A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Andréia Santos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Azevedo, Aldo Antonio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6439
Resumo: O presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma refl exão acerca do papel da Educação Física Escolar na re-signifi cação do corpo, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se, às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Le Breton, e de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, refl exivamente a questão do corpo, no “fazer” Educação Física, onde o professor e os alunos reúnem possibilidades de re-signifi cação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A refl exão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola, enquanto espaço social emancipatório e não apenas mero reprodutor de práticas a-críticas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_36681f1f2e12a3fee90f0a0f1ec941f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6439
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidadeThe resignifying the body through school physical education in the face of the stereotypes built in contemporary timesLa re-signifi cación del cuerpo por la educación física escolar, de frente al estereotipo construido en la contemporaneidadCorpoContemporaneidadeRe-significaçãoMídiaEducação física escolarO presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma refl exão acerca do papel da Educação Física Escolar na re-signifi cação do corpo, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se, às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Le Breton, e de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, refl exivamente a questão do corpo, no “fazer” Educação Física, onde o professor e os alunos reúnem possibilidades de re-signifi cação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A refl exão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola, enquanto espaço social emancipatório e não apenas mero reprodutor de práticas a-críticas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis interpretative article presents a refl ection on the role of school physical education in resignifying the body in the face of the stereotyped body created in contemporary times. It makes reference to the contributions from body researchers, especially Le Breton, and to ideas from sociologists such as Durkheim and Foucault and anthropologists such as Mauss. It also refl ects upon the body issue in physical education practices in which teacher and students both hold body resignifying possibilities through an awareness process that helps to overcome fragmentation and proposes interdisciplinarity as a key element. This refl ection demands that the reality of pedagogical practices be recognized in school physical education as a freeing social space, and not as a mere emulator of non-critical practices. _______________________________________________________________________________ RESUMENEl presente artículo, de carácter interpretativo, presenta una reflexión sobre el papel de la Educación Física Escolar en la re-signifi cación del cuerpo, de frente al estereotipo construido en la contemporaneidad. Se recurren a las contribuciones algunos especialistas sobre el cuerpo, especialmente Le Breton, y algunas ideas de sociólogos como Durkheim y Foucault e del antropólogo Mauss. Trata también, de forma refl exiva lo del cuerpo, dentro del “hacer” Educación Física, donde el profesor y los alumnos reúnen posibilidades de re-signifi cación del cuerpo por medio de la conscientización, superando la fragmentación y proponiendo la inter-disciplinaridad en su constitución. La refl exión exige, por lo tanto, el reconocimiento de la realidad de la práctica pedagógica de la Educación Física en la escuela, como siendo un espacio social emancipador y no apenas como siendo un simple reproductor de prácticas sin críticas.Faculdade de Educação Física (FEF)2011-01-13T02:42:41Z2011-01-13T02:42:41Z2007-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONÇALVES, Andreia Santos; AZEVEDO, Aldo Antonio de. A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Pensar a prática, v.10, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1083/1679>. Acesso em: 5 jan. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6439Gonçalves, Andréia SantosAzevedo, Aldo Antonio deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:01:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/6439Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:01:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade
The resignifying the body through school physical education in the face of the stereotypes built in contemporary times
La re-signifi cación del cuerpo por la educación física escolar, de frente al estereotipo construido en la contemporaneidad
title A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade
spellingShingle A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade
Gonçalves, Andréia Santos
Corpo
Contemporaneidade
Re-significação
Mídia
Educação física escolar
title_short A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade
title_full A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade
title_fullStr A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade
title_full_unstemmed A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade
title_sort A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade
author Gonçalves, Andréia Santos
author_facet Gonçalves, Andréia Santos
Azevedo, Aldo Antonio de
author_role author
author2 Azevedo, Aldo Antonio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Andréia Santos
Azevedo, Aldo Antonio de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Contemporaneidade
Re-significação
Mídia
Educação física escolar
topic Corpo
Contemporaneidade
Re-significação
Mídia
Educação física escolar
description O presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma refl exão acerca do papel da Educação Física Escolar na re-signifi cação do corpo, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se, às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Le Breton, e de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, refl exivamente a questão do corpo, no “fazer” Educação Física, onde o professor e os alunos reúnem possibilidades de re-signifi cação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A refl exão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola, enquanto espaço social emancipatório e não apenas mero reprodutor de práticas a-críticas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09
2011-01-13T02:42:41Z
2011-01-13T02:42:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Andreia Santos; AZEVEDO, Aldo Antonio de. A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Pensar a prática, v.10, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1083/1679>. Acesso em: 5 jan. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6439
identifier_str_mv GONÇALVES, Andreia Santos; AZEVEDO, Aldo Antonio de. A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Pensar a prática, v.10, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1083/1679>. Acesso em: 5 jan. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508349056614400