Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janzen, Marcos Ricardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148222
Resumo: O objetivo dessa dissertação é descrever como a consciência se dá conta do movimento e o reverso, como o movimento orienta a consciência. A introdução traça um paralelo entre psicólogos que recorreram à psicologia fenomenológica ou descritiva em experimentos sobre a consciência imediata dos sentidos. Em seguida, ressalta o corpo como referencial ao movimento e à ação na constituição da autoconsciência, indicando convergências com a fenomenologia existencial. Por último, toma-se o corpo situado interagindo com um mundo real para demonstrar que parte da apreensão fenomenal é concreta e situada. Na seção empírica, em sua primeira etapa, oito homens experts e sete homens não experts realizaram a tarefa da Análise Estrutural Dinâmica – Motora para um passo da dança de salão. Experts demonstraram ter uma representação em comum acerca do movimento, que constitui os elementos básicos mínimos sobre os quais compõem sua dança. Na segunda etapa, 12 participantes (seis da primeira etapa e seis mulheres) responderam à entrevista experiencial em dança de salão. Foram investigados aspectos acerca da experiência de dançar em salão, como o aprendizado de novos passos e as sensações de liberdade e prazer na dança. Foram verificadas convergências entre os resultados da primeira e segunda etapa empírica, demonstrando coerência entre dados quantitativos e qualitativos.
id URGS_5450dcf7fb665b8e66dd4536fe5884dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148222
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Janzen, Marcos RicardoGomes, William Barbosa2016-09-17T02:13:41Z2013http://hdl.handle.net/10183/148222001000451O objetivo dessa dissertação é descrever como a consciência se dá conta do movimento e o reverso, como o movimento orienta a consciência. A introdução traça um paralelo entre psicólogos que recorreram à psicologia fenomenológica ou descritiva em experimentos sobre a consciência imediata dos sentidos. Em seguida, ressalta o corpo como referencial ao movimento e à ação na constituição da autoconsciência, indicando convergências com a fenomenologia existencial. Por último, toma-se o corpo situado interagindo com um mundo real para demonstrar que parte da apreensão fenomenal é concreta e situada. Na seção empírica, em sua primeira etapa, oito homens experts e sete homens não experts realizaram a tarefa da Análise Estrutural Dinâmica – Motora para um passo da dança de salão. Experts demonstraram ter uma representação em comum acerca do movimento, que constitui os elementos básicos mínimos sobre os quais compõem sua dança. Na segunda etapa, 12 participantes (seis da primeira etapa e seis mulheres) responderam à entrevista experiencial em dança de salão. Foram investigados aspectos acerca da experiência de dançar em salão, como o aprendizado de novos passos e as sensações de liberdade e prazer na dança. Foram verificadas convergências entre os resultados da primeira e segunda etapa empírica, demonstrando coerência entre dados quantitativos e qualitativos.This dissertation aims to describe how consciousness becomes aware of movement and the reverse, how movement guides consciousness. The introduction draws a parallel among psychologists who resorted to phenomenological or descriptive psychology in experiments on the immediate awareness of the senses. Then, it emphasizes the body as a reference to movement and action in the constitution of the self, indicating convergences with existential phenomenology. Finally, it takes the body situated interacting with the real world to demonstrate that the phenomenal apprehension is concrete and located. In the empirical section, in its first stage, eight expert men and seven not expert men performed the Structural Dynamic Analysis - Motor task for a movement from a Brazilian pair dance. Experts demonstrated a common representation about the movement, which constitutes the basic elements minimum upon which they compose their dance. In the second stage, 12 participants (six from the first stage and six women) answered to an experiential interview on ballroom dancing. We investigated aspects of the experience of dance hall as learning new steps and the sensations of freedom and pleasure in dancing. Convergences were observed between the results of the first and second empirical stages, demonstrating consistency between quantitative and qualitative data.application/pdfporFenomenologiaDançaCinestesiaConsciência e movimento : representação e experiência da dança de salãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000451.pdf001000451.pdfTexto completoapplication/pdf1249589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148222/1/001000451.pdfd588926eacc865b76e9072ec3d52a88dMD51TEXT001000451.pdf.txt001000451.pdf.txtExtracted Texttext/plain273596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148222/2/001000451.pdf.txta7e034dfa96f41435453a62ac11e0f5dMD52THUMBNAIL001000451.pdf.jpg001000451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148222/3/001000451.pdf.jpgb6a75d5ffa2c0248aad5789952ddfc76MD5310183/1482222018-10-29 08:53:31.518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:53:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão
title Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão
spellingShingle Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão
Janzen, Marcos Ricardo
Fenomenologia
Dança
Cinestesia
title_short Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão
title_full Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão
title_fullStr Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão
title_full_unstemmed Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão
title_sort Consciência e movimento : representação e experiência da dança de salão
author Janzen, Marcos Ricardo
author_facet Janzen, Marcos Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janzen, Marcos Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, William Barbosa
contributor_str_mv Gomes, William Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Dança
Cinestesia
topic Fenomenologia
Dança
Cinestesia
description O objetivo dessa dissertação é descrever como a consciência se dá conta do movimento e o reverso, como o movimento orienta a consciência. A introdução traça um paralelo entre psicólogos que recorreram à psicologia fenomenológica ou descritiva em experimentos sobre a consciência imediata dos sentidos. Em seguida, ressalta o corpo como referencial ao movimento e à ação na constituição da autoconsciência, indicando convergências com a fenomenologia existencial. Por último, toma-se o corpo situado interagindo com um mundo real para demonstrar que parte da apreensão fenomenal é concreta e situada. Na seção empírica, em sua primeira etapa, oito homens experts e sete homens não experts realizaram a tarefa da Análise Estrutural Dinâmica – Motora para um passo da dança de salão. Experts demonstraram ter uma representação em comum acerca do movimento, que constitui os elementos básicos mínimos sobre os quais compõem sua dança. Na segunda etapa, 12 participantes (seis da primeira etapa e seis mulheres) responderam à entrevista experiencial em dança de salão. Foram investigados aspectos acerca da experiência de dançar em salão, como o aprendizado de novos passos e as sensações de liberdade e prazer na dança. Foram verificadas convergências entre os resultados da primeira e segunda etapa empírica, demonstrando coerência entre dados quantitativos e qualitativos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-17T02:13:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148222
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000451
url http://hdl.handle.net/10183/148222
identifier_str_mv 001000451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148222/1/001000451.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148222/2/001000451.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148222/3/001000451.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d588926eacc865b76e9072ec3d52a88d
a7e034dfa96f41435453a62ac11e0f5d
b6a75d5ffa2c0248aad5789952ddfc76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736940638076928