Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4854 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008. |
id |
UNB_3b6bcf90e18999523c5af251f893a6c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/4854 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de camposFísica - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.Embora não haja um consenso sobre o exato papel da analogia no ensino de ciências as discussões a esse respeito têm fornecido parâmetros para o uso da analogia como ferramenta de ensino. O objetivo desse trabalho é retomar essa discussão sob o enfoque de que o raciocínio analógico seja constituinte da própria estrutura do pensamento científico e, portanto, essencial na alfabetização científica e formação cultural do estudante. Nesse sentido, propomos um exemplo do uso da analogia como ferramenta de ensino por meio de um texto de apoio no qual apresentamos o conceito de campo para estudantes do Ensino Médio. Queremos com isso destacar um ensino que explicite os aspectos conceituais do conteúdo escolar de física, em contraste ao ensino que se limita à mera mecanizada manipulação matemática de fórmulas esvaziadas de significado, sem um modelo que as ampare e que torne esse conteúdo significativo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe exact role played by analogy in science teaching is a much discussed topic. Even tough a general consensus has not yet been reached, those discussions have arguably contributed to providing guiding elements in the use of analogy as a teaching tool. This work aims at rethinking the role of analogy in science teaching by considering and highlighting its participation in the very structure of scientific thinking and thus arguing its necessity to the building of scientific literacy and culture. We then propose a new didactic and pedagogical strategy based upon the use of analogy as a tool to explicitly address the conceptual aspects of Physics, contrasting with the teaching based on merely mechanical resolutions of mathematical exercises.Verdeaux, Maria de Fátima da SilvaGoulart, Janice Anita Bomfim2010-05-31T15:26:27Z2010-05-31T15:26:27Z2008-072008-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOULART, Janice Anita Bomfim. Analogias e metáforas no ensino de Física: um exemplo em torno da temática de campos. 2008. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4854info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/4854Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos |
title |
Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos |
spellingShingle |
Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos Goulart, Janice Anita Bomfim Física - estudo e ensino |
title_short |
Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos |
title_full |
Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos |
title_fullStr |
Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos |
title_full_unstemmed |
Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos |
title_sort |
Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos |
author |
Goulart, Janice Anita Bomfim |
author_facet |
Goulart, Janice Anita Bomfim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Verdeaux, Maria de Fátima da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Janice Anita Bomfim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino |
topic |
Física - estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07 2008-07 2010-05-31T15:26:27Z 2010-05-31T15:26:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOULART, Janice Anita Bomfim. Analogias e metáforas no ensino de Física: um exemplo em torno da temática de campos. 2008. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4854 |
identifier_str_mv |
GOULART, Janice Anita Bomfim. Analogias e metáforas no ensino de Física: um exemplo em torno da temática de campos. 2008. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508315237941248 |