A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6439 |
Resumo: | O presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma refl exão acerca do papel da Educação Física Escolar na re-signifi cação do corpo, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se, às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Le Breton, e de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, refl exivamente a questão do corpo, no “fazer” Educação Física, onde o professor e os alunos reúnem possibilidades de re-signifi cação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A refl exão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola, enquanto espaço social emancipatório e não apenas mero reprodutor de práticas a-críticas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidadeThe resignifying the body through school physical education in the face of the stereotypes built in contemporary timesLa re-signifi cación del cuerpo por la educación física escolar, de frente al estereotipo construido en la contemporaneidadCorpoContemporaneidadeRe-significaçãoMídiaEducação física escolarO presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma refl exão acerca do papel da Educação Física Escolar na re-signifi cação do corpo, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se, às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Le Breton, e de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, refl exivamente a questão do corpo, no “fazer” Educação Física, onde o professor e os alunos reúnem possibilidades de re-signifi cação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A refl exão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola, enquanto espaço social emancipatório e não apenas mero reprodutor de práticas a-críticas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis interpretative article presents a refl ection on the role of school physical education in resignifying the body in the face of the stereotyped body created in contemporary times. It makes reference to the contributions from body researchers, especially Le Breton, and to ideas from sociologists such as Durkheim and Foucault and anthropologists such as Mauss. It also refl ects upon the body issue in physical education practices in which teacher and students both hold body resignifying possibilities through an awareness process that helps to overcome fragmentation and proposes interdisciplinarity as a key element. This refl ection demands that the reality of pedagogical practices be recognized in school physical education as a freeing social space, and not as a mere emulator of non-critical practices. _______________________________________________________________________________ RESUMENEl presente artículo, de carácter interpretativo, presenta una reflexión sobre el papel de la Educación Física Escolar en la re-signifi cación del cuerpo, de frente al estereotipo construido en la contemporaneidad. Se recurren a las contribuciones algunos especialistas sobre el cuerpo, especialmente Le Breton, y algunas ideas de sociólogos como Durkheim y Foucault e del antropólogo Mauss. Trata también, de forma refl exiva lo del cuerpo, dentro del “hacer” Educación Física, donde el profesor y los alumnos reúnen posibilidades de re-signifi cación del cuerpo por medio de la conscientización, superando la fragmentación y proponiendo la inter-disciplinaridad en su constitución. La refl exión exige, por lo tanto, el reconocimiento de la realidad de la práctica pedagógica de la Educación Física en la escuela, como siendo un espacio social emancipador y no apenas como siendo un simple reproductor de prácticas sin críticas.Faculdade de Educação Física (FEF)2011-01-13T02:42:41Z2011-01-13T02:42:41Z2007-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONÇALVES, Andreia Santos; AZEVEDO, Aldo Antonio de. A re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Pensar a prática, v.10, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1083/1679>. Acesso em: 5 jan. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6439Gonçalves, Andréia SantosAzevedo, Aldo Antonio deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:01:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/6439Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:01:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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O presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma refl exão acerca do papel da Educação Física Escolar na re-signifi cação do corpo, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se, às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Le Breton, e de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, refl exivamente a questão do corpo, no “fazer” Educação Física, onde o professor e os alunos reúnem possibilidades de re-signifi cação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A refl exão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola, enquanto espaço social emancipatório e não apenas mero reprodutor de práticas a-críticas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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