A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504 |
Resumo: | Este trabalho propõe reflexões sobre a significação nas aulas de Educação Física escolar e sobre a ação didática direcionada ao encontro e ao confronto de conhecimentos. Para isso, basear-nos-emos em situações de ensino que compõem nossa experiência como professores de Educação Física e em referenciais teóricos provindos das Ciências Humanas. Os alunos chegam à aula com certo entendimento a respeito dos elementos da cultura corporal; o professor, por meio de sua ação pedagógica, pode provocar confrontos com tais conhecimentos, com o intuito de levar os jovens a identificar e compreender os temas estudados, de maneira sistematizada. Nesse processo didático, a significação é elemento fundamental a ser considerado para uma mediação que vislumbre a revisão de idéias e de valores.Abstract:This work proposes reflections on the signification of Physical Education in the school environment and on the didactic action directed to the meeting and confronting of knowledge. For such, we will base ourselves on teaching situations that compose our experience as Physical Education teachers and also on a theoretical frame of reference from the Human Sciences. The students arrive in class with some amount of knowledge concerning the elements of body culture; the teacher, through her pedagogical action, may challenge such knowledge, intending to lead the students to identify and understand the studied subjects, in a systematized way. In such a didactic process, signification is a key element to be considered for a mediation that glimpses the revision of ideas and values. Key words: Physical Education at school; Didactics. Knowledge. Signification |
id |
UNICAMP-18_639dc105d60bc5bfefc9fe2b55c574ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643504 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimentoEducação Física escolar. Didática. Conhecimento. SignificaçãoEducaçãoEste trabalho propõe reflexões sobre a significação nas aulas de Educação Física escolar e sobre a ação didática direcionada ao encontro e ao confronto de conhecimentos. Para isso, basear-nos-emos em situações de ensino que compõem nossa experiência como professores de Educação Física e em referenciais teóricos provindos das Ciências Humanas. Os alunos chegam à aula com certo entendimento a respeito dos elementos da cultura corporal; o professor, por meio de sua ação pedagógica, pode provocar confrontos com tais conhecimentos, com o intuito de levar os jovens a identificar e compreender os temas estudados, de maneira sistematizada. Nesse processo didático, a significação é elemento fundamental a ser considerado para uma mediação que vislumbre a revisão de idéias e de valores.Abstract:This work proposes reflections on the signification of Physical Education in the school environment and on the didactic action directed to the meeting and confronting of knowledge. For such, we will base ourselves on teaching situations that compose our experience as Physical Education teachers and also on a theoretical frame of reference from the Human Sciences. The students arrive in class with some amount of knowledge concerning the elements of body culture; the teacher, through her pedagogical action, may challenge such knowledge, intending to lead the students to identify and understand the studied subjects, in a systematized way. In such a didactic process, signification is a key element to be considered for a mediation that glimpses the revision of ideas and values. Key words: Physical Education at school; Didactics. Knowledge. SignificationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504Pro-Posições; Vol. 19 No. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172Pro-Posições; v. 19 n. 1: jan./abr.2008[55]; 159-1721980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504/11043Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Júnior, José CarlosSilva, Cinthia Lopes2016-02-22T13:02:59Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643504Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T13:02:59Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento |
title |
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento |
spellingShingle |
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento Rodrigues Júnior, José Carlos Educação Física escolar. Didática. Conhecimento. Significação Educação |
title_short |
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento |
title_full |
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento |
title_fullStr |
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento |
title_full_unstemmed |
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento |
title_sort |
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento |
author |
Rodrigues Júnior, José Carlos |
author_facet |
Rodrigues Júnior, José Carlos Silva, Cinthia Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cinthia Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Júnior, José Carlos Silva, Cinthia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar. Didática. Conhecimento. Significação Educação |
topic |
Educação Física escolar. Didática. Conhecimento. Significação Educação |
description |
Este trabalho propõe reflexões sobre a significação nas aulas de Educação Física escolar e sobre a ação didática direcionada ao encontro e ao confronto de conhecimentos. Para isso, basear-nos-emos em situações de ensino que compõem nossa experiência como professores de Educação Física e em referenciais teóricos provindos das Ciências Humanas. Os alunos chegam à aula com certo entendimento a respeito dos elementos da cultura corporal; o professor, por meio de sua ação pedagógica, pode provocar confrontos com tais conhecimentos, com o intuito de levar os jovens a identificar e compreender os temas estudados, de maneira sistematizada. Nesse processo didático, a significação é elemento fundamental a ser considerado para uma mediação que vislumbre a revisão de idéias e de valores.Abstract:This work proposes reflections on the signification of Physical Education in the school environment and on the didactic action directed to the meeting and confronting of knowledge. For such, we will base ourselves on teaching situations that compose our experience as Physical Education teachers and also on a theoretical frame of reference from the Human Sciences. The students arrive in class with some amount of knowledge concerning the elements of body culture; the teacher, through her pedagogical action, may challenge such knowledge, intending to lead the students to identify and understand the studied subjects, in a systematized way. In such a didactic process, signification is a key element to be considered for a mediation that glimpses the revision of ideas and values. Key words: Physical Education at school; Didactics. Knowledge. Signification |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504/11043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 19 No. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172 Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172 Pro-Posições; v. 19 n. 1: jan./abr.2008[55]; 159-172 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185275084800 |