Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Hugo Leonardo Guimarães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35090
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
id UNB_1d9d346f587a7dfb93a408c9b0d69a75
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35090
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus CeilândiaMúsica - instrução e estudoMúsica - aspectos sociaisFormação musicalExperiências musicaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.A pesquisa tem como tema a formação musical dos sujeitos com o lugar. Meu interesse pelo tema se origina a partir de inquietações e construções que acompanham meu percurso formativo musical e se configura com a minha condição de professor efetivo de música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília campus Ceilândia, IFB-CCEI. O objetivo do trabalho consiste em compreender as experiências musicais formativas dos sujeitos com o lugar visando a configuração de processos de formação musical que tragam sentido nos projetos de vida dos sujeitos. A pesquisa apresenta alguns conceitos operantes que são determinantes para sua efetuação, como lugar, experiência e o sujeito na modernidade avançada. A pesquisa (auto)biográfica é a escolha teórico-metodológica para consecução da pesquisa, o que traz o sujeito e suas experiências musicais formativas para um lugar de proeminência na pesquisa. O dispositivo utilizado para construção do material de pesquisa é o Ateliê Biográfico de Projeto, proposto por Delory-Momberger, que também consiste de um espaço de formação voltado à reflexividade biográfica, onde os sujeitos produzem e partilham narrativas (auto)biográficas. Os sujeitos colaboradores da pesquisa são estudantes do IFB-CCEI, que também é o lócus da pesquisa, organizados em duas frentes de trabalho, estudantes adultos e estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eletrônica. Durante a realização da pesquisa, a compreensão de singularidades presentes na realização do Ateliê origina a proposta do Ateliê Musicobiográfico de Projeto, AMBP, visto seu potencial de contribuição para se pensar a formação musical. A análise do material biográfico produzido é fundamentada na teoria do texto de Paul Ricoeur e em sua proposição de análise hermenêutica. A partir da análise das narrativas (auto)biográficas, algumas compreensões se encaminharam para a construção de uma proposta de formação musicobiográfica, viabilizada por meio de projetos formativos, como o AMBP. Como docente de música em uma instituição de educação profissional e tecnológica, que propõe manter-se em constante diálogo com a região onde se insere, proponho, projetos formativos musicobiográficos como caminhos para uma formação musical que traga sentido no projeto de vida do sujeito.This research has as theme the musical formation of the subjects with the place. My interest in the subject is originated from constructions and restlessness that accompany me along my musical formative pathway and is linked with my condition as effective music teacher at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – campus Ceilândia, IFB-CCEI (Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasília – campus Ceilândia). The objective of this work is to understand the formative musical experiences of the subjects with the place in the way to set up processes of musical formation that bring meaning in the subjects life projects. The research presents some operant concepts that are determinant for its accomplishment, as place, experience and the subject in the late modernity. The theoretical-methodological choice to achieve the aim of the research is the (Auto)Biographical Research, wich carries the subject and his formative musical experiences to a place of prominence. The project biographical workshop, as proposed by Delory-Momberger, is the instrument used to collect the research material. The biographical workshop is also a formation space and a space for biographical reflexivity, where subjects produce and share their (auto)biographical narratives. The research subjects are students of the IFB-CCEI which is the locus of the research. They were organized in two work fronts as adult students and students of the high school integrated with technical course in electronics. The understanding about some singularities expressed in the realization of the biographical workshop gave rise to the musical-biographical workshops (AMBP) wich brings a potential contribution to thinking about musical formation. The analysis of the biographical material produced is based on Paul Ricoeur’s theory of the text and his proposition for hermeneutical analysis. After the analysis of the (auto)biographical narratives, some understandings were achieved towards the construction of a musical-biographical formation. That proposal of musical formation is made feasible through formative projects, such as AMBP. As a music teacher in an institution focused on professional and technological education, which intend to keep a constant dialogue with the place where it is inserted, I propose the musical-biographical formative projects as a path for musical formation that bring meaning in the subject's life project.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAbreu, Delmary Vasconcelos deSouza, Hugo Leonardo Guimarães2019-07-17T21:26:45Z2019-07-17T21:26:45Z2019-07-172018-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Hugo Leonardo Guimarães. Ateliê musicobiográfico como projeto formativo: um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia. 2018. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35090A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:58:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/35090Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia
title Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia
spellingShingle Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia
Souza, Hugo Leonardo Guimarães
Música - instrução e estudo
Música - aspectos sociais
Formação musical
Experiências musicais
title_short Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia
title_full Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia
title_fullStr Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia
title_full_unstemmed Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia
title_sort Ateliê musicobiográfico como projeto formativo : um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia
author Souza, Hugo Leonardo Guimarães
author_facet Souza, Hugo Leonardo Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Delmary Vasconcelos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Hugo Leonardo Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e estudo
Música - aspectos sociais
Formação musical
Experiências musicais
topic Música - instrução e estudo
Música - aspectos sociais
Formação musical
Experiências musicais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
2019-07-17T21:26:45Z
2019-07-17T21:26:45Z
2019-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Hugo Leonardo Guimarães. Ateliê musicobiográfico como projeto formativo: um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia. 2018. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35090
identifier_str_mv SOUZA, Hugo Leonardo Guimarães. Ateliê musicobiográfico como projeto formativo: um estudo com estudantes do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia. 2018. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580693798879232