Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13006 |
Resumo: | inovadora da gestão da informação e do conhecimento em unidades de informação, a partir do entendimento do mercado e do negócio da informação na área em que atuam suas organizações mantenedoras, estejam elas inseridas no setor com fins de lucro ou não. Destaca que, diante dos novos temas e da mudança de paradigmas, o marketing da informação reflete tanto a natureza mutável dos serviços de informação como as perspectivas teóricas e práticas do marketing, principalmente após o surgimento da Internet e da Web. Conclui que é importante estudar, pesquisar e desenvolver estudos sobre marketing na ciência da informação para evidenciar os benefícios da apropriação conceitual do marketing nesta área do conhecimento e dar visibilidade ao papel desempenhado pelas unidades e profissionais da informação como agentes sociais capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. |
id |
UNB_35dd9e7d395e1c592ff55a2bafbfedc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/13006 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informaçãoInformation marketing : an innovative approach to understand information market and businessMarketing da informaçãoInformação estratégicaUnidades de informaçãoinovadora da gestão da informação e do conhecimento em unidades de informação, a partir do entendimento do mercado e do negócio da informação na área em que atuam suas organizações mantenedoras, estejam elas inseridas no setor com fins de lucro ou não. Destaca que, diante dos novos temas e da mudança de paradigmas, o marketing da informação reflete tanto a natureza mutável dos serviços de informação como as perspectivas teóricas e práticas do marketing, principalmente após o surgimento da Internet e da Web. Conclui que é importante estudar, pesquisar e desenvolver estudos sobre marketing na ciência da informação para evidenciar os benefícios da apropriação conceitual do marketing nesta área do conhecimento e dar visibilidade ao papel desempenhado pelas unidades e profissionais da informação como agentes sociais capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.The objective of this paper is to present marketing information as an innovative approach referring to information and knowledge management in information units by understand the information market and business in the area of the maintaining organization performance either in profit or non-profit sectors. On account of the new themes and change of paradigms, information marketing reflects both the unstable nature of information services and the theoretical and practical perspective of marketing, mainly after Internet and web came up. The conclusion is that it is important to analyze, research and develop studies about marketing in the area of Information Science in order to bring forth the benefits of precise terms concerning marketing in this area of knowledge and to underline the role performed by the units and professionals of information as social agents for contributing to the development of society.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)2013-05-02T21:09:59Z2013-05-02T21:09:59Z2011-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 85-98, jan./abr., 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1920. Acesso em: 29 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13006Revista Ciência da Informação - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revista.ibict.br/ciinf/. Acesso em: 29 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Sueli Angélica doporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-23T19:50:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/13006Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-23T19:50:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação Information marketing : an innovative approach to understand information market and business |
title |
Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação |
spellingShingle |
Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação Amaral, Sueli Angélica do Marketing da informação Informação estratégica Unidades de informação |
title_short |
Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação |
title_full |
Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação |
title_fullStr |
Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação |
title_full_unstemmed |
Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação |
title_sort |
Marketing da informação : abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação |
author |
Amaral, Sueli Angélica do |
author_facet |
Amaral, Sueli Angélica do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Sueli Angélica do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing da informação Informação estratégica Unidades de informação |
topic |
Marketing da informação Informação estratégica Unidades de informação |
description |
inovadora da gestão da informação e do conhecimento em unidades de informação, a partir do entendimento do mercado e do negócio da informação na área em que atuam suas organizações mantenedoras, estejam elas inseridas no setor com fins de lucro ou não. Destaca que, diante dos novos temas e da mudança de paradigmas, o marketing da informação reflete tanto a natureza mutável dos serviços de informação como as perspectivas teóricas e práticas do marketing, principalmente após o surgimento da Internet e da Web. Conclui que é importante estudar, pesquisar e desenvolver estudos sobre marketing na ciência da informação para evidenciar os benefícios da apropriação conceitual do marketing nesta área do conhecimento e dar visibilidade ao papel desempenhado pelas unidades e profissionais da informação como agentes sociais capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01 2013-05-02T21:09:59Z 2013-05-02T21:09:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 85-98, jan./abr., 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1920. Acesso em: 29 abr. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/13006 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 85-98, jan./abr., 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1920. Acesso em: 29 abr. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508368434298880 |