Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Juliana Bandeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41100
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
id UNB_3dcf90e4e88ba311b62d1895f1730540
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41100
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma CerradoSequência didáticaEducação de jovens e adultosBotânica - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica destinada a atender os alunos que não iniciaram ou interromperam sua vida escolar em um determinado momento de sua trajetória acadêmica. Buscando contribuir para a aprendizagem na EJA, foi elaborada uma sequência didática que contou com aulas expositivas dialogadas, de campo e de identificação de espécies, além de uma roda de conversa. A pesquisa teve como participantes os alunos do terceiro segmento da EJA do Centro de Ensino Fundamental 411, localizado na região administrativa de Samambaia, Distrito Federal. Próximo a unidade de ensino encontra-se o Parque Três Meninas, que corresponde a um parque distrital de uso múltiplo. Tendo como problema de pesquisa as árvores exóticas e os desequilíbrios ambientais que ocasionam ao bioma Cerrado, os discentes puderam debater a importância ecológica das plantas, os valores ambientais da biodiversidade e os impactos negativos que as plantas exóticas ocasionam ao bioma Cerrado. Os resultados apontaram que, ao longo da sequência didática, os alunos da EJA apresentaram uma possível aprendizagem significativa decorrente do uso de materiais Botânicos (exsicata, sementes, frutos, folhas) como recursos pedagógicos e da predisposição dos alunos em realizar as atividades desenvolvidas. Percebeu-se que os alunos que foram a aula de campo apresentaram os conceitos de impactos ambientais mais amplo do que os que participaram apenas das atividades na escola, demonstrando que o consórcio entre aula teórica e prática mostrou-se eficiente para o ensino sobre as plantas e na redução da cegueira Botânica. Na pesquisa, ficou evidenciada a importância que o professor de Biologia tem de mediar os conhecimentos prévios dos alunos com os requeridos no Ensino de Botânica e ressignificar os espaços verdes próximos à escola, auxiliando na sua conservação e na socialização do conhecimento científico pela comunidade que frequenta a unidade de ensino e mora nas imediações desses espaços. O produto final da pesquisa correspondeu a Sequência Didática de Ensino de Botânica para a EJA.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Youth and Adult Education (EJA) is a modality of teaching basic education designed to serve students who have not started or interrupted their school life at a certain time in their life. Seeking to contribute to learning at EJA, a didactic sequence elaborated which featured dialogued expository classes, field and species identification, in addition to a round of debate. The research developed was with students from the third segment of the EJA at the Centro de Ensino Fundamental 411, located in the administrative region of Samambaia, Distrito Federal. Next to the teaching unit is Parque Três Meninas, which corresponds to a district park with multiple uses. Having as a research problem the exotic trees and the environmental imbalances that they cause to the Cerrado biome, the students were able to debate the ecological importance of plants, the environmental values of biodiversity and the negative impacts that exotic plants cause to the Cerrado biome. The results showed that, throughout the didactic sequence, the students of EJA presented a possible significant learning resulting from the use of Botanical materials (exsiccate, seeds, fruits, leaves) and the students' predisposition to carry out the activities developed. It noticed was that the students who went to the field class presented the concepts of environmental impacts broader than those who only participated in the activities in the school, demonstrating that the consortium between theoretical and practical classes proved to be efficient for teaching about plants and in the reduction of Botanical blindness. In the research, the importance that the Biology teacher has to mediate the students' previous knowledge with those required in the teaching of Botany and evidenced the green spaces next to the school, helping in their conservation and in the socialization of scientific knowledge by the community that attends the teaching unit and lives in the vicinity of these spaces. The final product of the research corresponded to the Didactic Sequence of Teaching Botany for EJA.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalRusso, Cristiane Rodrigues MenezesMarinho, Juliana Bandeira2021-06-07T16:55:39Z2021-06-07T16:55:39Z2021-05-072020-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Juliana Bandeira. Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos: um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41100info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:17:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/41100Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:17:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado
title Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado
spellingShingle Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado
Marinho, Juliana Bandeira
Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Botânica - estudo e ensino
title_short Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado
title_full Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado
title_fullStr Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado
title_full_unstemmed Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado
title_sort Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado
author Marinho, Juliana Bandeira
author_facet Marinho, Juliana Bandeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Russo, Cristiane Rodrigues Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Juliana Bandeira
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Botânica - estudo e ensino
topic Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Botânica - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
2021-06-07T16:55:39Z
2021-06-07T16:55:39Z
2021-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Juliana Bandeira. Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos: um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41100
identifier_str_mv MARINHO, Juliana Bandeira. Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos: um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580919947362304