A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neder, Ricardo Toledo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23572
Resumo: No Brasil e na América Latina, o movimento pela tecnologia social tem sido ressignificado pelos estudos socioconstrutivistas da tecnologia (ESCT) nos quais ciência e tecnologia são processos gêmeos nas práticas sociotécnicas do cotidiano. Tal abordagem foi desenvolvida pelos autores da corrente da teoria da adequação sociotécnica (AST). Este artigo analisa três experiências cujos atores colocam em centralidade as práticas sociais e culturais como associadas às práticas técnicas, sem ruptura entre conteúdos sociais e formas técnicas nas relações econômicas. Resultado de acompanhamento sistemático de pesquisa nos últimos cinco anos, o campo das experiências paradigmáticas, aqui analisadas, exige uma abertura das políticas de educação científica e tecnológica da universidade, agências de pesquisas científicas e tecnológicas, e do sistema de fomento.
id UNB_3f2c551a3f9eb7c361fd1d5cc3f1250a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23572
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia socialThe sociotechnical adaptation praxis among peasantry : education, science and social technologyLa práctica de la adecuación socio-técnica entre el campesinado : la educación, la ciencia y la tecnología socialCiência e tecnologiaTecnologia - aspectos sociaisCiência - estudo e ensinoCiência e tecnologia - BrasilNo Brasil e na América Latina, o movimento pela tecnologia social tem sido ressignificado pelos estudos socioconstrutivistas da tecnologia (ESCT) nos quais ciência e tecnologia são processos gêmeos nas práticas sociotécnicas do cotidiano. Tal abordagem foi desenvolvida pelos autores da corrente da teoria da adequação sociotécnica (AST). Este artigo analisa três experiências cujos atores colocam em centralidade as práticas sociais e culturais como associadas às práticas técnicas, sem ruptura entre conteúdos sociais e formas técnicas nas relações econômicas. Resultado de acompanhamento sistemático de pesquisa nos últimos cinco anos, o campo das experiências paradigmáticas, aqui analisadas, exige uma abertura das políticas de educação científica e tecnológica da universidade, agências de pesquisas científicas e tecnológicas, e do sistema de fomento.In the first decade of the XXI century, a movement for social technology became part of the Social Constructivism of Technology (SCT) studies, by which Science and Technology are viewed as entwined in the sociotechnical processes of everyday life. In Brazil and Latin America, this SCT approach was developed by authors under the name of Sociotechnical Adaptation (STA) theory. This article analyzes three paradigmatic experiences whose social actors focus on social practices and technical improvements, without creating a breach between social and technical contents of social and economic relations. This kind of experience requires broadening scientific and technological policies, both in the University and in state agencies, such as the Ministry of Science, Technology & Innovation.En Brasil y en América Latina, el movimiento por la tecnología social ha sido reinterpretada por los estudios tecnológicos socioconstructivistas (ESCT) en el que la ciencia y la tecnología son procesos paralelos en las prácticas sociotécnicas de la vida cotidiana. En Brasil y en América Latina este enfoque ha sido desarrollado por los autores de la teoría de la adecuación sociotécnica (AST). Este artículo analiza tres experimentos cuyos actores se centralizan en las prácticas sociales y culturales asociadas con el contenido técnico y práctico, sin ruptura entre las formas sociales y las técnicas en las relaciones económicas. Este tipo de experiencia requiere una apertura de la ciencia política y la educación tecnológica en el ámbito de la universidad, como las agencias de las políticas científicas y tecnológicas.Faculdade de Educação - UnB2017-05-26T14:50:59Z2017-05-26T14:50:59Z2015-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNeder, Ricardo Toledo. A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato: educação, ciência e tecnologia social. Linhas Críticas, Brasília, v.21, n.45, p. 357-381, mai./ago. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/16731>. Acesso em: 26 maio 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23572Linhas Críticas - Declaração de Direito Autoral - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 22 maio 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessNeder, Ricardo Toledoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:26:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/23572Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:26:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social
The sociotechnical adaptation praxis among peasantry : education, science and social technology
La práctica de la adecuación socio-técnica entre el campesinado : la educación, la ciencia y la tecnología social
title A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social
spellingShingle A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social
Neder, Ricardo Toledo
Ciência e tecnologia
Tecnologia - aspectos sociais
Ciência - estudo e ensino
Ciência e tecnologia - Brasil
title_short A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social
title_full A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social
title_fullStr A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social
title_full_unstemmed A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social
title_sort A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social
author Neder, Ricardo Toledo
author_facet Neder, Ricardo Toledo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neder, Ricardo Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e tecnologia
Tecnologia - aspectos sociais
Ciência - estudo e ensino
Ciência e tecnologia - Brasil
topic Ciência e tecnologia
Tecnologia - aspectos sociais
Ciência - estudo e ensino
Ciência e tecnologia - Brasil
description No Brasil e na América Latina, o movimento pela tecnologia social tem sido ressignificado pelos estudos socioconstrutivistas da tecnologia (ESCT) nos quais ciência e tecnologia são processos gêmeos nas práticas sociotécnicas do cotidiano. Tal abordagem foi desenvolvida pelos autores da corrente da teoria da adequação sociotécnica (AST). Este artigo analisa três experiências cujos atores colocam em centralidade as práticas sociais e culturais como associadas às práticas técnicas, sem ruptura entre conteúdos sociais e formas técnicas nas relações econômicas. Resultado de acompanhamento sistemático de pesquisa nos últimos cinco anos, o campo das experiências paradigmáticas, aqui analisadas, exige uma abertura das políticas de educação científica e tecnológica da universidade, agências de pesquisas científicas e tecnológicas, e do sistema de fomento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05
2017-05-26T14:50:59Z
2017-05-26T14:50:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Neder, Ricardo Toledo. A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato: educação, ciência e tecnologia social. Linhas Críticas, Brasília, v.21, n.45, p. 357-381, mai./ago. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/16731>. Acesso em: 26 maio 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23572
identifier_str_mv Neder, Ricardo Toledo. A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato: educação, ciência e tecnologia social. Linhas Críticas, Brasília, v.21, n.45, p. 357-381, mai./ago. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/16731>. Acesso em: 26 maio 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - UnB
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - UnB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580753254187008