths are defined in the approximation between (auto)biographical research and the field of music education, adopting the research-action-training approach, including as sources the formative memorial, narrative reflexivity, training and self-training. The theoretical basis is based on Maria da Conceição Passeggi's studies, with the dimensions of the (auto)biographical subject, and Paul Ricoeur's theory of triple mimesis for the theoretical-analytical referential. The contributions of the work consist in the elucidation of pedagogical approaches that arise with the construction of the musicobiographical memorial, which is configured as a material elaborated from a reflective and formative process, which enables the understanding of knowledge of teaching and impacts pedagogical mediation.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalAbreu, Delmary Vasconcelos deMartins, Jaqueline dos Santos2024-02-23T19:35:42Z2024-02-23T19:35:42Z2024-02-232023-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Jaqueline dos Santos. Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente. 2023. 121 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47862porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-23T19:35:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/47862Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-23T19:35:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente
title Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente
spellingShingle Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente
Martins, Jaqueline dos Santos
Música - instrução e estudo
Prática docente
Musicobiografização
title_short Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente
title_full Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente
title_fullStr Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente
title_full_unstemmed Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente
title_sort Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente
author Martins, Jaqueline dos Santos
author_facet Martins, Jaqueline dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Delmary Vasconcelos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Jaqueline dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e estudo
Prática docente
Musicobiografização
topic Música - instrução e estudo
Prática docente
Musicobiografização
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09
2024-02-23T19:35:42Z
2024-02-23T19:35:42Z
2024-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Jaqueline dos Santos. Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente. 2023. 121 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47862
identifier_str_mv MARTINS, Jaqueline dos Santos. Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente. 2023. 121 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508331771887616