Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xoteslem, Wesley Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33002
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
id UNB_3f3c60b8be6ffb8b8e7d0d94d52412cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33002
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbridoMatemática - estudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Educação híbridaEducação - tecnologia da informaçãoPlataformas digitaisRecursos didáticosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.O presente trabalho tem como proposta uma reflexão sobre a personalização do ensino em Matemática, no nível médio, e para que isso ocorra propõe-se a metodologia de ensino híbrido. Trata-se de uma metodologia que agrega várias possibilidades de organização e manejo em prol de identificar as dificuldades pontuais dos alunos, utilizando ferramentas tecnológicas, plataformas adaptativas, como aliadas, a fim de acompanhar o desenvolvimento dos educandos. A pesquisa aborda os vários modelos de ensino híbrido e suas concepções de utilização em sala de aula. Foi utilizada a plataforma “Khan Academy”, no modelo virtual enriquecido, com o intuito de levantar dados para comparar o modelo tradicional1 e o híbrido e os resultados aferidos. Essa perspectiva de personalização do ensino em Matemática faz com que os alunos tenham maior autonomia, criticidade e, assim, tornem-se alunos mais motivados a aplicar a Matemática.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This work proposes a reflection on personalization of mathematics teaching at the high school, and for this occur, the hybrid teaching methodology is proposed. Refers to a methodology that adds several possibilities of organization and management in order to identify the specific difficulties of the students, using technological tools, adaptive platforms as allies with the view to accompany the development of the students. The research addresses sundry models of hybrid teaching and their use in classrooms. The "Khan Academy" platform was used, in the enriched virtual model, for the purpose of collect data to compare the traditional model2 and the hybrid model and the respective results. This perspective of customization of mathematics teaching makes students have greater autonomy, criticality and, thus, become more motivated to apply Mathematics.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalEvangelista, Tatiane da SilvaXoteslem, Wesley Vieira2018-11-09T19:26:38Z2018-11-09T19:26:38Z2018-11-092018-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXOTESLEM, Wesley Vieira. Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido. 2018. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33002A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:57:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/33002Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:57:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
spellingShingle Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
Xoteslem, Wesley Vieira
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Educação híbrida
Educação - tecnologia da informação
Plataformas digitais
Recursos didáticos
title_short Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title_full Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title_fullStr Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title_full_unstemmed Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
title_sort Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
author Xoteslem, Wesley Vieira
author_facet Xoteslem, Wesley Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Evangelista, Tatiane da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Xoteslem, Wesley Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Educação híbrida
Educação - tecnologia da informação
Plataformas digitais
Recursos didáticos
topic Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Educação híbrida
Educação - tecnologia da informação
Plataformas digitais
Recursos didáticos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09T19:26:38Z
2018-11-09T19:26:38Z
2018-11-09
2018-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XOTESLEM, Wesley Vieira. Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido. 2018. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33002
identifier_str_mv XOTESLEM, Wesley Vieira. Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido. 2018. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508271810117632