Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Diva da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31321
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.
id UNB_3ba2e3a94f7bc944006526174813ef5f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31321
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombolaQuilombos - educaçãoOrganização socialEducação - aspectos sociaisNucleação escolarQuilombos - identidade socialDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.O histórico de resistência da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas é fundamentado na organização social, política e cultural da própria comunidade. Contudo, em todo o seu percurso, há marcas profundas de intervenções externas como invasões dos fazendeiros sobre as terras, monopólio político e efetivação de ações e projetos governamentais e/ou não-governamentais que negam a nossa história e nossa autonomia. Registramos também marcas de contradições internas, que ocorrem quando integrantes da comunidade buscam benefícios individuais que prejudicam o coletivo. Em meio a tantas práticas e procedimentos que interferem negativamente no modo de vida da nossa comunidade, a implementação da nucleação escolar é mais um agravante para as lutas pela garantia dos nossos direitos. Com base nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral verificar, a partir das percepções das famílias, mudanças significativas na organização socioterritorial, política, cultural e econômica da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas motivadas pela nucleação escolar. Esse trabalho se fundamenta nos pressupostos de que a nucleação escolar viola os direitos das crianças e ainda nega a cultura e a educação escolar quilombola. E, para atingir esse objetivo, definimos como objetivos específicos: (a) compreender como as famílias atingidas pela nucleação escolar analisam o processo de desterritorialização do processo educativo, no que se refere à convivência familiar, ao contato com o território, às atividades produtivas e à organização social; (b) observar os efeitos da nucleação das escolas nas experiências educativas e na construção da identidade étnico-racial das crianças e adolescentes de Conceição das Crioulas; (c) produzir subsídios para instrumentalizar a luta do movimento quilombola pela garantia de direitos e aplicabilidade das Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. A elaboração dessa dissertação tem como base escutas sensíveis instrumentalizadas por meio de Rodas de Conversas realizadas em dois núcleos comunitários distintos: a Região de Queimadas, situada no território quilombola de Conceição das Crioulas, e o Assentamento José Luiz de Barros.The history of resistance of the quilombola community Conceição das Crioulas (a former runnaway slave community) is based on the social, political and cultural organization of the community itself. However, external interventions such as invasions by landowners who want to take over the land, political monopoly and the implementation of governmental and/or non-governmental actions and projects that deny the inhabitants’ history and autonomy have caused deep marks throughout its history. There are also internal contradictions, which occur when members of the community seek for individual benefits that harm the collective. Among many practices and procedures that negatively interfere in the way of life of our community, the implementation of school nucleation aggravates the struggles to guarantee rights. Considering this context and based on the perceptions of the families, this paper aims to verify significant changes in the socio-territorial, political, cultural and economic organization of the quilombola community of Conceição das Crioulas which were motivated by the school nucleation. This paper is based on the assumptions that school nucleation violates the rights of children and denies quilombola culture and schooling. In order to achieve this goal, the specific objectives are (a) to understand how families affected by school nucleation perceive the process of deterritorialization of the educational process, regarding family coexistence, contact with the territory, productive activities and social organization; (B) to observe the effects of nucleation of schools on educational experiences and on the construction of ethnic-racial identity of children and adolescents in Conceição das Crioulas; (C) to produce subsidies which will offer the adequate tools for the struggle of the quilombola movement in its effort to guarantee the rights and applicability of the National Guidelines for Quilombola Schooling. This dissertation is based on the sensitive listening of the participants during conversation circles. The conversations were carried out in two distinct community nuclei: the region of Queimadas, located in the quilombola territory of Conceição das Crioulas, and the settlement José Luiz de Barros.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelMoura, Maria da Glória da VeigaRodrigues, Maria Diva da Silva2018-02-28T19:38:54Z2018-02-28T19:38:54Z2018-02-282017-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Maria Diva da Silva. Política de nucleação de escolas: uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola. 2017. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31321A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:57:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/31321Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:57:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola
title Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola
spellingShingle Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola
Rodrigues, Maria Diva da Silva
Quilombos - educação
Organização social
Educação - aspectos sociais
Nucleação escolar
Quilombos - identidade social
title_short Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola
title_full Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola
title_fullStr Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola
title_full_unstemmed Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola
title_sort Política de nucleação de escolas : uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola
author Rodrigues, Maria Diva da Silva
author_facet Rodrigues, Maria Diva da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Maria da Glória da Veiga
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Diva da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombos - educação
Organização social
Educação - aspectos sociais
Nucleação escolar
Quilombos - identidade social
topic Quilombos - educação
Organização social
Educação - aspectos sociais
Nucleação escolar
Quilombos - identidade social
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-11
2018-02-28T19:38:54Z
2018-02-28T19:38:54Z
2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Maria Diva da Silva. Política de nucleação de escolas: uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola. 2017. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31321
identifier_str_mv RODRIGUES, Maria Diva da Silva. Política de nucleação de escolas: uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola. 2017. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580794130825216