O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Cleide de Moura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/661
Resumo: Artigo Científico apresentado para a realização do TCC do curso de pós-graduação Lato Sensu em Ensino das Ciências e Matemática ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialização de Ensino das Ciências e Matemática
id IFRO-1_01250774b7821f43e8f1a1176495b1c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/661
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitaisTecnologias DigitaisEnsino híbridoAprendizagemMatemáticaDigital technologieshybrid educationlearningmathematicsArtigo Científico apresentado para a realização do TCC do curso de pós-graduação Lato Sensu em Ensino das Ciências e Matemática ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialização de Ensino das Ciências e MatemáticaEste artigo apresenta reflexões do ensino híbrido e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem para aulas mais dinâmicas e prazerosas no ensino da geometria em matemática. Com o uso de alguns recursos tecnológicos digitais de uma série de atuações integrando distintos instrumentos e possibilidades da prática docente com o uso de algumas ferramentas como aplicativos, softwares que podem contribuir para o ensino de matemática que almeja a compreensão e o desenvolvimento da aprendizagem. Uma abordagem empregando o uso das TDIC’s como facilitadoras desse processo de aprendizagem. O professor pode se valer de uma ampla gama de recursos e modelos que favorecem a personalização do ensino, que é preciso inovar, motivar, e buscar práticas de diferenciação pedagógica. Os desafios são significativos no que diz respeito a melhorar a qualidade do ensino. Práticas pedagógicas implementadas com um olhar singular para o percurso educacional do aluno no século XXI, possibilitando, assim, que a arte de ensinar e aprender transcenda as paredes da escola. Estar atento aos anseios de uma sociedade é essencial para garantir uma aprendizagem significativaThis paper presents reflections on hybrid teaching and its potential in the teaching and learning process for more dynamic and enjoyable lessons in teaching geometry in mathematics. With the use of some digital technological resources from a series of actions, integrating different instruments and possibilities of teaching practice with the use of some tools such as applications, software that can contribute to the teaching of mathematics thataims at understanding and developing learning. An approach employing the use of TDIC's as facilitators of this learning process. The teacher can use a wide range of resources and models that favor the personalization of teaching that needs to innovate, motivate, and seek pedagogical differentiation practices. The challenges are significant when it comes to improving the quality of education. Pedagogical practices implemented with a unique look at the student's educational path in the 21st century, thus enabling the art of teaching and learning to transcend the walls of the school. Being aware of the needs of a society is essential to ensure meaningful learning.Campus VilhenaEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaNaves, Juliano FischerFonseca, Cleide de Moura2023-12-18T18:50:02Z2023-12-18T18:50:02Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFONSECA, Cleide de Moura. O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais. Orientador: Juliano Fischer Naves. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/661porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T15:54:19Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/661Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-18T15:54:19Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais
title O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais
spellingShingle O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais
Fonseca, Cleide de Moura
Tecnologias Digitais
Ensino híbrido
Aprendizagem
Matemática
Digital technologies
hybrid education
learning
mathematics
title_short O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais
title_full O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais
title_fullStr O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais
title_full_unstemmed O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais
title_sort O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais
author Fonseca, Cleide de Moura
author_facet Fonseca, Cleide de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Naves, Juliano Fischer
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Cleide de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais
Ensino híbrido
Aprendizagem
Matemática
Digital technologies
hybrid education
learning
mathematics
topic Tecnologias Digitais
Ensino híbrido
Aprendizagem
Matemática
Digital technologies
hybrid education
learning
mathematics
description Artigo Científico apresentado para a realização do TCC do curso de pós-graduação Lato Sensu em Ensino das Ciências e Matemática ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialização de Ensino das Ciências e Matemática
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-12-18T18:50:02Z
2023-12-18T18:50:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Cleide de Moura. O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais. Orientador: Juliano Fischer Naves. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/661
identifier_str_mv FONSECA, Cleide de Moura. O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais. Orientador: Juliano Fischer Naves. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275583343886336