O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Gecielda de Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1271
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
id UNB_356326cf293299436cfdd6f5485aceaf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1271
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV EscolaPolíticaGestão escolarDemocraciaAnálise do discursoMídiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.Esta dissertação analisa o enfoque conferido pelo TV Escola, canal educativo do MEC ao tema da gestão democrática nas escolas públicas, por meio da análise do conteúdo e do discurso do programa “Fazendo Escola”, série de vídeos exibida em 2003. Esse documentário pretende mostrar ao telespectador uma amostra de casos bem-sucedidos de gestão democrática em escolas públicas de ensino médio. Do ponto de vista teórico-conceitual, a pesquisa procura revelar o significado e o alcance do documentário no contexto das relações entre mídia, democracia e educação. Nesse sentido, o estudo focaliza os modelos de democracia, a evolução da mídia educativa e a especificidade da organização escolar. Do ponto de vista histórico-conjuntural, a pesquisa procura revelar o significado e o alcance do documentário no contexto da redemocratização política do país. Nesse sentido, o estudo focaliza a herança patrimonialista da organização política nacional, os precedentes de modernização autoritária (de cima para baixo) e as experiências mais recentes visando romper com a “democracia formal”. A pergunta básica endereçada ao documentário pode ser assim resumida: “Em que medida e de que maneira a pluralidade de discursos em favor da gestão democrática da escola pública presentes no documentário indica o advento de uma cultura cívica verdadeiramente democrática?” A análise realizada sugere que o surpreendente consenso observado entre os interlocutores do documentário (especialistas, alunos, professores, pais e gestores) contém muito de jargão ideológico vazio, embora os telespectadores nem sempre se apercebam disso, em função dos emaranhados técnicos e políticos presentes na linguagem do próprio documentário. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation analyzes the focus given by TV Escola, the educational channel of Brazil's Ministry of Education and Culture, to the issue of democratic management of public schools by analyzing the content and of "Fazendo Escola", a series of documentary videos shown in 2003. The aim of the series was to show viewers a selection of successful cases of democratic public school management at high school level. From the theoretical and conceptual standpoint, this study seeks to reveal the significance and scope of the series in the context of relations between the media, democracy and education. In this light, the study focuses on models of democracy, the development of the educational media, and the specifics of school organization. From the historical and conjunctural point of view, it seeks to reveal the significance and scope of the series in the context of the country’s redemocratization. Accordingly, it highlights the patrimonialist heritage of Brazil’s political organization, the precedents of authoritarian modernization (from the top down) and the more recent attempts to break with "formal democracy". The basic question that has to be addressed can be encapsulated as follows: "To what extent and in what way does the plurality of discourses in favor of the democratic management of public schools contained in the documentary series indicate the advent of a truly democratic civic culture?" The analysis suggests that the surprising consensus observed among the series participants (specialists, students, teachers, parents and administrators) contains a substantial amount of empty ideological jargon, even though viewers are not always aware of this, due to the technical and political confusion contained in the actual language of the programs.Matos, Bráulio Tarcísio Pôrto deCampos, Gecielda de Souza2009-02-17T19:07:19Z2009-02-17T19:07:19Z2007-062007-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMPOS, Gecielda de Souza. O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola. 2007. 134 f. Disserteção (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1271info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/1271Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola
title O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola
spellingShingle O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola
Campos, Gecielda de Souza
Política
Gestão escolar
Democracia
Análise do discurso
Mídia
title_short O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola
title_full O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola
title_fullStr O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola
title_full_unstemmed O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola
title_sort O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola
author Campos, Gecielda de Souza
author_facet Campos, Gecielda de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Bráulio Tarcísio Pôrto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Gecielda de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Política
Gestão escolar
Democracia
Análise do discurso
Mídia
topic Política
Gestão escolar
Democracia
Análise do discurso
Mídia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06
2007-06
2009-02-17T19:07:19Z
2009-02-17T19:07:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Gecielda de Souza. O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola. 2007. 134 f. Disserteção (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1271
identifier_str_mv CAMPOS, Gecielda de Souza. O enfoque da Gestão Democrática da Escola no canal educativo TV Escola. 2007. 134 f. Disserteção (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580869845352448