Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura, Bárbara Carolina Vanderley
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46761
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
id UNB_35296cf6a75b998fca9f124366891e4f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46761
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamentalSociolinguísticaTraços graduaisRedação acadêmicaLíngua portuguesa - escritaEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.Esta dissertação investiga os traços graduais – usos linguísticos que fa do Português Brasileiro (PB) em textos escolares de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília, no Distrito Federal. O objetivo central é dar uma visão panorâmica da ocorrência e dos níveis gramaticais dos traços graduais que aparecem na escrita de estudantes do Ensino Fundamental II com a finalidade de contribuir para o entendimento da variação linguística em sala de aula. Esse trabalho situa-se no campo da Sociolinguística Educacional em interface com a Sociolinguística Variacionista, reunindo os parâmetros quantitativo e qualitativo para coleta e tratamento dos dados. A amostra é composta por 312 textos produzidos nos gêneros textuais relato pessoal, narrativa ficcional e texto opinativo. A análise dos dados ancora-se na teoria dos três contínuos de Bortoni-Ricardo: urbanização, oralidade-letramento e monitoração estilística, valendo-se do suporte quantitativo para identificação dos tipos de traços graduais, frequências e porcentagens de suas ocorrências nos textos dos estudantes. Ao final, verificou-se que alguns traços graduais comuns na oralidade do PB figuram com maior frequência na modalidade escrita ao passo que outros tiveram baixa ou nenhuma ocorrência, o que sustenta a conclusão de que a variação linguística não é realidade exclusiva da fala e de que a conscientização e valorização das diferentes variedades do PB são fundamentais para uma educação culturalmente sensível que consiga promover ampliação da competência linguística dos estudantes.This dissertation deals with the gradual features of Brazilian Portuguesa (BP) in school texts by students in the 6th to 9th grade of elementary school (6th to 9th grade) of a public school in Brasília, in the Federal District. The main objective is to give a panoramic view of the occurrence and grammatical levels of the gradual features that appear in the writing of estudents of elementary school II with the purpose of contributing to the understanding of linguistic variation in the classroom. This work is locatede in the field of Educational Sociolinguistics in interface with Variationist Sociolinguistics, bringing together the quantitative and qualitative parameters for data collection and treatment. The sample consists of 312 texts produced in the genres personal report, ficctional narrative and opinion text. Data analysis is based on BortoniRicardo’s theory of the three continuuns: urbanization, oralidade letramento e monitoração estilística, using the quantitative support for identification of the types of gradual strokes, frequencies and percentages of their occurrences in the student’s texts. In the end, it was verified that commum gradual features in PB orality appear more frequently in the written modality, while others had low or no occurrence, which supports the conclusion that linguistic variation is not a exclusive reality of speech and that awareness and appreciation of the differente varieties of PB are fundamental for a culturally sensitive education that can promote the expansion fo student’s linguistic competence.Esta disertación trata sobre los rasos graduales del portugés brasileño (PB) en textos escolares de estudiantes del 6º al 9º ano de la enseñanza fundamental de una escuela pública de Brasilia en Distrito Federal. El objetivo central es dar una visión panorâmica de la ocurrencia y de los niveles gramaticales de los rasgos graduales que aparecen en la escritura de estudiantes de la Enseñanza Fundamental II con el propósito de contribuir a la comprensión de la variación lingüística en el aula. Ese trabajo se ubica en el campo de la Sociolingüística Educativa en interaz con la Sociolingüística del Variacionismo, reuniendo los parâmetros cuantitativo y cualitativo para la recolección y tratamento de los datos. La muestra está compuesta por 312 textos producidos en los géneros textuales relato personal, narrativa ficcional y texto de opinión. El análisis de los datos está anclado en la teoria de los três contínuos de Bortoni-Ricardo: urbanización, oralidade-literacidad y monitoreo estilístico, valiéndose del soporte cuantitativo para identificación de los tipos de rasgos graduales, frecuencias y porcentajes de suas ocurrencias en los textos de los estudiantes. Al final, se verifico que algunos rasgos graduales comunes en la oralidade del PB figuran com más frecuencia en la modalidade escrita, mientras que otros tuvieron baja o ninguna ocurrencia, lo que sostiene la conclusión de que la variación linguística no es realidade exclusiva del habla y de que la concienciación y valoración de las diferentes variedades del PB son fundamentales para una educación culturalmente sensible qu logre promover ampliación de la competência linguística de los estudiantes.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaRodrigues, Ulisdete Rodrigues de SouzaBoaventura, Bárbara Carolina Vanderley2023-10-30T18:07:27Z2023-10-30T18:07:27Z2023-10-302023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOAVENTURA, Bárbara Carolina Vanderley. Traços graduais do português brasileiro em textos escolares: um estudo sociolinguístico no ensino fundamental. 2023. 294 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-30T18:07:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/46761Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-30T18:07:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental
title Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental
spellingShingle Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental
Boaventura, Bárbara Carolina Vanderley
Sociolinguística
Traços graduais
Redação acadêmica
Língua portuguesa - escrita
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
title_short Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental
title_full Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental
title_fullStr Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental
title_full_unstemmed Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental
title_sort Traços graduais do português brasileiro em textos escolares : um estudo sociolinguístico no ensino fundamental
author Boaventura, Bárbara Carolina Vanderley
author_facet Boaventura, Bárbara Carolina Vanderley
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaventura, Bárbara Carolina Vanderley
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística
Traços graduais
Redação acadêmica
Língua portuguesa - escrita
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
topic Sociolinguística
Traços graduais
Redação acadêmica
Língua portuguesa - escrita
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-30T18:07:27Z
2023-10-30T18:07:27Z
2023-10-30
2023-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOAVENTURA, Bárbara Carolina Vanderley. Traços graduais do português brasileiro em textos escolares: um estudo sociolinguístico no ensino fundamental. 2023. 294 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46761
identifier_str_mv BOAVENTURA, Bárbara Carolina Vanderley. Traços graduais do português brasileiro em textos escolares: um estudo sociolinguístico no ensino fundamental. 2023. 294 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580771467952128