Construção social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Marina Ramos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7812
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2010.
id UNB_3df887374bf41f3caf0d4f9d37e07374
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/7812
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Caetano, Marina RamosValente, Ana Lúcia Eduardo Farah2011-05-16T19:36:10Z2011-05-16T19:36:10Z2011-05-162010-11-08CAETANO, Marina Ramos. Construção social de mercados diferenciados: estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília. 2010. x, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7812Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2010.O objetivo do presente estudo é compreender como são construídos os mercados diferenciados. Para tanto, o trabalho analisa o caso de um empreendimento rural de fabricação e venda de queijos artesanais em Brasília, Distrito Federal. O trabalho procurou identificar os atributos que possibilitaram que um empreendedor inserisse-se em nicho de mercado de produtos diferenciados e construísse forte rede de clientes de classes altas da capital federal. Notou-se que a rede de clientes da queijaria apresentou laços de amizade e confiança com o produtor que foram fundamentais para o sucesso do empreendimento na cidade. Muitos estudos sobre desenvolvimento territorial têm evidenciado a grande oportunidade que as novas demandas agroalimentares por produtos diferenciados podem representar para a agricultura familiar. Entretanto, o presente trabalho levanta a discussão de que a inserção dessa categoria social nesses mercados é um desafio maior do que tais estudos defendem. O trabalho discute a hipótese de que a construção de mercados diferenciados depende do acesso aos mais variados capitais (social, cultural, simbólico etc) por parte de produtores e da mobilização de redes sociais, que dependerá de fatores como o habitus dos consumidores. Para testar essa hipótese, o trabalho analisa, com o aporte teórico de Bourdieu, Granovetter e Schumpeter, um caso empírico de construção social de mercado diferenciado, tentando identificar os atributos que foram fundamentais para o sucesso do empreendimento. Discute, ao final do trabalho, em que medida tais características são encontradas entre os agricultores familiares brasileiros. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this study is to understand the process of the social construction of differentiated markets. For this purpose, the paper examines the case of a rural enterprise that produces and sells specials craft cheeses in Brasilia, Distrito Federal. The study sought to identify the attributes that enabled an entrepreneur inserting into a differentiated market and building a strong customer network of upper-class capital. It was noted that the network's customer of the cheese had ties of friendship and trust with the producer that were fundamental to the success of the venture in the city. Many studies on regional development have shown the great opportunity that the new agrifood demand for differentiated products may pose to family farming, however, this paper discuss that the inclusion of this social category in these markets is a greater challenge than those studies defend. The paper work with the hypothesis that the construction of differentiated markets depends on access of the producer to a variety of capital (social, cultural, symbolic, etc.) and the mobilization of social networks, which depend on such factors as the habitus of consumers. To test this hypothesis, the paper analyzes, with the base of the Bourdieu, Granovetter and Schumpeter, an empirical case of social construction of a differentiated market, trying to identify the attributes that were the key to the enterprise’s success. Discusses, at the end of work, in which measure such attributes are found among Brazilian family farmers.Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)Programa de Pós-Graduação em AgronegóciosConstrução social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em BrasíliaSocial construction of differentiated markets : a case study on consumption of craft cheese in Brasiliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQueijoProdutos agrícolasBrasília (DF)AgroindústriaAgricultura familiar - Brasília (DF)info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_MarinaRamosCaetano.pdf2010_MarinaRamosCaetano.pdfapplication/pdf2950775http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7812/1/2010_MarinaRamosCaetano.pdf360421c503c18547fba4b5275befb33cMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1874http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7812/2/license.txt65cb20a247caa9040d1ab9dda0207153MD52open accessTEXT2010_MarinaRamosCaetano.pdf.txt2010_MarinaRamosCaetano.pdf.txtExtracted texttext/plain242676http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7812/3/2010_MarinaRamosCaetano.pdf.txt10021a5b22f7853af109b5ad9b005dafMD53open access10482/78122024-02-01 12:22:28.743open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-01T15:22:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Construção social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social construction of differentiated markets : a case study on consumption of craft cheese in Brasilia
title Construção social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília
spellingShingle Construção social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília
Caetano, Marina Ramos
Queijo
Produtos agrícolas
Brasília (DF)
Agroindústria
Agricultura familiar - Brasília (DF)
title_short Construção social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília
title_full Construção social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília
title_fullStr Construção social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília
title_full_unstemmed Construção social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília
title_sort Construção social de mercados diferenciados : estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília
author Caetano, Marina Ramos
author_facet Caetano, Marina Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Marina Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valente, Ana Lúcia Eduardo Farah
contributor_str_mv Valente, Ana Lúcia Eduardo Farah
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Queijo
Produtos agrícolas
Brasília (DF)
Agroindústria
Agricultura familiar - Brasília (DF)
topic Queijo
Produtos agrícolas
Brasília (DF)
Agroindústria
Agricultura familiar - Brasília (DF)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2010.
publishDate 2010
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2010-11-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-16T19:36:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-16T19:36:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAETANO, Marina Ramos. Construção social de mercados diferenciados: estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília. 2010. x, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/7812
identifier_str_mv CAETANO, Marina Ramos. Construção social de mercados diferenciados: estudo de caso sobre consumo de queijos artesanais em Brasília. 2010. x, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7812/1/2010_MarinaRamosCaetano.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7812/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7812/3/2010_MarinaRamosCaetano.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 360421c503c18547fba4b5275befb33c
65cb20a247caa9040d1ab9dda0207153
10021a5b22f7853af109b5ad9b005daf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864254799740928